Autor Tópico: Sistema de Detonação  (Lida 3315 vezes)

Offline BMRAnselmo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
Sistema de Detonação
« em: 25 de Agosto de 2012, 23:27 pm »
Boa Noite.

A viatura em questão é um Renault Clio II 1.5 Dci do ano 2001/04 com 213000km's.
As avarias que estão constantemente a aparecer são as seguintes:
Sistema de Detonação;
Injector nº3.
Tudo começou da seguinte maneira.
Acende a luz do pré aquecimento/avaria em andamento e fui à oficina.
Diagnostico: Velas. Substituiram-se. Passado 2 a 3 dias novamente a luz acendeu. Diagnóstico: Sistema de Detonação e Injector nº1. Apagaram-se os erros e passados uns dias fui novamente ver quais seriam. E foram os mesmos. Mediante esta situação e porque os injectores ainda são caros, mandei apagar os erros novamente.
Passado uns dias a luz acende novamente e os erros passaram a ser: Sistema de detonação e injector nº3.
O carro sempre trabalhou bem, sem ruidos de apontar. Contudo e numa fase inicial ligava o carro e este apesar de estar a trabalhar, ficava sem acelarador. Desligo e volto a ligar e trabalha normal. Com o passar do tempo começa a fazer mais vezes, até fazer constantemente.
De salientar que já retirei os 4 injectores e foram testados. Todos se encontram de perfeita saúde.
O filtro do gasoleo e o copo da boia do depósito não tinham limalhas.
O Sensor do sistema de detonação foi trocado.
Mas o problema persiste.

Gostaria de resolver o problema, pois é uma situação que me deixa apreensivo e sem saber o que fazer.

Obrigado.

Bruno.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sistema de Detonação
« Responder #1 em: 26 de Agosto de 2012, 00:12 am »
segundo disseste, ja trocaram e verificaram os componentes que dao erros, e a cablagem que liga os mesmos? foi verificada? nao havera para ai algum mau contacto que de esses erros?

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #2 em: 26 de Agosto de 2012, 01:31 am »
já verificaram o pedal de acelerador e respetiva ficha ?

Offline BMRAnselmo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2012, 14:41 pm »
Viva.

Quanto à cablagem também já foi verificada. Está a funcionar correctamente.

Já o pedal do acelerador e a ficha, ainda não foram verificados. Vai ser a próxima.

Por curiosidade, hoje de manhã o carro pegou à primeira, mas demorou mais tempo que o normal.

Entretanto andei a fazer uma pesquisa aqui no fórum. Sinceramente eu não percebo muito de mecânica, mas gosto de estar informado. Além disso é o meu carro e até ver ainda não foi resolvido a avaria.
Com isto queria eu perguntar-vos se acham pertinente verificar além do pedal do acelerador o seguinte:
Cabo de massa que está ligado do chassis à caixa de velocidade?
Bobines?

Obrigado pela vossa ajuda.

Bruno

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #4 em: 26 de Agosto de 2012, 14:45 pm »
A razão de teres que verificar o pedal do acelerador, é que esse modelo não tem o clássico cabo de acelerador. No seu lugar existe um potenciómetro solidário com o pedal. A sua função é de variar um valor de resistência e assim dar informação à centralina do motor sobre a posição do acelerador.
Pode ser um problema no potenciómetro ou apenas um mau contacto na ficha.
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline BMRAnselmo

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #5 em: 06 de Setembro de 2012, 21:45 pm »
Viva!
Boa Noite.

Antes de mais, agradeço a vossa ajuda.

Apesar de já ter o carro acerca de uma semana, ainda não tinha dito nada porque acho que deveria fazer mais uns kms para ver se o problema persiste.
Adiante, da última vez que deixei o carro na oficina os erros apontavam outra vez para o Injector 3. Retiramos novamente e testamos noutro local. Estão a funcionar correctamente. Para dissipar as dúvidas alteramos o segundo pelo terceiro e foram reprogramados.
O Potenciómetro e a ficha foram adequadamente limpos e ficaram os mesmos uma vez que parece estar tudo bem. De salientar que estavam muitos sujos.
Amanhã faz uma semana que ando com o carro (cerca de 500kms) feitos e até ver está tudo bem.
Sinceramente assim espero que continue  :grin:
Se não cá estarei outra vez...

Obrigado.

Cumprimentos