Aqui vai uma ajuda para quem tiver dúvidas como eu tive, nomeadamente nas ligações.

Para quem tem um Laguna do mesmo modelo, pode ajudar na passagem de cabos…
Antes de mais muito importante, pelo menos para mim,
DESLIGAR A BATERIA DO CARRO, só ligar depois de concluída a instalação toda.

Primeiro, passar o cabo de alimentação do amplificador, encontrei este local perfeito, junto a cablagem eléctrica do carro tem uma borrachinha que parece um parafuso, mas de dentro do carro basta empurrar com uma chave que sai facilmente.
E aqui fica as imagens, vista de fora

Um pouco mais perto

E vista do interior

A borrachinha que sai fora

Uma coisa que não sabia mas depois de um googlada, fiquei a saber, que os cabos de alimentação não devem ser passados pelo mesmo sitio que os cabos de som (fio de coluna e RCAs), por causa das interferências, pelo que passei alimentação pela esquerda e som pela direita.
Para o próximo passo aproveitar também para passar o cabo remote que passa junto do cabo de alimentação
Os encaixes dos plásticos laterais na porta da frente.

Depois retirar as borrachas da porta e retirar os plásticos para passar os cabos (no meu caso para a bagageira).

Ao chegar a coluna entre as portas, não é necessário retirar o plástico passa se bem sem retirar nada. Chegando a porta de trás, e para tirar o plástico faz se da seguinte maneira, levanta se o assento do carro e baixa se o encosto

Depois desapertar este parafuso

E depois este

Continuar a passagem ate chegar a traseira ficando com este aspecto

Já com o encosto do banco no sítio e cabos passados

Para o lado direito é exactamente o mesmo processo ate a bagageira


Com os cabos passados, passemos as ligações no rádio.
O cabo remote, nos rádios aftermarket, pelo menos em todos os que conheço, liga no fio azul com a lista branca. Este cabo é o que dá a informação ON/OFF do rádio, para o amplificador ligar e desligar.
Eu descarnei ambas as pontas, entrelacei as e depois coloquei este conector que alem de isolar garante que fica bem ligado e preso.
E cá esta o fio remote já ligado,

Depois basta ligar o cabo RCA, neste caso como é só para as colunas de trás é só um cabo e ligado na saída REAR – LEFT e RIGHT

Com isto completamos as ligações no rádio passemos para o amplificador, antes de mais precisamos de massa para o amplificador, procurem no carro um sítio perto do local onde irá ficar o amplificador.
No meu caso foi este local, raspar a tinta para que fique ligado directamente a chapa do carro

Depois é apertar o cabo a chapa

Depois deste passo, é ligara os cabos que foram passados ao amplificador:
-Energia 12v
- remote
- RCA
- Fios das colunas (que não foram passados por já estar na parte de trás)
Ligações são conforme esta imagem


Para quem não souber identificar os borne positivo e negativo na coluna aqui fica a dica.
A ficha mais larga é o negativo e a ficha mais fina o positivo, como mostra a imagem

No caso de ficarem trocadas não “ardem”, mas a qualidade de som não fica como deveria.
Depois de tudo ligado nos respectivos sítios, vamos ligar o cabo de energia a bateria do carro, este cabo por norma tem sempre na ponta uma argola que basta colocar no parafuso do borne positivo da bateria

Depois de concluírem o passo anterior, vamos ligar a bateria, começar
SEMPRE pelo borne negativo e só por último o positivo.
Depois da bateria estar ligada, liguem o rádio e se no amplificador ligar esta luzinha verde, é porque esta tudo ok e foi uma montagem bem sucedida.

O caso de ligar a luz vermelha desliguem de imediato o rádio e a bateria do carro e verifiquem o seguinte:
- Fusíveis, o que esta no cabo que vem da bateria e o que esta no amplificador
- Verificar a massa que ligaram a chapa do carro
- Verificar o fio do remote junto ao rádio
- Verificar se todos os conectores no amplificador estão devidamente apertados
- Se estiver tudo ok, poderá haver algum cabo que esteja descarnado e a fazer algum curto
Espero ter sido util...
