Autor Tópico: problema clio 1.5dci - "relé do ar condicionado"  (Lida 22534 vezes)

Offline joao1077

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leiria
  • CLIO ^_^
problema clio 1.5dci - "relé do ar condicionado"
« em: 13 de Novembro de 2012, 12:03 pm »
Antes de mais ficam os dados do veiculo:
Clio II phII
170000km
1.5Dci 65Cv
data 02/2002

A verdade e que já venho a pesquisar á meses, e até já vi relatos semelhantes ao que vou explicar de seguida, pelo que fui sempre tentando seguir as resoluções dos mesmos. No entanto nada feito. Dai recorrer aqui ao forum.

Neste ultimo mês tenho percorrido varias oficinas, inclusive ate ja fui a renault, mas não consigo saber o que o meu carro tem, vou tentar descrever para que possam ajudar:

Sintomas:
- o carro de um momento para o outro acende a luz da resistência, ficando esta sempre acesa (só apaga ligando 'a maquina), o carro custa imenso a pegar a frio (pega prai a 3a ou 4a vez), e faz uma fumaçada branca desgraçada quando pega!
- não perde potencia, não consome mais, não faz barulho nenhum, apenas custa a pegar.
- se apagar o erro, o carro passa a pegar normalmente e sem qualquer tipo problema ou fumo, como se nada tivesse acontecido.
- uns dias depois (4/5 dias), volta a acender a luz, e o problema acima descrito volta.

Ando assim a 3 meses.

O que ja fiz
- passei a usar combustível de qualidade
- mudei filtro de gasoleo/ e usei um produto para limpeza de injetores
- ja mudei/verifiquei velas (primeira coisa que fiz)
nada feito.

- Fui à renault minuto, ligaram o carro a maquina, dava um erro "do relé do ar acondicionado", limparam o erro, e fiquei 3 dias com o carro bom, depois voltou problema.

- Fui ao representante da delphi, para fazer um teste aos injectores, ligaram a maquina e disseram novamente que tinha um erro "do relé do ar acondicionado", e que tinha um injector a fazer umas correcoes, mas que não seria dai o problema. Apagaram o erro, 4 dias depois o problema voltou.

- Fui a um electricista que costuma trabalhar com renault, aconselhou-me a anular a ficha do pedal do acelerador, assim o fiz, apaguei o erro (novamente "do relé do ar condicionado"), 1 semana depois o problema voltou.

Agora o caricato disto, e que o meu carro NAO TEM AR CONDICIONADO.

Já não sei por onde pegar aqui no bixo, que até a data, apenas tem sido meter gasoleo, fazer manutencao regular, e andar...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: problema clio 1.5dci - "relé do ar condicionado"
« Responder #1 em: 16 de Novembro de 2012, 12:43 pm »
Já experimentaste ver se os problemas que tens são semelhantes a casos já descritos aqui no fórum? (pesquisa por "luz resistência"), por alguma razão inexplicável, podes ter algum sensor que dá problemas semelhantes, que esteja avariado e por alguma razão esteja a ser identificado como relé do ar condicionado.

Offline joao paulo reis

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Serra Porto do Urso
  • Garagem : Leiria
« Responder #2 em: 07 de Janeiro de 2013, 12:44 pm »
Boas, Desculpa estar a utilizar o teu topico.

O meu Clio é igual ao teu, 1.5 DCI 65cv de 2002

Fiz exactamente o mesmo que tu, inclusive testei os injectores a quente e a frio. Tudo impecavel.

Passados +-200km a luz volta a acender e o erro é o mesmo.

Insisti e limpei EGR, situação identica, passados +-200Km, o erro repete-se.

JÀ NÂO SEI O QUE FAZER...PRECISO DE AJUDA

PS:Utilizei o topico deste membro, mas primeiro analizei todas as informações e orientações dadas pelo moderador e no topico LUZ DA RESISTÊNÇIA, não nos esclarece a nossa duvida.

Atenciosamente
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2013, 12:47 pm por carlosjcm »

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #3 em: 07 de Janeiro de 2013, 12:49 pm »
Só não percebo porque não pedem para investigar esse erro. Os vossos carros podem não ter AC mas o que é certo é que limpar o erro não resolve nada porque a causa do mesmo mantém-se. Tentem descobrir o que provoca o erro "do relé do ar acondicionado".

Offline marreta

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : clio dci 65cv
« Responder #4 em: 07 de Janeiro de 2013, 13:04 pm »
A cada dia que passa e cada vez que venho ao forum fico mais assustado por ter comprado um clio igual ao vosso!
Apesar de ainda o ter á pouco tempo e nâo ter tido problemas de maior com ele o facto é que é assustador a quantidade de anomalias que estas carros sofrem(sâo varios os topicos de relatos de problemas) e o mais caricato é que sâo de difiçil soluçâo e dispendiosas......meu rico 19 1.9 diesel,que saudades!! :sad:

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #5 em: 07 de Janeiro de 2013, 13:07 pm »
Se estás num forum de Renaults, naturalmente apareceram cá muitos problemas. Basta pensar que hoje em dia a maioria das pessoas tem internet e procura ajuda online em vez de recorrer logo à oficina. Adicionando o factor "número de vendas" disparatado que o modelo teve, não me preocupa nada.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #6 em: 07 de Janeiro de 2013, 13:46 pm »
looool isso não é um forum com dois users

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #7 em: 07 de Janeiro de 2013, 14:07 pm »
marreta vai para qualquer fórum de outra marca e vais ver que existem problemas nos outros carros, todos nós sabemos que a vida está cara e ás vezes queremos poupar e vamos para oficinas das esquinas para não se ir á marca ou alguém que perceba e seja de bastante confiança porque basicamente leva mais uns €€. Basta uma pequena má reparação numa oficina qualquer e pode depois surgir dali algo mais grave e depois é fácil de falar logo mal da marca. Já tive uma experiência má e digo-vos neste momento só eu a renault e o caçoilauto metem as mãos no meu carro, não é estar aqui a elogiar ou a defender ninguém mas a verdade tem que ser dita. E só digo mais não venham com a ideia que a marca (renault) é cara que nesta eu não concordo, sejam clientes assíduos e depois vêem alguns benefícios que podem ter. E para finalizar deixem de colocar coisas nos carros que não são de origem que ajuda muito!!!

Offline joao paulo reis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 07 de Janeiro de 2013, 16:56 pm »
Boas, Desculpa estar a utilizar o teu topico.

O meu Clio é igual ao teu, 1.5 DCI 65cv de 2002

Fiz exactamente o mesmo que tu, inclusive testei os injectores a quente e a frio. Tudo impecavel.

Passados +-200km a luz volta a acender e o erro é o mesmo.

Insisti e limpei EGR, situação identica, passados +-200Km, o erro repete-se.

JÀ NÂO SEI O QUE FAZER...PRECISO DE AJUDA

PS:Utilizei o topico deste membro, mas primeiro analizei todas as informações e orientações dadas pelo moderador e no topico LUZ DA RESISTÊNÇIA, não nos esclarece a nossa duvida.

Atenciosamente

Boas

A questão é que eu fui á Renault, foi a  primeira casa que procurei para resolver o Problema, mas quando vejo um diagnostico de erro referente a um ralé de ar condicionado e o tecnico me informa que tenho que substituir injectores, eu, sinceramente fiquei desconfiado e claro, fui pedir uma segunda opinião.

Felizmente, tenho tres carros, 1 Mercedes, 1 Opel e um Renault (carro do filho) e em qualquer uma destas marcas se cometem erros, erros esses que obrigam as pessoas a serem desconfiadas.

EX:

Á uns dias fui á Opel pedir um sensor de velocidade, o funcionário não tinha conhecimento que o jipe tinha sensor de velocidade, pensava que era por bicha. Fui obrigado a desmontar o sensor para o sr. confirmar que o mesmo existia.

Á uns anos comprei uma Mitsubishi Space Star DID, todas sairam com um problema no canhão da ignição, mas, até darem com o problema, substituiram-me, injectores, bomba injectora, centralina, etc...e afinal o problema era no canhão da ignição.

Sou uma pessoa que estima ao maximo os carros que tenho, não me poupo a revisões, ando sistematicamente o vistoria-los e porque? Porque me custaram dinheiro e muito trabalho para os poder compar.

Agora pergunto, de quem é a obrigação, o Clio dá um diagnostico de erro de RALÈ DE AR CONDICIONADO, equipamento este que o carro não tem, não será obrigação da Renault verificar a existençia desta anomalia? Mesmo fora da garantia.

De qualquer modo e desculpem-me este desabafo, eu só pretendo a vossa ajuda, para e se alguem tiver conhecimento me auxiliar a resolver este problema de modo a que eu possa indicar o mecanico ou o electricista da sua origem, seja este da Renault ou o Zé da esquina...

Atenciosamente

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #9 em: 07 de Janeiro de 2013, 17:04 pm »
Apesar de o meu carro ser mais recente e ter ar condicionado, tive um fusível queimado no compartimento do motor devido a uma peça que se soltou e prendeu o movimento do motor da ventoinha do radiador. O AC deixou de funcionar como deveria e nunca me deu nenhuma luz. Só depois percebi que era problema do fusível. Isto tudo para dizer que mesmo não tendo AC, pode ter pré-instalação ou algo do género que indique esse erro.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 07 de Janeiro de 2013, 20:21 pm »
O mais provável, como já tinha dito antes, é ter havido um erro de programação , e quando nestes motores é feito o diagnóstico, se existir uma anomalia num outro componente relacionado com a injecção (ver tópicos relacionados com luz da resistência) essa anomalia apareça na clip como anomalia no relé do AC.
De certo que na Renault não deve ter sido o primeiro carro a aparecer com esse erro, do relé do AC, por isso te disseram logo que era dos injectores.
O que eu aconselho é dirigires-te à renault que te deu esse diagnóstico, e perguntas porque razão é que um relé do AC a dar erro é necessário trocar os injectores, e pedes para eles te explicarem o porquê ( e depois vens  cá contar-nos, porque também estou curioso em saber o porquê ) . Depois pedes um orçamento, e se te agradar fazes a reparação, se não procura outra oficina que te proponha um orçamento mais agradável.
Eu sei que parece um tiro às cegas, mas se te disseram isso, foi por alguma razão. Sempre podes também ir a outra Renault e ver se o diagnóstico é o mesmo, se o for, é porque é um problema já identificado pela Renault como sendo um problema a nível dos injectores.

Offline steel_man85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Megane II 1.5DCI 106CV
« Responder #11 em: 07 de Janeiro de 2013, 22:00 pm »
Boa noite,

o meu clio II 1.5dci 65cv 2001 tem o mesmo problema que o teu, exactamente o mesmo. mas o meu quando o ligo á maquina dá o erro : atingido valor minimo de pressão cilindro 4,

Lembrei-me logo da baixa taxa de compressão devido ao desgaste dos segmentos e o teste é relativamente simples.
Retirei o respirador do carter que vai á aspiração do turbo para ver se saía óleo.ao acelerar sai óleo, concluindo que a pressão  que esta no cárter vem da camara de combustão...
a reparação não é nada barata...

faz esse teste...
A informação deve ser partilhada e não vendida!

Offline joao paulo reis

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 07 de Janeiro de 2013, 23:10 pm »
Obrigado pela tua ajuda.

Vou testar, tenho de ir por fases.

Como entendo um pouco de motores, principalmente de 4x4 (diesel) vou tentar ser eu a descubir o erro.

Só que a questão é que quando eu elimino o erro o carro fica impecável, pega com facilidade, ao primeiro toque de chave e está com um trabalhar correcto (certo), alem do mais não deita qualquer tipo de fumo.

Se fosse falta ou passagem de compressão, tinha dificuldade em pegar com o erro eliminado, deitava fumo, devido á passagem de oleo pelos segmentos.

Em andamento, possivelmente alvorava ou vias mais passagem de gases negros para o exterior,o que não acontece.

Com o erro limpo, está como se fosse novo...o que é muito confuso e me está a deixar a cabeça á roda.

O que me chatea é que tenho 3 carros, 2 de origem e um completamente alterado (jipe) e o que me está a dar mais trabalho é um dos mais estimados.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 08 de Janeiro de 2013, 00:00 am »
Só uma duvida, a tua bomba injectora é electrónica ou é por cabo? Se for electrónica, poderá ser o modulo da bomba injectora que avaria?? Há um tópico que fala nisso -  http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11975.0 , se depois de apagar o erro volta a funcionar bem, não podera ser um problema a nível da bomba injectora??

Offline steel_man85

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Seixal
  • Megane II 1.5DCI 106CV
« Responder #14 em: 08 de Janeiro de 2013, 19:26 pm »
o meu quando o ligo á maquina e elimino o erro, tambem pega á 1ª independente da temperatura no exterior,assim que volta acender a luz ja faz muito fumo branco, quanto ao fumo negro a andar não vejo, mas junto ao tubo de escape o para-choque fica negro..
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2013, 19:27 pm por carlosjcm »
A informação deve ser partilhada e não vendida!