Olá malta,
Antes de mais é um prazer fazer parte deste fórum. A minha paixão pelos Renaults já vem desde miúdo e a famÃlia já teve alguns, desde um clio I de 1991 a um camião Renault de 2006. Pelas minhas mãos já passaram uma Renault Trafic de 1991 com direção assistida a puxar a braços, uma clio I 1.9D de 94 e o carro que mais gozo me deu conduzir até hoje, um Laguna I de 94 1.8 RT. Já conduzi várias marcas, mas a condução naquele carro é única.
Entretanto, em 2011, com a febre dos alemães a atacar-me, vendi o meu Laguna e comprei a pior sucata que já tive na vida, que nem vou dizer marca nem modelo. Como há uns dois meses fiquei apeado por aquela sucata velha, mais uma vez, tive de arranjar um carro para me desenrascar.
Andava à procura de um diesel, mas encontrei um Renault 19 1.4 RTI de 93 vermelhinho com teto de abrir que me fez apaixonar à primeira vista e a um preço muito em conta. Nem pensei 2 vezes, apesar de na altura ter alguns problemas, como folga na caixa de direção (levou uns casquilhos e ficou nova) e motor dos limpa para vidros não funcionava (tinha umas peças queimadas).
Em termos de condução, apesar de ainda não estar no ponto, pois tenho de alinhar a direção no próximo mês, é uma maravilha e faz-me lembrar o meu saudoso Laguna. A suavidade da direção assistida, a capacidade de curvar com mais velocidade e um motor com muita alma, apesar de ser um 1400, cada vez mais me faz crer que fiz uma ótima compra e, de um carro que seria para desenrascar, provavelmente irá ficar para o meu dia a dia.
Ainda tenho algumas coisas a fazer, quer a nÃvel mecânico, estético e de conforto, mas estou muito, mas mesmo muito satisfeito com o carro. Um motor com alma, bom estradista e baixo consumo para a altura em que foi construÃdo. E isto só me leva à conclusão que jamais deveria ter deixado a Renault.
Em breve irei postar fotografias desta máquina de guerra e vai receber muito carinho nos próximos meses.