Autor Tópico: Mudança de bateria - mensagem relacionada com sistema de injecção  (Lida 8071 vezes)

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
Boas,

A Laguna ainda tinha a bateria de origem (6 anos) e esta deu o berro este FDS.

A questão é que como estava num sítio um pouco distante da civilização, o mecânico não tinha bateria para a carrinha e fiquei com uma para "desenrasque". BTW, já mandei a nova, uma de 85Ah e com 800A.

A questão é que esta bateria de "desenrasque" é inferior à que tinha, pois em vez de 80Ah tem apenas 70Ah e quanto a potência de pico (A), o rótulo nem diz quanto tem!!!! (a de origem marcava 760).

Talvez seja por ter uma bateria mais fraca, mas a minha preocupação actual tem a ver com uma mensagem que diz para verificar o sistema de injecção.

O mecânico disse que esta mensagem desaparecia com tempo. É verdade?

Para mim faz algum sentido que com a morte da bateria o sistema eléctrico se tenha passado e que tenha alterado TALVEZ os parâmetros da injecção. Acham que foi isso que aconteceu?

Só para terem uma ideia, o ecrâ do GPS não acendia, o travão de mão assistido bloqueou, os vidros não desciam de uma só vez (i.e., o sistema impulsional desactivou-se), o CB dizia que o airbag do passageiro estava desactivado, quando não estava...

Preciso de opiniões, pois talvez seja mesmo melhor verificar o sistema de injecção enquanto não montar a nova bateria (o que só vai acontecer daqui a 2 semanas).

Offline DiogoIglesias

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Évora
  • Garagem : Clio Storia Société 1.5 dCi 70 Cv
Re: Mudança de bateria - mensagem relacionada com sistema de injecção
« Responder #1 em: 30 de Julho de 2012, 01:58 am »
Se aparece verificar injecção no CB é porque existe um erro relacionado com a injecção, possivelmente derivado da falta de amperagem da bateria, e não, não desaparece com o tempo, belo mecânico lol.
Enquanto o problema estiver presente a mensagem irá aparecer.

Manda ligar o carro a uma máquina de diagnostico da Renault que diz qual é o problema relacionado com a injecção.
Não vale apena ligar a uma máquina daquelas genéricas (Bosch Car Service, Midas, etc...) pois provavelmente ficas na mesma.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 30 de Julho de 2012, 03:26 am »
Não me parece que só a troca da bateria tenha causado esse erro de injecção, mas depois quando trocares de bateria, logo vês se foi ou não disso, o que eu duvido.... mas se o mecânico diz... :assobio:
Pelo que percebi, quando a bateria de origem deu o berro, ficaste com essas anomalias todas, o que é normal, mas quando puseste a de desenrasque, essas anomalias mantiveram-se ou passaram??
Quanto a questão que tu colocaste, se tiveres a possibilidade de passares numa oficina renault para te fazerem um diagnostico com a clip, era o ideal, pode ser só um erro registado como não ser, e certezas só mesmo com o diagnóstico

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 31 de Julho de 2012, 19:51 pm »
Se aparece verificar injecção no CB é porque existe um erro relacionado com a injecção, possivelmente derivado da falta de amperagem da bateria, e não, não desaparece com o tempo, belo mecânico lol.
Enquanto o problema estiver presente a mensagem irá aparecer.

Manda ligar o carro a uma máquina de diagnostico da Renault que diz qual é o problema relacionado com a injecção.
Não vale apena ligar a uma máquina daquelas genéricas (Bosch Car Service, Midas, etc...) pois provavelmente ficas na mesma.

Eu também sou dessa ideia (da mensagem não desaparecer).

Mecânico de ocasião, é o que dá...

Não me parece que só a troca da bateria tenha causado esse erro de injecção, mas depois quando trocares de bateria, logo vês se foi ou não disso, o que eu duvido.... mas se o mecânico diz... :assobio:
Mas se já houvesse um problema na injecção, porque é que só com o "berro" da bateria é que a mensagem aparecia? Ainda por cima, a injecção tem sido cuidadosamente verificada na Renault, em revisões e ainda durante o período da garantia (a meu pedido expresso), e nunca foi detectado nada. Eu não partilho dessa opinião do problema da injecção já exisir, mas por via das dúvidas, depois de ligar a bateria definitiva, vou à Renault ligar a carrinha ao software.
Pelo que percebi, quando a bateria de origem deu o berro, ficaste com essas anomalias todas, o que é normal, mas quando puseste a de desenrasque, essas anomalias mantiveram-se ou passaram??
Todas as anomalias passaram, menos a da injecção.
Quanto a questão que tu colocaste, se tiveres a possibilidade de passares numa oficina renault para te fazerem um diagnostico com a clip, era o ideal, pode ser só um erro registado como não ser, e certezas só mesmo com o diagnóstico
Vou fazer isso.

« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 21:12 pm por sls »

Offline bruno_twingo

• 1.2 TCe
  • *
« Responder #4 em: 31 de Julho de 2012, 21:55 pm »
isso quase de certeza e atrofio da bateria por nao ser apropriada, ao pores a bateria certa isso deve desaparecer... e se da injeçao continuar acesa e nao tiveres sintomas nenhuns manda apagar os erros, se depois voltar a acender e porque ja tens ai qualquer coisa mal...
Twingo 1.2 75cv 16v 2001

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 11 de Agosto de 2012, 12:16 pm »
Update:

a) meti a bateria definitiva. A mensagem de erro relacionada com a injecção não desapareceu, pelo que irei fazer diagnóstico à Renault;

b) a bateria que meti é de maiores dimensões e não dá para por o "cobertor" que a envolve nem a tampa de plástico. Em minha opinião não faz mal, mas gostava de confirmar.

Obdo!

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #6 em: 11 de Agosto de 2012, 12:24 pm »
Não tem mal nenhum.

Offline brooklyn_bounce

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Portimão
  • Megane II Break Fase II 1.5Dci 105Cv.
    • A minha galeria de fotos
  • Garagem : Megane II Break 1.5Dci 105Cv - Exclusive
« Responder #7 em: 11 de Agosto de 2012, 15:28 pm »
Epah, sem cobertor pode ter frio... Ainda por cima com as temperaturas que tem estado isso não me parece bem... Qualquer dia constipa-se...  ;)

[Mode Joke OFF]

Não tem mal nenhum desde que fique bem fixa à mesma...

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 11 de Agosto de 2012, 20:24 pm »
Eu quando disse "cobertor" já foi no gozo, pois o meu outro carro, jum "japunas", não tem nada destas coisas na bateria.

É tudo como antigamente, nu e cru e aquilo nunca falha. Quanto mais, vou tentar arranjar uma tampa no borne positivo e nada mais.

Quanto tiver novas da mensagem do sistema de injecção depois dou notícias (estou em crer que deve ser só mensagem de erro, pois o carro até anda a consumir menos, pelo menos é o que diz o CB).

Offline lagunamos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 14 de Agosto de 2012, 23:11 pm »
Update II: o erro da injecção era isso mesmo: um erro (confirmado na Renault).

No pasa nada com a Laguna. IMPEK, o maquinão.

Abraço e obdo pelos comentários.