Autor Tópico: Barulho motor principalmente em frio  (Lida 8190 vezes)

Offline helioc

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
Barulho motor principalmente em frio
« em: 06 de Agosto de 2012, 21:53 pm »
Boa noite,

Gostaria uma vez mais de pedir a vossa ajuda. Ultimamente tenho notado que o carro principalmente em frio, faz um soprar/assobio quando ao subir a rotação.

Foi ao mecanico fazer a manutenção e expliquei a situação, disse-lhe para ver se o turbo tinha algum tubo roto e se no diagnostico acusava algum problema, ele disse-me que foi dar uma volta e a origem está no alternador em principio, alem do que, no diagnostico deu erro de alternador/motor de arranque (penso que não usam a clip).

Insisti que podia ser o turbo, algum tubo roto, mas ele disse que em principio nao era pois a tubagem ganha pressão.

O meu mecanico não faz reparações em alternadores, tenho de me deslocar a um electricista auto. Ja estive a ver os preço dos possiveis problemas do alternador, a polie custa 53€ da INA (polie de embreagem), pois acho que este é o problema.

É facil desmontar a polie? É facil retirar o alternador?

Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Barulho motor principalmente em frio
« Responder #1 em: 07 de Agosto de 2012, 00:59 am »
tirar o alternador é fácil, a poli é que já não sei, mas confirma primeiro se o problema é dai, para não ires gastar dinheiro à toa.
ja agora dá aqui uma vista de olhos http://www.renaultpt.com/index.php?topic=10366.msg181648#msg181648

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #2 em: 11 de Agosto de 2012, 13:28 pm »
Poli é a coisa mais facil de mudar o problema é que são 2 parafusos um dentro do outro... Tens que ter uma chave própria para mudar e é muito esquisita, mas se vais a um eletricista ele está habituado a isso. Tirar o alternador depende de que carro tens... Um clio 2 de 98 1.2 é muito facil... Já um dci é uma grande facada... MAs cuidado com o montar de novo... Cuidado com o esticador...

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Figueira da Foz
« Responder #3 em: 11 de Agosto de 2012, 22:23 pm »
boas a todos.
antes de verificarem o alternador, porque nao verificam primeiro a correia dos perifericos.
pode tar a originar esse assobio.

Offline helioc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 13 de Agosto de 2012, 19:11 pm »
Fui ao electricista e ele disse que o barulho que o alternador faz, é pouco para ser os rolamentos (ainda roda muita até preçisar de rolamentos) relativamente á polie, pusemos um amperimetro a ver se estava a carregar e carrega, ao subir a rotação este não aumento os amperes no amperimetro, portanto a polie poderá estar fora de questão.

Vou levar a fazer um diagnostico com a clip, a ver pressões de turbo  e fazer alguns testes...., pode ser que o erro seja mais explicito ;)

Obrigado

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 14 de Agosto de 2012, 18:22 pm »
espera, viram se a poli tava boa com um amperimetro????
como raio fizeram isso????
uma poli verifica-se visualmente.
nao e a poli que afecta o carregamento da bateria. e o que tem que aumentar nao sao os ampere sao os volt.
a carregar um alternador pode chegar aos 14.5 volt.

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #6 em: 14 de Agosto de 2012, 23:09 pm »
Eu percebo o que foi feito. Basicamente tentaram ver se a intensidade no alternador aumentava, pois o aumento de intensidade no alternador significa que o mesmo encontra-se em esforço (vejam as coisas da seguinte maneira: podem empurrar um chassis de um carro com os pneus cheios facilmente, mas se os mesmos estiverem em baixo, a intensidade da força necessária para o mover é muito maior).

No entanto se mediram nos cabos que vão do alternador a bateria (os que possibilitam o carregamento da bateria) então fizeram mal. Pois esses cabos não indicam a maior intensidade de carregamento ou não.

Nesses cabos de carregamento da bateria a única coisa que mediriam seria se o veiculo pedisse mais energia, e ai veriam um aumento de carga não devido ao alternador estar a carregar mal ou em esforço mas sim devido ao veiculo estar a pedir mais intensidade para os elementos em uso.

A ideia foi boa, a execução foi mal. O esforço do alternador deve ser medido á mão, vendo se o mesmo roda fluidamente ou se tem paragens/dificuldade em rodar.

Esse método de diagnostico apenas funciona em elementos alimentados por energia, por exemplo um motor trifásico 380/415V. Ai sim, o maior esforço imprimido no veio do motor causaria um pedido de mais energia, logo um aumento de intensidade. Dado que o Alternador não é um elemento consumidor mas sim produtor, essa teoria não se aplica.

No alternador não se usa um amperímetro para medir a intensidade mas sim um voltímetro para medir a tensão, uma tensão baixa representa um alternador em esforço/danificado, ai sim parte do diagnostico tinha sido feito correctamente, pois não inviabiliza o mover a mão o alternador, pois o mesmo pode estar em condições mas a ponte rectificadora AC/DC estar queimada ou o bobinado do mesmo partido/danificado, medindo com um verificador de isolamentos.
« Última modificação: 14 de Agosto de 2012, 23:11 pm por Black Phoenix »

Offline helioc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 14 de Agosto de 2012, 23:31 pm »
Boa noite, a nivel do teste feito á carga da bateria, foi basicamente desligar um borno da bateria e colocar o amperimetro em serie.

Mas hoje fiz alguns testes com a clip, e o anternador esta com 14,1V+/-

Lá tem uma opção para ver a presão esperada e a pressão medida de sobrealimentação (turbo) e esta está sempre muito certinha (estavel) logo penso que fugas não devem ser.

Erros com outros componentes não tem, acho que devo aguardar para ver.... pois pode ser psicologico..lol :rolleyes:

Obrigado a todos! :cool:

Offline Black Phoenix

• 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Shenzhen - Mainland China
  • Fotografo da treta!!!
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
« Responder #8 em: 14 de Agosto de 2012, 23:49 pm »
Ta visto que estive a falar para o boneco... Tá bem...

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 15 de Agosto de 2012, 02:18 am »
se ta a dar 14.1 ta bom. se nao da baixas de pressao no turbo, penso que tb esteja bem.
eu continuo naquela que seja a correia dos perifericos que ta a chegar ao ponto de trocar.
cumps
« Última modificação: 15 de Agosto de 2012, 03:19 am por sls »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #10 em: 15 de Agosto de 2012, 23:06 pm »
Essa de ver a medição no alternador não lembra nem ao diabo desculpem lá... Então se o rolamento está a fazer barulho pode nunca carregar mal a bateria até o mesmo partir... O meu andou a fazer estalos e barulhos... Muda-se e acabou... Muda correia e esticador e acaba com isso....

Cada teoria que voçes me arranjam...

Se resolve-se todos os problemas malucos que tive no meu carro dessa forma, problemas que tive à 4 anos atrás ainda estava a os resolver...

Já agora no meu disto tudo.. Como se detecta um erro no alternador/motor de arranque sem ligar à máquina?????

... ele disse-me que foi dar uma volta e a origem está no alternador em principio, alem do que, no diagnostico deu erro de alternador/motor de arranque (penso que não usam a clip).