Autor Tópico: Clio 1.9 AC Não faz Frio  (Lida 35235 vezes)

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Clio 1.9 AC Não faz Frio
« Responder #30 em: 19 de Julho de 2012, 21:41 pm »
o R14 deixou de ser usado em 1994 se não estou em erro, portanto esse não será de certeza o teu problema

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
« Responder #31 em: 20 de Julho de 2012, 08:23 am »
Obrigado

eu aqui há dias deparei-me com uma situação semelhante em que o dialogys me perguntou se a botija era R14 ou já para R134
No autodata, não encontrei referência a mais gás nenhum sem ser o R134 por isso penso que nunca chegou a levar R14.

o R14 deixou de ser usado em 1994 se não estou em erro, portanto esse não será de certeza o teu problema
Era essa a info que queria, e sendo assim é realmente menos um problema a considerar.
Mas o secador que aqui já foi chamado de botija e que tambem que servia de filtro, é necessário ser mudado como um filtro normal?
Os filtros convêm ser mudados de x em x tempo, pois se são filtros acabam por ficar cheios de impurezas, e se a função do secador é filtrar, parece-me que é algo a ser mudado periodicamente, embora não consigo entender bem a lógica dessa necessidade.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #32 em: 20 de Julho de 2012, 14:07 pm »
o secador ou botija não precisa de ser mudado como um filtro , quando muito pode é precisar de ser limpo

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #33 em: 20 de Julho de 2012, 14:23 pm »
Bem, posto isto, e perante toda a ajuda que me deram para entender isto, penso que não há assim muito espaço para que a coisa, com a limpeza do circuito não fique a funcionar como deve de ser.
No final ainda há a hipótese de problemas no compressor, mas o compressor atraca e desatraca e fez aquele frio inicial, penso que o problema não esteja aí.
Para a semana já recebo a lata, vamos ver como é que aquilo vem.
Obrigado

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #34 em: 25 de Julho de 2012, 18:21 pm »
Bem, fui ontem buscar a lata e hoje testei o AC e azar dos meus azares a porcaria está na mesma.
Hoje passados 25min a trabalhar começou a fazer frio, o sintoma mantém-se.
Falei lá com o tipo e ele passou-me a um amigo que só trabalha com AC, e eu expliquei-lhe os sintomas todos, inclusive o facto de que quando ligo o AC do compressor sai um barulho tipo rolamento gripado, que ele me disse que assim a história era outra e que o problema seria da embraiagem do AC pois aquilo trabalha quando lhe dá na gana.
Vai novamente para lá o carro. Já começo a ficar farto.
Isto da embraiagem compra-se o kit e aplica-se? ele disse que ia comprar para meter.
Certo é que queria tanto o carro a rolar e está a ser difícil.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #35 em: 25 de Julho de 2012, 19:29 pm »
Está difícil, às vezes a solução parte por se pedir uma 2ª opinião noutra casa comercial, mas vamos esperar que desta seja de vez. Pode muito bem ser o problema da embraiagem, vamos esperar para ver.

Offline energyprivilege

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Matosinhos
  • Ford Focus Tdci 109cv
  • Garagem : Clio III Break DCI 85 CV - PH1
« Responder #36 em: 26 de Julho de 2012, 03:05 am »
Procura investigar esse problema, depois reporta o resultado final, boa sorte....
Ford Focus 1.6 TDCi 109cv -

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #37 em: 26 de Julho de 2012, 07:51 am »
Está difícil, às vezes a solução parte por se pedir uma 2ª opinião noutra casa comercial, mas vamos esperar que desta seja de vez. Pode muito bem ser o problema da embraiagem, vamos esperar para ver.
Epá se desta vez não resolver, terá mesmo de ser.
Desde o inicio eu falei no compressor, inclusive falei naquele barulho de "rolamento gripado" que sai do compressor, mas o homem da oficina desconsiderou, e ontem disse que pensou que eu me estava a referir ao TAC TAC do compressor (barulho quando atraca).
Eu acredito que será mesmo por aí, até porque não estou a ver mais nada que possa ser, já levou o radiador do AC, já foi feita a limpeza do circuito, carregado, não me parece que haja muito mais a fazer.
É possível ele fazer aquele barulho de atracar (tac) sem efetivamente estar a funcionar corretamente?
Ele falou na substituição da embraiagem, mas o meu receio é que após mudar seja outra coisa qualquer.
O AC se o deixar meia horita a rolar ele acaba por começar a gelar, mas até lá da-me a sensação que ele liga e desliga intermitentemente pois sai um pouquinho fresco mas que não agrada pois rondará os 15graus.
Já pensei que fosse um problema eletrónico, algo que o "mandasse" ligar e desliga, mas certo é que me parece um problema mecânico, pois como referi o bicho acaba por fazer frio passados bons tempos, e associado ao grilar do compressor... Pois já houveram alturas que fiz o teste de o ligar, deixar ele trabalhar aqueles momentos iniciais e acelerar a fundo (automaticamente o compressor desatraca para dar mais potencia ao carro e volta a atracar), e o facto de ele desligar e ligar algumas vezes, já fez com que ele segura-se o compressor a fazer frio.
De qualquer forma vai para lá outra vez, o que é chato, porque além de bem longe fica lá o carro, e desde o inicio já lá esteve 5 vezes umas das vezes(a última) 9dias devido à espera do motor de reciclagem do ar.
Vamos ver

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #38 em: 01 de Agosto de 2012, 14:14 pm »
Bem, após esta treta toda, conforme referi, deixei o carro na oficina pela enésima vez, e logo no dia seguinte pela manhã recebi uma chamada a dizer: "Epá isto está a fazer frio, não sei o que se passa", mas se há problema vamos ter que dar com ele. E eu pensei logo que se calhar estava a ficar tolo e já estava com o meu termostato corporal avariado.
No mesmo dia mais tarde, liga-me novamente a informar que já estava detetado o erro, e era necessário substituir o compressor.
Disse-me que o mesmo desliga-se sem mais nem menos e como tal precisava de um novo que na sucata o mais barato que tinha arranjado eram 250euros, e o stand não pagava.
Liguei para o stand, pois tinham assumido o compromisso de reparar o AC, supostamente o AC tinha que ter vindo a funcionar e nunca veio a funcionar. Diz que já mudou o radiador do ar e um motor do ar qualquer e não paga mais nada. Certo é que o único problema que me foi garantido (e tenho emails trocados a comprovar isso) que seria resolvido , não o foi e é o único stress que tenho desde o dia 1. Existiram outras coisas mas eu reparei, pois o acordado era eles porem o AC a rolar a 100%.
De qualquer forma, pelo visto o problema está no AC, e terei que suportar o encargo, embora vá sempre reclamar com o stand, pois tenho direitos e provas escritas além de ter dois amigos diferentes que o ouviram a dizer o mesmo, mas isso será outra guerra.
Liguei com algumas sucatas e o preço médio que consegui foi de 150euros por um compressor com garantia de 3meses, e penso que irei investir em algo assim, pois o que me propuseram de 250euros é precisamente igual, de uma sucata.
Que vos parece esta situação? Este material de sucata é aconselhado? Penso que muitas pessoas usam este método e as coisas vão rolando não?
Obrigado

Offline MaNeL

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
« Responder #39 em: 02 de Agosto de 2012, 10:22 am »
ele que tem que reparar. escreve uma carta registada com aviso de recepção a dar-lhe 7 dias para reparar o veículo. ao fim de esses 7 dia se não estiver pronto metes uma queixa... se tens provas como ele te disse que arranjava, tem é que arranjar...

da-lhe também o contacto da sucata onde arranjas esses compressores ;)

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #40 em: 02 de Agosto de 2012, 11:06 am »
Epá eu já me passei com esta situação, e na net consegui uma sucata que me vendeu um compressor por 60euros, e muito francamente, para o valor e dado que depois o dono da oficina me disse que me oferecia a montagem, decidi mandar vir e eu pago. Depois vejo se ele quer pagar, se não quiser reclamo na mesma mas pelo menos tenho o carro reparado.
Agora estou aqui há 2 horas em pesquisas poque o compressor que mandei vir (o homem da sucata disse que dava) é ligeiramente diferente do que o que está no carro. A Marca e ref. do Original é: Sanden SD6V12 - Model 1417D com OEM Number 7700111235 e o que mandei vir, é o Sanden SD6V12 - Model 1417B como OEM Number 7700111235.
Agora existe a diferença na letra B E D, e pergunto: Haverá problemas? Será diferente? Em pesquisas pela net encontrei o modelo D (que é o que tem actualmente) e no mesmo site tambem o B (Que é o que vem) e certo é que o B é mais caro uns 50euros, o que me leva a crer que poderá ser diferente em algo.
Falei com o doo da oficina agora que me disse para não me preocupar pois os compressores são iguais, muda é a séria, fabricados depois ou antes mas que é o mesmo modelo e dá. Mas o facto de ver 2 preços diferentes no site para os modelos com letra diferente deixou-me a pensar.
Que vos parece acerca destes 2 assuntos?
1 - Vou a tempo de reclamar depois de gastar dinheiro? Ou pele facto de arranjar eu perco a hipótese de ver o problema resolvido pelo Stand (até porque pensei que como a fatura vem no meu nome depois eles vão cortar-se que a despesa não serve para a contabilidade deles), mas ao preço que foi VS os 250que eles me propuseram nem olhei, se ficar a berrar pelo menos não berro muito.
2 - O compressor serve, posso estar descansado?

Muito obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #41 em: 03 de Agosto de 2012, 03:50 am »
O principal será o compressor ter a mesma fixação do anterior e a poli coincidir com o alinhamento da correia, o resto ( as letras e a diferença de preço) poderá residir nas diferenças de rendimento do compressor ou na tecnologia do mesmo , pelo menos é esta a minha ideia.

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #42 em: 03 de Agosto de 2012, 08:40 am »
Eu partilho da mesma opinião, mas como vi estas diferenças fiquei com a "pulga atrás da orelha", pois para mim isto é uma peça mecânica, teria que funcionar independentemente de tudo, claro que é necessário garantir os alinhamentos e daí as posições de furos e da polia serem extremamente importantes, mas fora isso partilho da opinião que será funcional.
Vamos ver, hoje conto receber isso, o mais tardar amanhã, e levo isso à oficina para meter.

Obrigado
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 09:17 am por carlosjcm »

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #43 em: 07 de Agosto de 2012, 08:30 am »
Quando se tem azar tem-se azar, independentemente de tudo.
Não é que recebi o compressor, e levo à oficina, e eles no dia seguinte tiram o que está no carro, e ao comparar os compressores são completamente diferentes. Mais pequenos, a polia mais pequena e com menos nervuras 4 em vez de 6 necessárias.
Mandei fotos para onde comprei para eles verificarem o stock e agora aguardo que me digam alguma coisa.
Isto vai ficar a fazer frio lá pro natal. Com sorte vai fazer neve para dar um ar de sua graça à época festiva.

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #44 em: 07 de Agosto de 2012, 10:39 am »
Isso não está fácil...

Se for só a poli que é mais pequena, podes mudar a poli e montar no "novo" que a diferença do B para o D até pode ser só isso. Agora se o próprio compressor for mais pequeno ai já não me parece boa ideia...