Autor Tópico: [Laguna II] Algumas dúvidas  (Lida 17004 vezes)

Offline vit77

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Faro
    • ChipCare
[Laguna II] Algumas dúvidas
« em: 31 de Março de 2010, 18:57 pm »
Boas malta.

Hoje quando abri o capo ví que ao pé do turbo (presumo eu que seja essa a peça), do lado oposto da ligação da EGR, existe uma outra peça, e ela estava com algum óleo em cima. Também o tubo que sai do turbo e vai para o intercooler tinha algum oleozito.. Será que é algo relevante? O carro em questão é um Laguna II 2.2dCi.

Seguem-se então as fotos:

Outra coisa que reparei também, foi ao tirar o apoio do fole da manete de mudanças, onde liga a manete à caixa também tinha algum oleozito, será que esse é apenas para lubrificação?

Obrigado à todos :)

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Renault Laguna 1.9dci com açucar e Clio 1.9dti
Re: [Laguna II] Algumas dúvidas
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2010, 11:51 am »
Boas...Na manete de mudanças é massa de lubrificação, na zona do motor se isso for na borboleta de admição pelo menos nos 1.9 acontece em todos...
« Última modificação: 02 de Maio de 2010, 16:50 pm por urui »
Renault...o disign deixa-as a babar da junta

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 02 de Maio de 2010, 15:11 pm »
Boas...Na manete de mudanças é massa de lubrificação, na zona do motor se isso for na burboleta de admição pelo menos nos 1.9 acontece em todos...

Borboleta de admição? num carro a diesel? andam por aí uns conceitos um pouco trocados...

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #3 em: 02 de Maio de 2010, 16:50 pm »
Boas...Na manete de mudanças é massa de lubrificação, na zona do motor se isso for na borboleta de admição pelo menos nos 1.9 acontece em todos...

Borboleta de admição? num carro a diesel? andam por aí uns conceitos um pouco trocados...

Não lhe devo estar a chamar o nome certo, nos motores diesel como se chama aquela peça que está por cima da EGR?

Xmarine

• Visitante
« Responder #4 em: 02 de Maio de 2010, 17:27 pm »
depende do carro...normalmente é a caixa de filtro de ar ou tubagens de admição, em alguns carros, nessa zona tem também a MAF.

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #5 em: 02 de Maio de 2010, 19:06 pm »
eu estou a falar do motor 1.9 dci que vem no laguna, por cima da valvula EGR está uma peça preta que liga a tubagem á admição, essa peça tem lá dentro uma borboleta que abre e fecha, eu estáva convencido de que se chamava borboleta de admição  :huh:

Xmarine

• Visitante
« Responder #6 em: 02 de Maio de 2010, 19:21 pm »
eu estou a falar do motor 1.9 dci que vem no laguna, por cima da valvula EGR está uma peça preta que liga a tubagem á admição, essa peça tem lá dentro uma borboleta que abre e fecha, eu estáva convencido de que se chamava borboleta de admição  :huh:

é parecido com isto?

É a MAF, medidor de massa de ar. Dá informação à centralina da massa de ar por unidade de tempo que entra para o motor.

Os dci's que não teem MAF, trazem 2 sensores que servem para o mesmo: o sensor de pressão no colector de admição e o sensor de temperatura do colector de admição.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #7 em: 02 de Maio de 2010, 21:30 pm »
essa peça que está na foto junto do turbo , se não estou em erro , é a valvula cut off , faz parte do funcionamento do turbo

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #8 em: 02 de Maio de 2010, 22:38 pm »
Boas...Na manete de mudanças é massa de lubrificação, na zona do motor se isso for na burboleta de admição pelo menos nos 1.9 acontece em todos...

Na peça assinalada com a seta tem uma borboleta da adissao, pelo menos no meu 2.0 dci ,tem.

[IMG=http://img25.imageshack.us/img25/2963/pingodeoleo2.jpg][/IMG]

Uploaded with ImageShack.us
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Xmarine

• Visitante
« Responder #9 em: 02 de Maio de 2010, 23:15 pm »
Não confundam as coisas.

Borboleta de admissão é esta peça :

Que nos carros a gasolina mais antigos é actuada pelo cabo do acelerador, nos mais modernos, é por um solenoide ou um pequeno motor electrico ligado a centralina. E serve nem mais nem menos para acelerar o motor.

Noc carros a diesel, para acelerar o motor, o cabo de acelerador ou a centralina actuam directamente na bomba injectora.

Essa peça que assinalaste parece ser a EGR, mas não consigo perceber muito bem para ter a certeza pois não se vê bem de que lado do motor estamos.
 Mas que não se chama borboleta de admissão, não se chama de certeza, pelo simples facto de nenhum carro a diesel a ter.

Perceberam agora?

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #10 em: 03 de Maio de 2010, 11:31 am »
Essa borboleta serve p cortar o ar q vem do intercooler e consequentemente desligar o motor.
A partir dali o ar vai p os cilindros misturado-quando é necessario-com o ar quente q vem pela egr.

Essa borboleta é igual a essa  q puseste na imagem, mas claro q tem outra funçao.
 Cumptos

Vê aqui no manual do mecanico:
(Mariposa de admision de aire=borboleta de admissao de ar)

Uploaded with ImageShack.us
« Última modificação: 03 de Maio de 2010, 11:51 am por alvaro carvalho »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #11 em: 03 de Maio de 2010, 14:01 pm »
É essa mesmo Alvaro...mas no motor 1.9 é um pouco diferente, fica por cima da EGR, como a peça é parecida no modo de funcionamento a uma borboleta de admissão, pensei que se chama-se assim...em resposta ao vit77 por causa dessa mesma peça estar suja de oleo eu disse que nos 1.9 dci é normal e nunca vi nenhum que não tivesse oleo. Mas como raio se chama isso  :huh:

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #12 em: 03 de Maio de 2010, 14:21 pm »
Mais explicito ainda:

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 03 de Maio de 2010, 14:23 pm »
É essa mesmo Alvaro...mas no motor 1.9 é um pouco diferente, fica por cima da EGR, como a peça é parecida no modo de funcionamento a uma borboleta de admissão, pensei que se chama-se assim...em resposta ao vit77 por causa dessa mesma peça estar suja de oleo eu disse que nos 1.9 dci é normal e nunca vi nenhum que não tivesse oleo. Mas como raio se chama isso  :huh:

Qual é o modelo do teu 1.9 p ver se descubro mais?

É o f9Q?

Offline urui

• 1.6 TCe
  • *
« Responder #14 em: 03 de Maio de 2010, 23:53 pm »
acabei de perguntar ao meu mecanico que é da renault ... chama-se borboleta abafadora...quando se para o carro a borboleta fecha para o motor ter uma paragem mais instantania. podem experimentar se tiverem o carro a trabalhar e a fecharem "emporrar o mecanismo com o dedo" cortam a entrada do ar e ele vai praticamente a baixo...parece que por vezes o mecanismo exterior que a faz fechar é preso com 2 pequenos parafusos que por vezes se desapertam a borboleta fica fechada e o carro não pega ou então esta-se sempre a ir a baixo.