Autor Tópico: Laguna 2006 (2.0 DCI 150 cv ) custa a pegar  (Lida 248208 vezes)

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
Re: Laguna 2006 (2.0 DCI 150 cv ) custa a pegar
« Responder #150 em: 25 de Abril de 2013, 20:33 pm »
O meu filtro fica por detrás da cava da roda, não me recordo de ver aí um depósito excepto do lava vidros

Offline raposoares

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Ermesinde
  • Garagem : Laguna 2.0 dci 2005
« Responder #151 em: 25 de Abril de 2013, 21:36 pm »
Boas Artur, vou-te tentar explicar o que o mecânico me explicou é o seguinte quando eu parti para esta reparação o mecânico disse-me que provavelmente só com um novo jogo de segmentos e polir os cilindros me iria resolver o problema, (ele pensado que era só o desgaste dos segmentos) mas depois de tudo desmontado verificou-se que não dava que iria ficar com o mesmo problema porque o bloco já estava com uma desgaste considerável então dai a retificação e ao retificar tem que levar pistons e segmentos (maiores passou para 0,10)....

Só para acrescentar os pistons e os segmentos que saíram da minha carrinha estavam em ótimo estado....
E agora vamos há explicação de todo este problema que é o seguinte o bloco do motor não tem cabedal para aguentar os pistons e segmentos (exemplo é como tivesse alumínio a raspar em ferro)

tentei explicar mais ou menos espero que entendam, qualquer duvida desponham...
Abraço

Offline raposoares

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #152 em: 25 de Abril de 2013, 21:41 pm »
Boas Caracol, podemos combinar para veres o estado final teria todo o gosto....
Abraço

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #153 em: 26 de Abril de 2013, 00:36 am »
Boas Artur, vou-te tentar explicar o que o mecânico me explicou é o seguinte quando eu parti para esta reparação o mecânico disse-me que provavelmente só com um novo jogo de segmentos e polir os cilindros me iria resolver o problema, (ele pensado que era só o desgaste dos segmentos) mas depois de tudo desmontado verificou-se que não dava que iria ficar com o mesmo problema porque o bloco já estava com uma desgaste considerável então dai a retificação e ao retificar tem que levar pistons e segmentos (maiores passou para 0,10)....

Só para acrescentar os pistons e os segmentos que saíram da minha carrinha estavam em ótimo estado....
E agora vamos há explicação de todo este problema que é o seguinte o bloco do motor não tem cabedal para aguentar os pistons e segmentos (exemplo é como tivesse alumínio a raspar em ferro)

tentei explicar mais ou menos espero que entendam, qualquer duvida desponham...
Abraço

desculpa que te diga mas essa explicação não me convence, pois ao haver desgaste nas camisas tem obrigatoriamente que haver desgastes noutros componentes, tais como segmentos e marcas nos pistons .
e isso do bloco não aguentar, então qual a explicação para vários M9R que conheço acima dos 300 mil km sem qualquer problema ? a unica coisa que me ocorre é o unico dado variavel, oleos utilizados diferentes e de fraca qualidade então. Se os blocos são iguais, tudo é igual , apenas muda os oleos

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #154 em: 26 de Abril de 2013, 13:27 pm »
Voltamos ao mesmo: O óleo é a única variável :)

Claro além do utilizador  :laugh:

Offline raposoares

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #155 em: 26 de Abril de 2013, 18:59 pm »
desculpa que te diga mas essa explicação não me convence, pois ao haver desgaste nas camisas tem obrigatoriamente que haver desgastes noutros componentes, tais como segmentos e marcas nos pistons .
e isso do bloco não aguentar, então qual a explicação para vários M9R que conheço acima dos 300 mil km sem qualquer problema ? a unica coisa que me ocorre é o unico dado variavel, oleos utilizados diferentes e de fraca qualidade então. Se os blocos são iguais, tudo é igual , apenas muda os oleos

Artur podes toda a razão do mundo eu só te dei a explicação que me deram isto é a opinião do mecânico agora se ele tem razão não sei eu não sou nenhum entendido na matéria mas por essa ordem de ideias como é que explicas o seguinte: Trabalho numa empresa que tem 22 Renault Clios de 2006 todas elas a rondar os 200.000km e 7 delas os motores já foram retificados por partiram os bronzes sempre assistidas na marca os motores não são todos iguais????? :huh:

Abraço 

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #156 em: 27 de Abril de 2013, 01:00 am »
facil, há bronzes que sofrem desgaste acentuado e rodam sobre a cambota, provocando danos na cambota e motor . Nada a ver com o assunto que estamos aqui a falar . Alem de que existe tambem a variavel de quem conduz e como conduz .

Offline Caracol

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Guimarães
  • ...
  • Garagem : Megane II break 2.0 dci 150cv
« Responder #157 em: 27 de Abril de 2013, 12:56 pm »
seja como for, uma coisa estou de acordo com o raposoares em relação a esta versão. Poucos são os veículos neste forum com motor 2.0, e praticamente todos os de 150 têm algo em comum. No caso do meu, tive exactamente o mesmo problema que o raposoares. Pistões relativamente bons e bloco nas lonas. E garanto que não foi devido ao óleo ou da minha condução.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #158 em: 27 de Abril de 2013, 20:39 pm »
O meu começou a ter esse problema de arranque por volta dos 100mil, tem agora 127mil Klm.

Levou oleo ELF Evolution SXR 5w40 até por volta dos 75 mil e tem levado até agora o Visco 7000.

As mudanças sao sempre feitas entre os 12 e os 14mil Klm.

A conduçao esforçada(para estragar) nestes 2.0 de 150 cv  nao é facil de se fazer, pois eles até á 3ª velocidade nao sobem facilmente de rotaçao, sao um pouco pesadoes, tanto que é muito dificil tentar faze-los patinar em arranques,  depois disso tambem devido ás limitaçoes de velocidade das estradas, nao se consegue andar muito acima das 3000 rpm's...
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Duarte_RO

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
« Responder #159 em: 07 de Maio de 2013, 11:51 am »
Boas,

Como possuo também uma laguna com a mesma motorização (2.0 dci 150cv), tenho estado a acompanhar este tópico desde o inicio, porque a minha carrinha também tem os mesmos sintomas que aqui mencionam e sinceramente está-me a assustar a forma de resolução desse problema.. A carrinha tem neste momento cerca de 100mil km..
O que mais me intriga é que se fosse falta de compressão o motor não custaria a pegar também em quente?
A minha em frio quando pega deita sempre um fumo meio branco, mas não deita fumos pela vareta nem nada disso..
O que acho um pouco fora do normal é um ligeiro assobiar do turbo e um tac tac que o motor faz quando está ao relantim...

Até encontrar este tópico nunca me preocupei com nada disto, mas agora sinceramente não sei se me debruce sobre a resolução deste problema ou se deixe andar...

Cumprimentos a todos

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #160 em: 07 de Maio de 2013, 12:08 pm »
Duarte_Ro  disse: "O que mais me intriga é que se fosse falta de compressão o motor não custaria a pegar também em quente?"

E eu volto a dizer como ja disse mais atras: entao se eu esperar 5 segundos depois de apagar as luzes da igniçao ele pega logo, se fosse falta de compressao nao era por esperar 5 segundos que ía resolver o problema.
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Duarte_RO

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #161 em: 07 de Maio de 2013, 12:19 pm »
alvaro carvalho: antes de colocar a trabalhar em frio carrego sempre 1 vez no start sem colocar o pé no travão, já para deixar efetuar primeiro e supostamente o pré aquecimento atuar. Só à 2ª é que coloco o pé no travão para ele pegar e faz a mesma coisa e até já experimentei à 3ª... em frio ela custa sempre a pegar.. A carrinha fica sempre em garagem e as temperaturas lá rondam sempre os 12ºC... Daí a minha preocupação..

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #162 em: 07 de Maio de 2013, 12:29 pm »
Pois, o meu desde que espere 5 segundos, pega logo. Tenho a sensaçao que a resistencia desliga cedo demais...

Ando com vontade de mudar o relé de pré aquecimento, para ver se melhora, mas como ainda custa bastantes euros, ando a ler por aí pelos foruns a ver se alguem tem a certeza de qual será o problema.

No forum clube laguna2 espanhol tem muita gente a queixar-se do mesmo.
Ainda anteontem apareceu mais um.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #163 em: 07 de Maio de 2013, 12:35 pm »
Duarte_RO, é assim, quando temos um problema, o melhor é actuar o mais rapidamente possível, pois mais tarde os estragos vão sempre ser maiores.

Esta situação é complicada, porque há vários factores em causa. Os motores diesel para começarem a trabalhar, é necessária a inflamação do diesel , que só se dá a uma determinada temperatura. É a conjugação da compressão e a temperatura do ar ajudada pelas velas de aquecimento, que se atinge essa temperatura. Se houver a falha de um destes factores será mais difícil a colocação do motor a trabalhar, isto nos motores convencionais, pois nos motores mais recentes  quase que não é necessário o aquecimento pelas velas.
No teu caso, convém verificares o estado das velas pois elas podem não estar boas, quem diz as velas diz também o modulo que controla o tempo que estão ligadas.

A quente, o arranque é sempre mais fácil, pois as temperaturas dentro do motor já por si são mais altas.

Offline Duarte_RO

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #164 em: 07 de Maio de 2013, 12:49 pm »
Obrigado a todos pelas respostas..

O que eu estou a ver é que se meter o carro no mecânico, vão trocar uma série de coisas e provavelmente vai ficar no mesmo. Está-me a custar um pouco isso, sem perceber com exactidão o que origina isto.. Também tenho acompanhado o forum espanhol e lá aparecem bastantes relatos deste problema...

É pena porque isto é um carro excelente em todos os aspectos e este "pormenor" está a deixar a sua fiabilidade em causa..