Boa tarde,
Tendo eu 2 Laguna II 1.6 16v, preciso da vossa ajuda.
Laguna 2 Hatchback Ph1 (motor K4M 710 110CV) 2002 - comprado em Abril de 2015 com 170000KM já convertido a GPL (Kit Sequencial BRC) e neste momento com quase 220000Km. Tirando uma touche que está a começar a 'cantar', é só meter GPL, trocar óleo e filtros e está a andar.
Laguna 2 Break Ph2 (motor K4M 716 115CV) 2005 - comprada em Fevereiro de 2017 com 210000KM já convertida a GPL (Kit Sequencial BRC) e com quase 260000 e parada desde Dezembro, e é aqui que está o problema!
Comecei por notar um ruÃdo ao arrancar a frio, tipo bater, mas ao final de 2 ou 3 segundos parava, inicialmente pensava-se que seria o bendix do motor de arranque que ficava encostado (não era ficar preso, era mesmo só encostado), mas chegou-se à conclusão que seria a Variação de Tempo das Válvulas que não recebia lubrificação suficiente durante esses segundos iniciais. Ora fiquei logo de pé atrás com esta situação. Entretanto em Dezembro comecei a sentir um falhar a GPL, saco as bobines fora e deparo-me com óleo em 2 velas. Voltei a colocar as bobines no sÃtio e levei o carro ao mecânico logo no dia seguinte. Verificou-se que 3 cilindros estavam com 8bar de compressão, logo, muito abaixo do esperado. Veio de lá com óleo e filtro trocado (estava a chegar à altura e aproveitei para ficar já feito), pois com a quilometragem que tem e ao tratamento que deve ter tido (com base no estado em que estava, não deve ter havido cuidado nenhum pelo anterior dono) optámos por decidir andar com o carro assim até parar e depois trocava-se por um motor usado. Foi dali para quem me faz a manutenção ao sistema de GPL e levou um sensor novo que era o que originava as falhas a GPL.
Andei com a carrinha cerca de 300KM após vir do mecânico e da revisão ao sistema de GPL, quando estava a chegar a casa começou-me a cheirar a borracha queimada e ao meter a carrinha na garagem foi abaixo e nunca mais trabalhou. Abri o capot, a bomba da direção assistida verteu óleo para a correia dos acessórios, ela patinou (sem chiar) até aquecer e rebentar pela união e deve ter dado um toque na distribuição, como isto tudo se passou praticamente ao relantim não houve fumo, estouro, nada. Resumindo, tenho o motor todo embrulhado e tenho mesmo que o substituir.
Dúvida/problema: Arranjo muito mais facilmente motor K4M 710 do que os 716 da carrinha. Para além da dierença de potência e binário, tenho mais alguma desvantagem em instalar um 710, uma vez que vou manter todos os coletores e acessórios e não necessito de mexer no sistema de GPL? Ou existe algum problema ou incompatibilidade nisso? Faço esta pergunta porque um familiar meu fez um swap numa Scenic 1.5dCi por um motor de "idêntico" de um clio e a carrinha nunca mais trabalhou em condições, desde centralinas que não comunicavam com as outras, a nº de dentes no volante do motor diferente.
Aguardo as vossas sábias respostas.
Obrigado,
Daniel Casqueira