Boas,
Venho aqui fazer uma pergunta existencial, que tem a ver com o facto de eu ter um vÃcio por viajar de carro para o estrangeiro. Não sei se este é o sÃtio ideal para este tópico, mas cá vai.
Gostava de saber se é prejudicial para a durabilidade do motor fazer viagens muito longas, ainda que com pausas para esticar as pernas e deixar arrefecer o motor, especialmente quando o carro é um Clio 1.5 DCi de 65 cv...
Acredito que seja demasiado puxado para o turbo nestes carros de baixa cilindrada, mas gostava de saber as vossas opiniões sobre outros cuidados a ter. Até agora tive sorte nas viagens que fiz, o carro nunca me deixou ficar mal.
Comprei-o com 120000 km em 2008 e agora tem 255000 km.
Desde 2008 fiz muitas viagens pelo paÃs fora, sempre sem problemas, e à custa dele conheço Portugal praticamente de lés a lés

A origem da minha pergunta tem a ver com as duas viagens mais longas ao estrangeiro que também cheguei a fazer:
- Viagem ao Mont Saint-Michel em França: com paragens pelo caminho em várias cidades (3 a 4 horas para visita), tanto na ida como na volta - média de 300 km por etapa, num total de cerca de 3300 km em 5 dias;
- Viagem a várias cidades na Holanda: sem paragens para visita pelo caminho mas apenas para descanso - média de 250 km por etapa com 30 minutos para descansar e esticar as pernas (cerca de 1000 km/dia), num total de 5000 km em 8 dias. Cheguei à Holanda na manhã do 3º dia e aà as distâncias entre cidades foram muito curtas;
[li]Viagem ao sul de Espanha: com paragens pelo caminho em várias cidades (4 a 5 horas), na ida e na volta - média de 250 km por etapa, num total de cerca de 2000 km.
[/li][/list]
Pelo meio houve ainda mais algumas viagens a Espanha, mas nunca para muito longe da fronteira com Portugal, e idas ao Alentejo e Algarve (sou do Norte).
Acham saudável para o carro fazer este tipo de viagens tão longas ao estrangeiro, com 1000 km/dia, ainda que com paragens? Tenho planos para fazer muitas mais viagens ao estrangeiro, para conhecer pelo menos até ao centro da Europa, mas receio que essa tarefa seja mais virada para carros de alta cilindrada (menor esforço para o turbo à velocidade de cruzeiro de 120 km/h)...
Já agora podem partilhar aqui as vossas aventuras em Clio/Twingo, caso também sejam viciados em road-trips
