A fechadura em si abre-se com não muito trabalho. Não é blindada, mas tem uma espécie de patilhas ou grampos de ferro fortes que se têm que dobrar (um bom alicate de pontas resolve) para que se separem as duas partes que a compõem - percebe-se bem o que se tem que fazer quando se tem a fechadura na mão.
Já não é tão óbvio o que é para fazer no interior quando se tem a fechadura aberta. Quer dizer, a peça partida dá-se logo com ela, mas se não tiveres muito cuidado na abertura da fechadura (convém tirar uma foto para perceber no fim como tudo está), na montagem e sobretudo quando se volta a fechar, arriscas-te a montar tudo e depois, com a fechadura montada e forra da porta colocada, percebes que a fechadura não abre... nem por dentro nem por fora!
Aconteceu-me a mim - mas como já estava alerta, não forrei a porta quando montei a fechadura, e foi o que me safou, pois como tinha feito porcaria, a fechadura não estava a funcionar, não abrindo a porta nem por dentro nem por fora. Como a forra não estava montada, consegui por dentro voltar a abrir a porta para desfazer a porcaria que tinha feito. Depois de ter novamente a fechadura na mão, e como o mecanismo em si é um bocado complexo, só depois de estudar aquilo com calma por uma boa meia hora é que percebi o que tinha feito mal e o que devia fazer para que voltasse a funcionar.
Conclusão: é possÃvel fazer a dita reparação com cuidado. No entanto, se procurares em ebays e afins, uma fechadura custa, com portes, pouco mais de 20€. Tu é que tens que ver se o tempo que perdes (e possÃveis chatices) compensam o que poupas.
Abraço