Autor Tópico: Luz "SERVICE" e "Airbag" ligados  (Lida 225091 vezes)

Offline Batista

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viseu
Re: Luz "SERVICE" e "Airbag" ligados
« Responder #150 em: 20 de Maio de 2013, 13:13 pm »
Boas malta...
Ha dias ascendeu a luz do airbaig e do SERV no meu clio II 2001.
Hoje fui ao electricista e ele ligou a maquina e disse que nao era dos fios debaixo do banco mas sim da cinta que tinha de vez em quando tinha valores próximos dos 7 e o normal era 4. É verdade? jà agora qual o objectivo da cinta?
Ele disse para deixar andar um pouco para ver o comportamento e se voltar acontecer para se mudar essa peça (que só há na origem disse ele) :(

Cumprimentos malta

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #151 em: 20 de Maio de 2013, 13:21 pm »
Batista tenta manter-te sempre no mesmo topico se faz favor.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #152 em: 20 de Maio de 2013, 14:12 pm »
????? da cinta?? Será que ele se estava a referir à fita do airbag?
Isso dos valores não sei, mas se for a fita que está a partir, tem que ser substituída. Consegues encontrar também em centros de abate ainda em condições, se não só mesmo na renault.

Offline Cota Clio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #153 em: 09 de Julho de 2013, 18:48 pm »

Boas malta no meu clio 2 fase 2 de 2004 agora anda a acender a luz de serviço de airbag, já tirei o volante fora a ver se era dai e não é, perguntei a um mecânico e disse me que poderia ser debaixo do banco do passageiro o que e verdade e que quando mete bagagem na parte de trás do banco a luz acende e outras vezes não,

que acham que possa ser agradeço respostas.

obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #154 em: 09 de Julho de 2013, 18:58 pm »
Lê este tópico desde o inicio ;) e tens aqui um DIY para resolver a situação - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=5876.msg194037#msg194037

Offline Cota Clio

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #155 em: 09 de Julho de 2013, 19:03 pm »
muito obrigado, vou ver se entre hj e amnha resolvo e depois digo como correu obrigado

Offline mencheroluciano1987

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Renault Kangoo ano98/5lugares/gasolina
« Responder #156 em: 08 de Agosto de 2013, 13:20 pm »
Boas, sou novo por aki mas espero k me ajudem!!!!!
É o seguinte tenho uma renault Kangoo de 98 a gasolina.... e o que se passa é que já a alguns anos k a luz de airbag esta permanentemente acesa "excepto kuando o carro esta desligado", no inicio tenho a certeza k o problema seria das fichas de baixo do banco do "pendura", pois kuando mexia no mesmo a luz apagava e conseguia passar na inspecção...mas já a 3 anos k não se desliga,no 1º destes 3anos anotaram na folha de inpecção,no ano seguinte fiz uma "choradinha" no Centro de inpecção e lá me passaram, este ano não me estão a dar hipotese... já troquei as fichas por terminais de baixo dos 2 bancos e nada, já liguei o carro 4 vezes na máquina inclusive no concessionário da renault e não me conseguem apagar a luz nem mesmo me diagnosticar o veiculo,na marca alegaram, que poderia ser de algo como uma "calculadora/centralina de aibag" espécie de modulo poderia estar avariado e dai não me conseguirem diagnosticar e que teria de gastar +- 300euros na mesma peça mas sem compromisso que o problema ficasse resolvido+ o problema do/s airbag, deixando-me a pensar se não têm a certeza não poderão ligar uma calculadora/centralina de airbag nova só para me diagnosticarem a carrinha.....!!!!
já ponderei inclusive desligar o airbag pois no IMTT têm como,(saiu lei em diário da républica)mas é necessário que a marca passe uma declaração em como os mesmos estão desligados, algo que também não me quiseram passar....
e que duvido que alguem passe mais uma lei que haver ou não é igual pois a marca é sempre soberana!!!!!!!!!
desculpem o texto mas não tinha como explicar com menos palavras!!!!!!
Esta mensagem não têm como objectivo difamar ou  dinunciar a marca mas sim obter algum exclarecimento do que possa fazer!!!!
AGRADEÇO QUE ME AJUDEM.........
Obrigado!!!!!!
oBRIGADO....

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #157 em: 08 de Agosto de 2013, 13:25 pm »
Solda os fios em vez de colocar os terminais, nem sempre resulta colocar terminais, e se os fios estiverem seguros com as braçadeiras de plástico tira as braçadeiras, as mesmas caso estejam muito apertadas interferem.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #158 em: 08 de Agosto de 2013, 13:43 pm »
Isso é conversa da oficina, pois com a clip consegue-se saber em que zona/dispositivo que está a causar o problema.
Muitas vezes o que acontece é mesmo o airbag em si que fica avariado.
O primeiro passo é saber de onde provem o problema, zona dos bancos ou airbags frontais, ou sensores de impacto, pré-tensores dos cintos, etc. Consoante o tipo de erro que aparece na clip e zona, então vais verificar cablagens, usa um spray de contactos para limpar os contactos das fichas. Faz isso quer às fichas que possam estar na cablagem dessa zona, quer à ficha que liga ao próprio airbag.
Para não andares às apalpadelas, convém saber ao certo qual a zona/dispositivo que está a dar erro.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #159 em: 08 de Agosto de 2013, 21:46 pm »
Só juntar mais uma coisita ao rodinhas, se fizesses diagnostico com a clip e caso esteja avariada a centralina ele diz para trocar de calculador ;)

No entanto pode dar-se o caso de uma coisa, é a corrente não estar a chegar ao calculador a 12v e ai a luz acende e não diz a onde está o problema e ai terás de ver a cablagem toda ;) Ás vezes não aparece o erro mas convém saber ler os valor medidos neste caso com a clip.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #160 em: 09 de Agosto de 2013, 00:40 am »
bitaites e mais bitaites, se o calculador estiver avariado/bloquiado pode não deixar diagnosticar a viatura nem sequer entrar em modo de diagnostico , ou seja, muitas das vezes nem sequer entra em diagnostico em modulo algum

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
« Responder #161 em: 09 de Agosto de 2013, 09:24 am »
Existe aqui um user (deathophobia) em que o carro dele diz para substituir o calculador e no entanto deixa diagnosticar o carro, dá para ver os voltes que o calculador recebe e tudo mais quer seja no proprio calculador do airbag como dos outros ;) E apesar de dizer para substituir não é preciso substituir porque o problema está na corrente que chega ao calculador
« Última modificação: 09 de Agosto de 2013, 09:30 am por carlosjcm »

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #162 em: 09 de Agosto de 2013, 09:44 am »
isso é nos mais antigos, em viatura can bus , na maior parte das vezes, acontece o que referi pois as alimentações são partilhadas

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #163 em: 09 de Agosto de 2013, 14:07 pm »
Mas numa kangoo de 98 não é can bus, certo?
Se o user diz que não conseguem diagnosticar o carro, é porque? Porque o calculador dos airbags não esta a responder,certo?
Com a Clip é possível saber se está tudo ok até chegar ao calculador, mesmo este não estando a responder?

mencheroluciano1987 julgo que não te podem colocar um calculador só para experimentar porque se não me engano, o calculador tem que ser programado ao carro (nº chassis) e que depois esse calculador não pode ser utilizado noutro carro.
No entanto existem à venda calculadores usados e que dão para substituir esse, e que fica mais barato que um novo, mas como é que essa troca se processa não faço a mínima ideia, se é só plug-play ou se é necessário "cozinhar" alguma coisa no calculador usado.
Quando Te dizem que não sabem se conseguem resolver o problema só com a troca do calculador, é que eu acho um bocado estranho, porque para se fazer um trabalho como deve de ser, e antes que se por a comprar peças, deve-se fazer testes para ver se está tudo ok e descobrir o que realmente está estragado, para não se andar a substituir peças à toa.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #164 em: 09 de Agosto de 2013, 18:17 pm »
Com a Clip é possível saber se está tudo ok até chegar ao calculador, mesmo este não estando a responder?

não, pode acontecer e bloquiar o sistema, conforme disse atrás. Alias, não acredito que que alguem tivesse ligado a clip e dissesse que precisa de um calculador novo para testar e saber se é de lá, conseguindo aceder ao calculador