Autor T√≥pico: Mini SUV da Renault - Captur  (Lida 71736 vezes)

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #150 em: 02 de Mar√ßo de 2017, 21:34 pm »
√Č um monovolume com pl√°sticos a dar um ar de todo o terreno.

Não é à toa que é o substituto do Modus.

Offline jotaag√°

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #151 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 10:46 am »
Boas

De Renault Modus n√£o tem ele nada
Nem tamanho, nem plataforma, nem concepção, absolutamente nada.

Plásticos têm todos e ar de todo o terreno todos o têm e também sem o serem!
Ali√°s a renault o que mais faz √© usar pl√°sticos em todos os seus carros para pesarem pouco n√£o √© √† toa que um clio pesa 980kg e um fiesta pesa por exemplo pesa 1100kg, mesmo um pug 208 pesa 1040 kg, um C3 1080 e s√£o concep√ß√Ķes mais concorrentes e da mesma terra.
Se formos a olhar para os equivalentes todos são os mais leves e porquê??? Plásticos

E se olharmos com olhos de evr para os outros "SUV" o que também mais vemos é plásticos a darem ares de...!

Os carros s√£o todos eles montes de lata... e aglomerados de pl√°stico hoje em dia!
Até já os farois deles todos, por exemplo, são plástico!

Cumprimentos

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #152 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 13:38 pm »
Errado.
A fábrica que produziu o Modus até ao fim da sua produção, é a mesma que desde o seu lançamento produz o Captur. Assim sendo pode-se dizer que o Captur acabou por ser um substituto do Modus na gama Renault, dado que o posicionamento comercial é idêntico. Há alguns anos tivemos o boom dos monovolumes e agora estes perdem mercado justamente para os crossover.
A plataforma do Captur é a "Renault - Nissan B plattform", usada pelos seguintes modelos:

    Nissan Cube
    Nissan Micra (K12)
    Datsun Go
    Datsun Go+
    Renault Captur
    Renault Clio II
    Renault Clio III
    Renault Clio IV
    Renault Modus
    Renault Symbol II
    Renault Twingo II
    Renault Wind

Existe ainda a "Renault - Nissan Bo", com dist√Ęncia entre eixos aumentada:

    Nissan Cube
    Nissan Bluebird Sylphy (G11)
    Nissan Livina Geniss
    Nissan Note (E11)
    Nissan NV200
    Nissan Tiida/Versa (C11)
    Nissan Wingroad (Y12)
    Nissan Juke

Existem ainda algumas declina√ß√Ķes desta plataforma B, usadas por actuais e antigos Dacia.
Portanto, mant√™m-se a f√°brica, a plataforma √© a mesma, logo conjunto motor+caixa id√™ntico, suspens√Ķes iguais apenas diferindo no curso e taragem do conjunto mola + amortecedor.
Para além disto diferem apenas na estética exterior e interior, o que está debaixo da "roupa" é mais do mesmo.


A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2652
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #153 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 13:47 pm »

Offline jotaag√°

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #154 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 14:38 pm »
Boas
Eu (vão-me desculpar) é que por vezes fico assim para o "tipo estupefacto" com certas coisas que aqui leio.
√Č certo que todos temos direito √†s nossas opini√Ķes e op√ß√Ķes ("melhor seria" se assim n√£o fosse)

E assim vou começar pelo inicio;
@ RUi
Dizer, só porque a fábrica que produzia o Modus e uma vez que o Modus deixou de ser produzido e passou ali, naquela fábrica a ser produzido o Captur que o captur é o substituto do Modus na Renault é assim uma coisa (não vou escrever) por mais plataformas e mais isto e aquilo que escrevas.

E escreve-se isto"Portanto, mant√™m-se a f√°brica, a plataforma √© a mesma, logo conjunto motor+caixa id√™ntico, suspens√Ķes iguais apenas diferindo no curso e taragem do conjunto mola + amortecedor.
Para além disto diferem apenas na estética exterior e interior, o que está debaixo da "roupa" é mais do mesmo."

√Č que olhando para a altura do captur, tamanho de rodas, motores utilizados, pesos, dist√Ęncias entre eixos, comprimentos dos carros o que mais se v√™ √© semelhan√ßas e "em tudo" entre o Modus e o Captur.
http://www.cars-data.com/en/renault-captur-dci-110-energy-dynamique-specs/65810
http://www.cars-data.com/en/renault-grand-modus-1.5-dci-105-dynamique-specs/40016

Claro que olhando para ambos os carros basta ao Modus aumentar-lhe o di√Ęmetro das rodas que tacham tcham; ora aqui est√° um Captur.

Atrevo-me a considerar-me... estarrecido!

@ MaNeL
Onde eu vou buscar os dados???
Aqui por exemplo, em bom Português;
http://www.cockpitautomovel.com/2015/10/ensaio-renault-captur-15-dci-110.html

Basta ler o que está escrito na 6ª frase.

Isto além de (pode ser minha má interpretação) não conseguir entender o que pretendes mostrar com os links que puseste.
Ou, s√≥ se me est√°s a tentar demonstrar que o captur √© uma diverg√™ncia do Clio; mas se me est√°s a dizer tal, n√£o havia necessidade, o que mais demonstrei √© que √© derivado do Clio; basta ires ler o que escrevi no meu antepen√ļltimo coment√°rio aqui no t√≥pico (contando com esta resposta) e ver√°s que o que mais fiz foi compar√°-lo com o Clio e Clio SW

Cumprimentos

Offline Rui

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Mensagens: 13929
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #155 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 15:18 pm »
Portanto continua a razão do teu lado, mesmo que nesse link que postaste apareça isto:

Citar
‚ÄúSimplesmente‚ÄĚ uma vers√£o com mais personalidade e espa√ßo do que o Clio, mas que assenta sobre a mesma base, utiliza a mesma mec√Ęnica e partilha parte do interior e equipamento.

Agora pergunto eu, qual é mesmo a diferença entre o que aparece escrito nesse artigo e o que eu escrevi antes?
Já tu escreveste antes que Modus e Captur não têm qualquer semelhança:


De Renault Modus n√£o tem ele nada
Nem tamanho, nem plataforma, nem concepção, absolutamente nada.

E nem √© nada que tenha a ver com opini√Ķes ou op√ß√Ķes de cada um. Factos s√£o factos. O Captur substituiu o Modus na gama Renault. Mudou-se o conceito mas o objectivo em termos de posicionamento comercial √© rigorosamente o mesmo.
E volto a reafirmar o que escrevi, por baixo da "roupa" continua a ser um Modus, ou Clio, ou qualquer um dos que mencionei.

E ficas "tipo estupefacto"?
OK tudo bem, fica l√° com a tua estupefac√ß√£o porque est√° visto (para ti) que se a "roupa" √© diferente e h√° diferen√ßas de "meia d√ļzia de mm" nas cotas entre os carros falados, estamos a falar de coisas que n√£o t√™m qualquer rela√ß√£o entre eles.

A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline MaNeL

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
  • Mensagens: 2652
  • Garagem : Clio E7F 94 - Clio mk3 dci 70cv - Laguna 2.0dci 07
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #156 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 19:19 pm »
Compara os valores dos pesos por exemplo, nos links que eu coloquei e os que tu disseste

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #157 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 21:14 pm »
A questão e que o Captur é uma substituição do Modus, não directa, como um Clio IV para um Clio III, mas sim na gama da Renault.

Como o Rui disse, trata-se de um modelo criado para preencher a moda dos SUV/Crossovers, da mesma forma como o Modus veio para preencher a moda dos mini monovolumes, da mesma forma como aquela treta do Yaris Verso.

J√° a Citroen  fez algo diferente, substituiu o modelo e o conceito mas manteve o nome, a√≠ sim √© uma substitui√ß√£o directa. Refiro-me ao C3. Inicialmente um carro alto tipo mini monovolume e agora uma esp√©cie de crossover.


Mas é como tudo, há gostos para tudo... pessoalmente prefiro um SUV a uma monovolume e um crossover a um mini monovolume.

Os meus primos deixaram a treta do C3 para ir buscar um Captur... foi das melhores coisas que fizeram lol. Os putos também agradeceram todo o espaço extra.

Offline RenaultTurbo

  • Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Mensagens: 5852
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #158 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 22:27 pm »
Na gama Renault o Modus andava a par com o Clio III no segmento B tal como o Scenic III com o Megane III no segmento C (embora cada um em categorias distintas). Usando ambos os mesmos motores.

Actualmente o Captur é que está com o Clio IV, o espaço extra que o Modus tinha continua a existir no Captur. O Captur é como se fosse um Modus II só por dizer que tem o estilo crossover e a Renault quis mudar o nome.

Tanto o clio como o captur actualmente usam as mesmas motoriza√ß√Ķes com n√≠veis de potencia iguais tendo uma ligeira diferen√ßa de pre√ßo, isto tal como acontecia no passado com o modus.

Se formos a ver os crossovers têm a mesma utilidade que qualquer monovolume tinha, só por dizer que têm o kit estético. Melhor exemplo que existe é o Scenic I RX4, se bem que na altura a tração ás 4 sempre dava para ir um pouco mais além.

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13329
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #159 em: 03 de Mar√ßo de 2017, 23:56 pm »

Se formos a ver os crossovers têm a mesma utilidade que qualquer monovolume tinha, só por dizer que têm o kit estético. Melhor exemplo que existe é o Scenic I RX4, se bem que na altura a tração ás 4 sempre dava para ir um pouco mais além.

a outra diferença que têm é a altura ao solo... por acaso no meu caso é algo que até acaba por dar jeito nos sitios onde gosto andar...

O Clio muitas vezes anda com rodas no ar e tenho sempre aquela coisa a ver se não anda a roçar em lado nenhum. lol

Daí já ter pensado anteriormente num captur ou algo do género.

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: ca√ßoilauto
  • Mensagens: 6572
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #160 em: 04 de Mar√ßo de 2017, 07:08 am »
Tendo em conta a discuss√£o aproveito:

O Twizy deriva de qual ? de um clio II com uma pantufada de cada lado? :laugh:

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2544
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #161 em: 04 de Mar√ßo de 2017, 11:40 am »
O twizy deriva disto


Tendo sido adicionada cobertura, bateria e 2 rodas extra

Offline rodrigopt

  • Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Lisbon
  • Mensagens: 4929
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #162 em: 04 de Mar√ßo de 2017, 12:45 pm »
Tendo em conta a discuss√£o aproveito:

O Twizy deriva de qual ? de um clio II com uma pantufada de cada lado? :laugh:

Conheci um Storia que efetivamente parecia um Twizy, tal n√£o foi a pantufada que levou atr√°s  :laugh: :laugh:

Offline jotaag√°

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: quinta do conde
  • Mensagens: 370
  • Captur dci110
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #163 em: 04 de Mar√ßo de 2017, 19:44 pm »
Boas
Eu nem era para escrever absolutamente mais nada sobre isto mas ainda vou continuar a "defender a minha dama"

A concepção do Captur em nada pode ser comparada enquanto carro ao Modus

Não são o mesmo tipo de carro, não fazem parte da mesma linha de pensamento e não são de forma alguma carros minimamente idênticos e não é por o Captur ser feito em Espanha na mesma fábrica donde saia o Modus que ele é um substituto do Modus ou um Modus de roupa diferente.

Será que o EOS da VW é uma Sharan??? São feitos na mesma fábrica!

E claro que argumentação que vem ocupar um espaço comercial que dantes era ocupado pelo Modus em nada revela qualquer semelhança entre os carros, a discussão aqui é o Captur ser o substituto do Modus o que logo de inicio está ameu ver sanado pois se um é considerado SUV o outro é considerado Monovolme ou minimonovolume, seja o que for.

Se o Captur partilha peças do Clio? NUnca disse o contrário, no minimo partilharia o simbolo de marca!

Ora se o tamanho, altura, concepção de carro não são semelhantes; onde é que eu afirmar que são diferentes está errado???

Ah porque a plataforma é a mesma que servia o Modus; é isso? Já servia o Clio antes da mesma forma que serve outros modelos e já que é para andarmos, para defender a nossa posição ou a nossa ideia sobre o que são os carros; já andava no Renault 5.

√Č que olhando para o Modus e para o Captur s√£o mesmo parecidos, mais daqui a pouco at√© v√™m do mesmo conceito.
Olhando para isto é mesmo...Modus; só pode mesmo!
! No longer available


Dizer, baseado em argumentação comercial, em localização geográfica da fábrica em jeito até algo depreciativo que o Captur é um Modus "amaricado" no minimo é redutor.

Foi aqui dito pelo Renault Turbo que o Captur √© o substituto do Modus! Mas como pode isto ser afirmado se o conceito dum carro e de outro √© inteiramente diferente; enquanto um tinha e tem um perfil familiar, desenhado, pensado e equacionado para a familia, o Captur n√£o o √©! √Č um linha completamente diferente de pensamento.

Ah, mas tem uma melhor utilidade familiar que o Clio por exemplo, logo cariz familiar! Também o Clio tem uma melhor utilidade familiar que o Twingo e por aí fora; e o que isto significa? Que um é substituto de outro???

E citou-se também os crossover serem monovolumes unicamente com "kit estético"; então e o que foi feito ao piso plano nos lugares traseiros e aos lugares individuais? Isto são características dos monovolumes.

E se as cotas, os mm, a roupa exterior, o estilo da carroçaria não interessam para nada e o que vale é o que está por baixo, então tudo o que é Renault... é um Modus, estende-se, alarga-se e levanta-se e dá todos os modelos Renault.

E no meio disto tudo ainda c√° na familia h√° mais um Modus vestido de juke; bolas!

Ok, ficamos assim ent√£o!

Cumprimentos
« √öltima modifica√ß√£o: 05 de Mar√ßo de 2017, 01:26 am por Tony da Buzina »

Offline luisnogueira

  • Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Mensagens: 2544
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
Re: Mini SUV da Renault - Captur
« Responder #164 em: 04 de Mar√ßo de 2017, 22:39 pm »
Pela tua ordem de ideias
Isto não é o substituto

Disto


Ou Isto

n√£o veio substituir isto


Até porque são conceitos totalmente diferentes, ainda que tenham continuado a ter o mesmo nome e continuarem a ser dois utilitários.