Autor Tópico: Quadrante Clio 2 Ph 2  (Lida 4169 vezes)

Offline quico

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Clio 2 PH 1 1.2 8v
Quadrante Clio 2 Ph 2
« em: 03 de Abril de 2018, 11:48 am »
Bom dia a todos,

Tenho um Clio 2, Fase 1 1.2 8v RXE do ano de 2000.

O quadrante apresenta algumas anomalias:
1) Os ponteiros todo tremem ligeiramente para baixo quando rodo a chave para a 2ª posição. Parece que querem ir para baixo além da posição 0;
2) O ponteiro da gasolina está completamente doido. Já experimentei metê-lo à mão no 0, funciona bem durante 1 dia, depois volta ao mesmo, dá a sensação que o facto de os ponteiros estarem a querer ir para baixo, descalibra o mesmo. Todos os outros, apesar de terem o mesmo comportamento do tremer ao rodar a chave, funcionam bem.

Já cheguei à conclusão que o melhor será substituir o quadrante. O problema é que este quadrante, saiu em poucos carros e durante muito pouco tempo. É um Sagem P8200057247 com CB (X65 ADAC EU). Já fui a sucatas, experimentei vários quadrantes e apenas encontrei um que funcionava o CB, mas tinha mais 30 mil km que o carro

As minhas dúvidas:
1) É possível acertar os km nestes quadrantes? Se sim, onde e quanto custará fazê-lo?
2) Dado que é muito raro encontrar quadrantes com CB do fase 1, será possível adaptar um quadrante de um fase 2 com CB?

Se tiverem outras sugestões, chutem!

Obrigado desde já!

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #1 em: 03 de Abril de 2018, 20:03 pm »
E esses 30 mil km fazem alguma diferença ? Se não cloca esse conta km e só precisas de te preocupar em saber quando é a próxima revisão e fazer as contas para saber quando mudar a distribuição.

Offline quico

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Clio 2 PH 1 1.2 8v
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #2 em: 03 de Abril de 2018, 22:11 pm »
A ideia é vender o carro e estou a arranjar estas pequenas coisas pois não gosto de enganar ninguém.
Por isso queria um com a quilometragem o mais próximo possível...

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #3 em: 03 de Abril de 2018, 23:19 pm »
Nesse caso é preferível não montares para já. Caso não consigas encontrar nenhum melhor sempre podes questionar quem estiver interessado em comprá-lo  de que tem o conta km avariado e que tens um para trocar mas que tem mais km que os reais. Fazes a troca sem custos para o "cliente".
« Última modificação: 03 de Abril de 2018, 23:19 pm por Sls a GPL »

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 229
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #4 em: 29 de Agosto de 2021, 21:32 pm »
Vou aproveitar o tópico para uma questão.

Clio II também de 2000 com CB.

O velocimetro tanto dá como deixa de dar. Rotações, temperatura e nível de gasolina tudo a funcionar.

Além disso, agora acende também a luz da resistência. Quando o velocimetro volta, a luz apaga. Não tem perdas de potência.

Será do quadrante ou pode ser algo mais? Algum sensor no pedal p.ex.


Offline quico

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Clio 2 PH 1 1.2 8v
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #5 em: 31 de Agosto de 2021, 01:07 am »
Cada manómetro tem um motor de passo independente. No meu caso e em relação ao problema que aqui relatei, comprei um motor de passo novo, desoldei o motor antigo da placa e experimentei este novo, que se revelou incompatível.

Entretanto voltei a soldar o motor antigo só naquela, e magia, começou a funcionar sem problemas.

Portanto o único conselho que te posso dar é experimentares desoldar o motor e voltar a soldar, no meu caso resultou.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2021, 07:33 am por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #6 em: 07 de Setembro de 2021, 07:35 am »
Devias primeiro ligar à maquina para ver se é detectdo algum erro  a nível dos componente que dão a indicação da velocidade. pode ser apenas algum mau contacto nas cablagens.

Offline quico

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Clio 2 PH 1 1.2 8v
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #7 em: 07 de Setembro de 2021, 15:07 pm »
Considerando que estamos a falar de um Clio de 2000, julgo que essa hipótese não se aplica pois não existe qualquer registo em termos de centralina a esse nível.
« Última modificação: 07 de Setembro de 2021, 22:02 pm por Sls a GPL »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #8 em: 07 de Setembro de 2021, 15:34 pm »
Pois, e isso depende se tem abs ou não, é que a velocidade é dada pelo abs, e nos que não tem, pelo sensor da caixa ;)

Offline quico

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Mensagens: 15
  • Garagem : Clio 2 PH 1 1.2 8v
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #9 em: 07 de Setembro de 2021, 16:01 pm »
Pois, e isso depende se tem abs ou não, é que a velocidade é dada pelo abs, e nos que não tem, pelo sensor da caixa ;)

Não estou 100% seguro, mas tenho quase a certeza que nem saiu Clio 2 Ph1 com ABS.
Estamos a falar de um carro com muito pouca eletrónica...

Offline filipegtturbo

  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Porto
  • Mensagens: 229
  • Garagem : Megane II 1.4 16v, Clio II 1.2 8v
Re: Quadrante Clio 2 Ph 2
« Responder #10 em: 07 de Setembro de 2021, 16:53 pm »
Chegaram a haver Clios II fase I com ABS.

Do que me recordo da altura da compra, era um dos poucos extras da versão RXE (de cabeça os restantes eram tecto de abrir, rádio CD/caixa de CDs e JLL).

Era de série em versões desportivas (e talvez nos 1.6 Initiale), no resto da gama praticamente ninguém optava por esse extra. Este não tem.

Ainda não voltei a este tema, mal tenha novidades digo o que era.