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Sistema stop&start?
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Tópico: Sistema stop&start? (Lida 16675 vezes)
fauves
1.0 SCe
Localidade: Forte da Casa
Mensagens: 14
Garagem : Renault Laguna Coupé 2.0 dCi GT 4Control
Re: Sistema stop&start?
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Responder #15 em:
02 de Março de 2017, 15:44 pm »
Boas,
Gostava de saber se alguém já instalou este sistema nalgum dos seus carros? Tenho uma laguna coupé, e esta apesar de não ter stop & start, está preparada para o ter, tem o espaço para o botão, e no manual do carro vem a mencionar que poderá ter. Sabem se é só mudar e acrescentar o botão, e activar com um sistema de diagnósticos? para além de ter que mudar de bateria..
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
Mensagens: 3571
Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Sistema stop&start?
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Responder #16 em:
02 de Março de 2017, 19:20 pm »
Acredita: não queiras meter isso só para dizer tens...
Registado
rodrigopt
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Localidade: Lisbon
Mensagens: 5001
Re: Sistema stop&start?
«
Responder #17 em:
02 de Março de 2017, 19:26 pm »
Eu se soubesse que havia maneira de desativar isso de vez era o que fazia no meu... é coisa que desligo sempre quando ando com o carro, chega a ser irritante o carro estar constantemente a desligar no pára-arranca...
Registado
Renault Clio V Intens 1.0TCe 90cv 2022 Dacia Sandero Bi-fuel 2017 -> 2022 Renault Clio 1.2 16V Dynamique - 2009 -> 2017
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Porto
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Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Sistema stop&start?
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Responder #18 em:
03 de Março de 2017, 09:32 am »
É das coisas mais irritantes dos actuais motor, eu pessoalmente acho que não trás grande benefÃcio, mas ok...
Só o desgaste que aquilo deve dar, enfim...
Pelo que me disseram na Renault à forma de "forçar" a desativaçao do S&S, mas com um erro permanente no quadrante...
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jotaagá
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Captur dci110
Re: Sistema stop&start?
«
Responder #19 em:
03 de Março de 2017, 10:29 am »
Boas
Não percebo o porquê de tanta guerra com o S&S.
O S&S só traz é de bom e que acaba por se traduzir em poupança de combustivel
Não querem que ele actue! Não tirem o pé da embraiagem.
Eu comungo perfeitamente com o meu S&S; se estou em pára arranca desligo no botão; se estou no semaforo que vi que mudou ou sei que é "espera galego" desembraio, se vejo que a paragem é instantânea, não desembraio.
Pessoalmente acho que é mais uma questão de nos educarmos a conduzir.
Pronto, agora vamos ao restante das questões!
Se o motor, no caso dos Renault, já é "energy" significa que o S&S trabalha através de alternador reversÃvel à semelhança dos PSA eHDI. O alternador reversÃvel na prática é quem faz o re-arranque do motor com o sistema S&S, não é o motor de arranque e sim o alternador (o sistema S&S da PSA é considerado o mais suave)
Outra forma de se saber se é através de alternador ou motor de arranque é saber se o carro já tem travagem regenerativa que é a situação de que os alternadores se servem (grosso modo) para carregar os condensadores de auxilio ao arranque.
Se o motor , no caso da Renault, não é energy significa que o S&S trabalha através do motor de arranque, estes motores de arranque são especificos (equacionados e construidos especialmente) para este fim.
Há desgaste dos motores de arranque, alternador e baterias? Claro que sim!
Como fácilmente se compreende no caso do S&S através de alternador o desgaste á bateria é muito menor que no caso dos através de motor de arranque, no caso dos por alternador mais deverá sofrer a correia de acessórios, a bateria no caso dos S&S por alternador sofre muito menos pois é o próprio alternador que com a ajuda de uns condensadores fornece a sua propria energia elétrica mas e no caso dos PSA (nos renault desconheço), li em tempos e verifiquei efetivamente serem, são de 5V, ora as nossas baterias são de 12V e os motores de arranque são de 12V, logo julgo ser pacifico considerar que o desgaste à bateria neste sistema será muito menor mas também a bateria certamente será chamada a dar algum contributo, tanto mais que uma das condições para o S&S trabalhar é existir um bom nÃvel de carga na bateria, nÃvel este que é controlado permanentemente por um sensor de carga que existe no pólo negativo da bateria (ora vão lá ver se não existe)
Carga da bateria não é tensão elétrica e sim amperes (isto só para esclarecer que não basta a atensão mas sim a corrente)!
As bateras para os carros S&S são mais caras! Pois são graças à manietação comercial de que nós enquanto consumidores somos vÃtimas; como já disse num outro tópico tratam-se só de baterias "heavy duty", agora chamam-lhes outro nome AGM e outor nome que nem lembro agora e venha de lá mais uns euros; é a vida!
Técnicas para desligar o S&S
Uma das técnicas para desligar o S&S e que num outro tópico indiquei ao kovinha (julgo que ele se deve lembrar) é, nos carros que possuem, chegar ao microswitch que existe no fecho do capot do motor e passar uma braçadeira plástica de forma a que esse microswitch esteja permanentemente (mesmo com o capot fechado) a fazer o contacto elétrico como se estivesse aberto.
(Este microswitch normalmente vem nos carros que trazem pré instalação para o alarme e constiuti o interruptor de capot para o alarme)
Este microswitch é também uma forma de em oficina se impedir o carro de entrar em funcionamento o S&S.
Esta jogada dá efetivamente um erro ao condutor, indica que o capot está aberto no painel de instrumentos, como aliás julgo que alguém (talvez mesmo o Kovinha) verificou.
Outra
possivel
técnica
não testada
!
Eu escrevi acima que entre outras (só a titulo de curiosidade o S&S do captur trabalha muito mais facilmente com o AC ligado que com o AC desligado, e esta hein?) circusntâncias, uma das circunstâncias pelo qual o S&S pode ou não trabalhar e o nÃvel de carga da bateria e existe um sensor de carga da bateria no borne negativo dela. Será que desligando esta ficha (que tem lá um ficha claro) como a ECU do carro não tem info sobre a carga da bateria o S&S trabalha? Se calhar não!
Por outro lado pode provocar outro tipo de erros, fica ao critério de quem quer desligar o S&S testar e depois vir aqui dar o seu feedback sobre isto!
Espero ter trazido alguma luz ao assunto, pelo menos a minha opinião e algum meu conhecimento trouxe.
Cumprimentos
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Re: Sistema stop&start?
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Responder #20 em:
03 de Março de 2017, 10:43 am »
Como já disse noutro tópico, basta desligar o sensor do pedal de embraiagem ou ligá-lo de forma a que o carro pense que tens o pé sempre em cima do pedal de embraiagem.
Outra coisa importante saber, é que a embraiagem só deve ser pressionada quando é necessária.
Estar parado num semáforo, com o pé em cima do pedal da embraiagem é um tremendo erro. Pois o rolamento de encosto vai estar a pressionar as molas da pensa de embraiagem, como a prensa esta a rodar, e apesar do rolamento rodar também, vai haver duas coisas, desgaste da superfÃcie de contacto e desgaste das molas, reduzindo a vida útil dos componentes.
Por isso, o comportamento correcto será, parar e desengatar a mudança, esperar que chegue o sinal verde, e engatar a primeira e arrancar.
Registado
Kovinha
1.6 DCi Bi-Turbo
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Garagem : Peugeot 308 1.6HDi 120cv Allure
Re: Sistema stop&start?
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Responder #21 em:
03 de Março de 2017, 11:11 am »
É exactamente isso a que me refiro: ter o sistema S&S tem demasiados custos envolvidos...
Manter a embraiagem pressionada é para ir à vida num instante...Manter o S&S activado, é para dar cabo da bateria associada ao mesmo em 3 tempos e posso-vos garantir que mesma é bem mais cara que uma dita bateria normal...
Comigo não: tenho mesmo "problema" no Peugeot, mas não me importo mesmo nada de pressionar um botão de cada vez que ligo o carro...
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Pedrob
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Re: Sistema stop&start?
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Responder #22 em:
03 de Março de 2017, 14:03 pm »
Isso de desligar o sensor do pedal da embraigem é um erro, o meu quando tinha esse sensor avariado o carro ao mudar de mudança demorava a baixar a rotação.
Há que saber as coisas como deve ser antes de propor algo assim
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jotaagá
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Captur dci110
Re: Sistema stop&start?
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Responder #23 em:
03 de Março de 2017, 14:55 pm »
Boas
Às vezes fico com a sensação que não me consigo "espremer" em condições!
Quando digo mantenho a embraiagem em baixo é por poucos instantes, se antevejo mais de 10 segundos largo e pronto.
Eu disse que ficava ali no semáforo parado à espera que ele abrisse? Não, o que falei é que se sei que a imobilização é "instantânea" ou coisa de 2 a 5 segundos, deixo-a premida; ah pois deixo. Faz mal? Se calhar faz; epá em 30 anos a conduzir, em 13 carros que tive até agora nunca tive de mudar uma embraiagem e o estilo de condução pouco ou nada mudou.
O sensor de embraiagem não serve só para o S&S, serve também para controlar o corte do débito de combustÃvel, daà e como o Pedrob disse quando avaria o controle de rotações do motor não ter um comportamento normal; não se esqueçam que o acelerador agora é uma "resistência variável".
Cumprimentos
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jotaagá
1.5 DCi
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Captur dci110
Re: Sistema stop&start?
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Responder #24 em:
03 de Março de 2017, 15:05 pm »
E ainda voltando aqui para dizer algo que não me lembrei.
Não conhecendo o sistema elétrico Renault a bateria deixando de ter capacidade de carga para o S&S funcionar em pleno não têm de ir a correr comprar outra.
Pelo menos no meu 3008, com 12,45V na bateria (lá está a conversa da carga), o carro pegava bem, tudo bombava em condições normais e o S&S não funcionava e o motivo era mesmo a bateria pois como tenho um carregador de baterias dei-lhe uma altura um encosto de 3 horas e lá ficou o S&S a bombar, passados 3 dias de cidade lá se cansou, vai uma viagem de 250km e lá estava o S&S a bombar novamente.
Cumprimentos
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