Autor Tópico: Carro treme ao ralenti (ponto morto)  (Lida 45743 vezes)

Offline pedroafonso

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Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« em: 22 de Março de 2013, 12:32 pm »
Bons dias pessoal.

Não encontrei nenhum tópico aqui que enuncia-se os sintomas exatos que o meu clio está fazer.

O carro que estou a falar é um Clio 1.2 - 75cv Privilége de 2001.

Há cerca de 3 meses mudei dois bicos injectores (o carro andava a falhar muito e ligou-se à máquina e era esse o problema, o bico 1 e 3)

O problema ficou resolvido e o carro ficou a funcionar sem problemas absolutamente nenhuns.

Entretanto o carro começou a perder potencia (em subidas e maiores esforços em via-rápida) e tremia em ponto morto e lá fui a oficina e percebeu-se que era a embraiagem que já estava a patinar.

Substitui-se a embraiagem (kit completo), aproveitou-se a ida ao mecânico e mudou-se afole do lado direito (que estava rota) e pastilhas de travão.

O carro saiu da oficina impecável até...

No outro dia a seguir denotar que o tremer em ralenti persistia...


Então o problema que ficou foi este:

Quando estou parado em ralenti e a frio (por exemplo no transito logo de manhã) o carro treme muito, não apenas a manete das mudanças (como já vi em outros tópicos) mas literalmente o carro todo.

Quando o carro atinge alguma temperatura passa a tremer menos mas continua sempre a tremer em ralenti.

Quando isto acontece (quer a frio, quer com temperatura) o ponteiro da rotação mantém-se sempre na mesma rotação sem oscilações, não sobe nem desce, fica nas 800/900 rpm's mais ou menos.

Se dou um pouco de acelerador e mantenho-o (quando estou parado) ele deixa de vibrar, porém não sinto absolutamente nenhuma falha de potência, nem soluços nem nada do género, o motor responde na perfeição.

Em andamento não noto qualquer vibração, nem falhas de potencia, nem soluços nem engasgos.... Funciona perfeitamente.


Fui ao mecânico (que até hoje e nos últimos 3 anos não tenho absolutamente nenhumas de queixas) e expliquei-lhe o problema.

Ele ligou o carro à maquina e não encontrou erros nenhuns, para não começar em grandes aventuras mudou-se as velas (por serem relativamente baratas) e porque o problema podia ser dai, só que não é, o problema persiste...

Ele recomendou-me a continuar a andar com o carro assim e esperar que ele apresente algum erro pois acha que não compensa estar a começar a desmontar o carro todo duma ponta a outra pois poderá ser muito dinheiro gasto em vão e o problema não está a causar entraves à condução...

Será que algum dos utilizadores dos clios já passou por este problema? Ou alguém sabe o que se possa estar a passar?

Neste momento não estou muito à vontade para grandes aventuras financeiras, foi o mês do seguro, selo e levou já as peças acima referidas, mas este problema é no mínimo muito enervante...

Ps: o carro tem todas as revisões em dia, óleos mudados, etc...

Obrigado desde já pela ajuda! Abraços

Offline Caçoilauto

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #1 em: 22 de Março de 2013, 13:26 pm »
Nesse carro não conheço substituição de bicos de injectores ( inj. a gasolina mudar bicos???? hummmm)

Quanto ao problema que referes ou bobine, ou apoio de motor  ou então corpo da borboleta

Offline DiogoIglesias

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #2 em: 22 de Março de 2013, 16:00 pm »
Posso estar a dizer uma grande asneira, mas volante bimassa talvez?
Não sei se este carro têm bimassa, mas a minha Megane tinha exactamente os mesmos sintomas, vibrava bastante mas so ao ralentim.

Offline Sls a GPL

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #3 em: 23 de Março de 2013, 04:10 am »
A mim parece-me mais estar a trabalhar a 3 cilindros, conforme o caçoilauto disse, é o mais provável.
Este carro não usa bi-massa  :wink:

Offline Caçoilauto

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #4 em: 23 de Março de 2013, 07:43 am »
Posso estar a dizer uma grande asneira, mas volante bimassa talvez?
Não sei se este carro têm bimassa, mas a minha Megane tinha exactamente os mesmos sintomas, vibrava bastante mas so ao ralentim.

Nem pensar este motor é mono-massa

Offline Dom

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #5 em: 23 de Março de 2013, 10:11 am »
O carro agora tem força? Se tem, o mais provável é o apoio estar nas lonas e passa as vibrações para o habitáculo tal como o caçoilauto disse.

Offline Blurr

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #6 em: 23 de Março de 2013, 21:06 pm »
Eu vou para os apoios também... Alem disso alguma vez mudaste os mesmos??

Offline bre

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #7 em: 26 de Março de 2013, 11:57 am »
Pedro Afonso, eu na minha Mégane tenho exactamente o mesmo problema. Apenas a vibração não será tanta como a descreve, mas tenho vibração ao relantim.

E o meu mecânico disse exactamente o mesmo que o seu, para continuar a andar. ou o problema se agrava e ai sim estraga uma peça qualquer (bobines, apoios motor, corpo da borboleta sujo, etc...).

Se vamos tentar descobrir o que poderá ser, acabamos sempre por substituir tudo e mais um par de botas e se calhar o problema mantém-se.

Até pode haver uma fissura num tubo de ar e na mistura estar entrar um pouco de ar a mais, digo eu...

É deixar andar...

Eu já fiz mais de 12 000 km assim, o carro corresponde muito bem, sempre no ponto...

Ao ralentim é que vibra um pouco , mas acho que o incómodo é maior do que o problema em si.
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Rui Vitorino

Offline scenick

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #8 em: 28 de Março de 2013, 22:37 pm »
a minha continua a tremer quando está fria e soluça como o caraças , em quente fica estavel e também ninguem sabe porquê


se quiserem ; http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9912.30
« Última modificação: 28 de Março de 2013, 22:46 pm por scenick »

Offline bre

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Re: Carro treme ao ralenti (ponto morto)
« Responder #9 em: 04 de Abril de 2013, 17:52 pm »
Scenick, já li tópicos seus de limpeza do corpo da borboleta, oringues e afins...

E tudo na mesma... Eu apenas o que fiz foi por um aditivo para os injectores na gasolina e nada... Já pensei em limpar os injectores, já pensei em trocar os cabos das velas, placa distribuidora, etc... Mas não o vou fazer porque o problema persiste, mas não agrava... Mas como já disse, não é incomodativo, treme um pouco apenas...

Apenas tenho uma duvida, caso se reprograme a centralina (acho que é possivel) isto não vai reprogramar a injecção e entradas de ar para a combustão, etc?

É que poderá resolver o problema... Ou então não... Se houver alguém que já tenha experimentado isto, que diga sff.
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