Autor TĂłpico: carburador  (Lida 9822 vezes)

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Figueira da Foz
carburador
« em: 23 de Outubro de 2012, 21:03 pm »
boas a todos.
venho aqui fazer uma questĂŁo.
ora eu tenho um clio 1.1 com o carburador solex 32 BIS. e como este carburador ta a chegar ao fim da vida dele resolvi arranjar um outro. tenho 2 a escolha, um 32 BIS e um 32 DIS, qual e a diferença entre os dois???
cumprimentos

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
Re: carburador
« Responder #1 em: 24 de Outubro de 2012, 11:24 am »
Nao, tens 1 a escolha, pois o 32 DIS e' incompativel com o teu carro... O 32 DIS e' o carburador dos 1.4 Turbo, pelo que e' um carburador especialmente projectado para motor turbinado e nao para motor NA.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 24 de Outubro de 2012, 17:13 pm »
nao sabia isso. e engraçado, pois esse DIS saiu de um 1.4 mas penso que nao era turbinado, mas provavelmente nao vi bem a cena. :slap:

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #3 em: 24 de Outubro de 2012, 19:20 pm »
E' assim, o 32 DIS trabalha em motor 1.4 NA, mas nao da' nem metade daquilo que tem para dar, se e' que trabalhara' bem em todos os regimes.

Se saiu de um 1.4 NA, e se e' de corpo simples, o carburador que devia ser era outro Solex 32 BIS (com diferenças a nível de gicleurs) e nao um 32 DIS, que a ser este ultimo, e' porque ja' alguem o colocou posteriormente.

Sendo que o teu nem e' 1.4, mas sim 1.1, ainda sera' menos provavel que o 32 DIS trabalhe bem. Mete o original 32 BIS, se for necessario, repara-lhe com um kit de reparaçao, que e' carburador que aprova bem nesse motor. :)
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 03 de Novembro de 2012, 18:58 pm »
boas malta.
desculpem a demora na resposta.
entao la arranjei o 32 bis. kit de reparaçao e toca a desmontar o bixaroco.
depois de uma limpeza geral e reparaçao a parecer bem la o montei.
depois de afinar a mistura e o ralenti, fui dar uma voltinha com o bicho.
nem parece o mesmo aquele motor, sempre certinho tanto a nivel de ralenti como em rotaçao.
so falhou um pouco em altas quando puxei por ele. mas so da primeira vez. depois disso nao voltou a fazer.
e posso dizer que os consumos melhoraram bastante.
fui a agueda com ele, cerca de 65km's para cada lado mais umas voltas em agueda. e pa fazer teste, pus 10 aerius de gasosa aki na zona. so voltei a por na volta e com 125km feitos. mas tambem de referir que fui nas calmas.
ta dentro da média ou nao????
cumprimentos

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2012, 19:02 pm »
Esta muito bom... Fez menos de 6 litros aos 100 :)

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 03 de Novembro de 2012, 19:09 pm »
yah. plas minhas contas fez a volta de 5.5, com o outro carburas andava sempre nos 6,5 ou 7 na mesma viagem.
na segunda vai ser tirar a tampa das valvulas e ver como tao e se for preciso afino-as. noto um ligeiro matraquear nas valvulas, mas tambem ja me disseram que nao e defeito e feitio. :laugh:
e ralmente ja ouvi um r5 com o mesmo motor e fazia exactamente o mesmo barulho.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #7 em: 03 de Novembro de 2012, 20:18 pm »
Desde que nao seja exagerado, e' normal... Esses motores sao de cames lateral e valvulas accionadas por varetas e martelos, logo tem um certo bater, caracteristico. 8)

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 03 de Novembro de 2012, 23:27 pm »
nao, nao e exagerado.
eu sei que estes motores sao assim, é mecânica da velha guarda, mecâmica duradoura.
ainda ei-de ver este menino a chegar ao meio milhĂŁo de km's(ja conta com 370000). pricipalmente com os mimos que lhe dou.
agora uma questão aparte, e peço desculpa aos membros por tar a faze-la no mesmo topico.
eu tenho que me arranje a ignição completa(sensor, distribuidor, bobina e tudo o resto que e preciso) de um r19 1.2 do tipo cleon tambem.
gostaria de saber se essa igniçao e intermutavel com a do meu clio. a caixa do meu clio tem la o sito do sensor, so nao sei se o volante do motor da pra isso.
e que com esta ignição livrava-me do platinado, que de tempos a tempos da o peido mestre.
alguem sabe se posso adaptar isso no meu clio???

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #9 em: 04 de Novembro de 2012, 11:42 am »
Dar da', mas tens que fazer algumas alteraçoes na instalaçao do carro e trocar de volante do motor, pois a igniçao do 1.2 e' electronica...

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 05 de Novembro de 2012, 02:28 am »
humm, se calhar nao va-le a pena fazer isso entao.
como o motor e parecido com o do meu carro pesava que fosse so trocar a bobina e seu perifericos, o distribuidor e por o sensor.
deixo-me ficar Ă© com o que esta. tambem ando sempre com um platinado de reserva.

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #11 em: 05 de Novembro de 2012, 17:24 pm »
Sim, a manter o mesmo motor, acho que nao vale a pena mexer nisso... Os platinados sao baratos, se mudares de ano a ano aquando da revisao de muda de oleo e filtros, e' pouco provavel que haja problemas. :P

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 06 de Novembro de 2012, 10:55 am »
yah, sao mesmo baratos os platinados.
compro-os a cerca de 7,5€ o conjunto, com condensador.
vou mesmo manter o sistema.
ja ouvi falar de uns sistemas electronicos em que e so preciso mudar o platinado e por um modolo electronico no sitio do platinado. mas sisceramente nao sei se isso e viavel.
mandei vir hoje um jogo de cabos de igniçao e um jogo de velas. pois os cabos ja estao rijos e o isolamento ja n esta nas suas melhores condiçoes.
um jogo de cabos da NGK- 14.69€
velas de ignição NGK- 2.32€ cada vela
que acham destes preços???

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #13 em: 06 de Novembro de 2012, 16:56 pm »
Bons preços!

Offline Clio1.1RL

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 07 de Novembro de 2012, 16:02 pm »
eu tambem achei.
chegaram mesmo a pouco os cabos e as velas.
foram rapidos na entrega os tipo da tnt.  :grin: :grin:
ja montei tudo. e nao e que o motor agora ainda ta a trabalhar melhor.
akilo parece um relogio suiço.  :laugh: :laugh:
daqui a uns tempos tou a pensar mudar tambem a bobina, pois, apesar de estar a trabalhar bem, ja esta velha(se nao estou em erro nunca foi mudada). mas por enquanto fica assim.