Olá a todos

, tenho uma Laguna 1.9 dci 120cv motor f9k750, :azn:o que não sei se será caso de ir à bruxa ou não!
Comprei faz dois anos em Novembro próximo, passados 3 meses o motor morreu!

falei com o stand e lá me ajudaram na reparação, como o orçamento era caro, optei por por um motor recondicionado e passados 20 e poucos mil km morreu novamente dois meses após o fim da garantia

, perdeu pressão força em andamento, mas la consegui chegar a casa, só rezei para que não tivesse o mesmo problema do motor que vinha quando comprei, (dois pistons derretidos) desta vez decidi abrir o motor e junta de cabeça queimada

, o bloco estava um pouco danificado, cheguei à conclusão de que o motor recondicionado que tinha posto antes só tinha sido faciada a cabeça e o bloco foi lixado à mão ou seja foi mal recondicionado

, vai então que desmonto tudo, mandei rectificar e faciar o bloco, testar a cabeça e faciar se necessário, rodar válvulas, etc. tudo muito bem veio tudo em ordem com jogos de juntas etc etc etc, ao rodar o motor notei que no fim da limpeza ainda havia muitas impurezas as quais riscaram os cilindros, então lá vou eu gastar mais umas massas e mandar rectificar, então uma vez que ia mexer no veio de cambota e bielas etc, decidi por jogo de segmentos, bronzes de apoio da cambota e bronzes de biela tudo novo, no fim de alguns meses que demorei a reparar isto porque o dinheiro não cai todos os dias( foi tudo rectificado a cerca de 3 semanas), a semana passada monto o motor no carro tudo em ordem até aÃ, até que quando pus a trabalhar e fui experimentar dar uma volta com ele( 2km) ao chegar a casa notei uma fuga de óleo relativamente grande entre a cloche da caixa e o carter

, andei a ver de onde poderia vir e das duas uma, ou uma fuga na bomba de embraiagem ou do retentor da cambota, hoje la pus mãos à obra e vai de tirar motor fora e depois a caixa, ao retirar reparei que a fuga vinha do retentor da cambota, apesar de ser feriado consegui um retentor na loja oficina auto do intermarché aqui da cidade ( OUREM) da parte da tarde e com alguma coragem lá vou eu montar o tudo novamente, as 8 da noite carrinha a trabalhar ainda não tinha saÃdo da garagem e após dez minutos reparo que havia novamente fuga de oleo

vinda do mesmo sitio, embora desta vez em menos quantidade, já fiz 10km com ela depois disso, o que não me parece que que aumente a fuga visto que a quantidade de óleo que pinga é mais ou menos a mesma e com a mesma cadencia!
A minha duvida é:
não discordo de que possa estar o retentor possivelmente mal colocado, mas penso que não visto já o ter mudado aquando a mudança de embraiagem
Poderá ser o retentor não ser indicado apesar das medidas iguais?
Poderá ser algum problema no veio da cambota, algo relacionado com os bronzes de apoio desse lado ou a shumaceira?
Ou em ultimo caso poderá ser algum desgaste que já se note na cambota no sitio onde o retentor fica a fazer o seu trabalho
Peço a vossa ajuda se possivel
ja me doi os braços de tanto desmontar e montar o motor
já trabalhei com automóveis anteriormente cerca de 10 anos, fui electricista auto onde também fazia alguma mecanica!