Autor Tópico: Problema climatização  (Lida 42521 vezes)

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
Re: Problema climatização
« Responder #30 em: 14 de Outubro de 2013, 17:27 pm »
@abeirokid... meu laguna apesar marcar temperatura correcta no interior (e ter gás) sempre fez pouco frio... alguma sugestão uma vez que andaste ás voltas com esse problema? teu caso ficou resolvido? obg

Offline abeirokid

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault Laguna Break 1.9dCi
« Responder #31 em: 15 de Outubro de 2013, 10:39 am »
Eu até agora com o AC nunca tive problemas ;) Só quis indicar que consoante a temperatura e em automático ele liga ou não o AC, como próprio testei e vi no manual. A minha Laguna no mínimo que penso que sejam 16°, faz um bom frio. Apesar de não estar muito dentro do assunto, não poderá ser uma fuga no sistema de AC? Tubagem entupida? Ou até mesmo o motor do AC com força insuficiente?

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #32 em: 15 de Outubro de 2013, 11:16 am »

Pois eu nao sei qual será origem do "problema" a verdade é que eu tb tenho que meter a 16º e mesmo assim o "arrefecimento" nao é suficientemente "fresco".

Caso existam peças "chave2 que possam ser testadas agora era a altura certa e por isso pedi ajuda!

Talvez alguem possa dizer algo mais concreto!

Obg qualquer maneiras

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #33 em: 15 de Outubro de 2013, 16:55 pm »
Epa o sensor de temperatura exterior é para enfeitar e para o condutor quando chega ao destino dizer para os restantes:

"Obrigado a todos por viajarem com a nossa companhia. Desde já a EUROPCAR quer oferecer aos nossos tripulantes um desconto de 10% nas viaturas. Estão 30ºC exteriores, um sol bem bonito no céu. Esperemos que tenham gostado de viajar connosco, até breve" :laugh:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #34 em: 15 de Outubro de 2013, 17:47 pm »
Temperatura exterior é secundário, importante é como conseguir fazer frio... refrescar o interior que por algum motivo não consigo e era nesse aspecto que procurava algumas indicacoes.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #35 em: 15 de Outubro de 2013, 18:07 pm »
Sensor de temperatura interior. Costuma estar junto do espelho central ;) O problema deve estar aí :)

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #36 em: 15 de Outubro de 2013, 18:13 pm »
Esse sensor eu ja verifiquei e disseram que estaria "bom" caso a ventoinha estivesse a funcionar!

Desmontei espelho e ventoinha trabalhava... mas nao sei se está bom ou não.

Costuma avariar este sensor? Qual o preço e nome peça correcta para tentar obter uma?

Obg

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #37 em: 15 de Outubro de 2013, 18:21 pm »
O facto da ventoinha trabalhar não implica directamente que o sensor esteja bom. Vamos lá a ver, a ventoinha funciona numa de fazer com que o ar circule até ao sensor para que este possa detectar rapidamente a temperatura no interior do carro. Vê os sensores dos clio's III ou megane II sem essa dita ventoinha, costumam ser mais fiaveis :)

ref: 8200429445 (nao encontro a referencia so do sensor, contudo esta tampa aparece com o sensor logo embutido nos esquemas, pelo que é possivel que já o traga incluido)
Preço: cerca de 20€ + iva

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #38 em: 15 de Outubro de 2013, 19:27 pm »
Consegue enviar-me um novo, pago por TB

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #39 em: 15 de Outubro de 2013, 20:02 pm »
oi? dei-te a referencia renault, vai á marca e safa-te lol

Offline rjafonso

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #40 em: 15 de Outubro de 2013, 20:09 pm »
E agradeço bastante, irei faze-lo! Obg

Xmarine

• Visitante
« Responder #41 em: 15 de Outubro de 2013, 23:52 pm »
Os esquemas mostram os fios que existem na cablagem do carro, se entre o esquema do A.C. e o sensor, visor ou rádio, não houver nenhuma ligação, não existe fio, por isso nestes carros ainda não existem ligações sem fios entre os componentes.
Outro exemplo, o modulo do A.C. tem vários botões, para aumentar a temperatura, para baixar, aumentar a rotação da ventoinha, etc, e no entanto é representado como um só componente, o mesmo acontece com o sensor de temperatura exterior e interior, se tiver integrado num outro componente , cuja ficha seja a mesma, pode vir só representado com um só componente.

Está aqui uma confusão do caraças. Mas vou-te só fazer umas perguntas. Porque raio a central do AC auto tem ligação can-bus? será só para fazer diagnóstico? E porque será que o sensor de temperatura está ligado a UCH directamente?

No meu clio, só ha pouco tempo fiz a ligação do sensor de temperatura exterior ao AC (neste sim, tem um fio directo que vem com sinal codificado pelo sistema de GPS ou pelo display do rádio). Porque raio é que antes ele não ligava a reciclagem sozinho e agora depois de ligar o sensor liga a reciclagem sozinho quando a temperatura interior é superior à exterior?

Porque é que se eu entrar com a máquina de diagnóstico na climatização consigo ver o valor da temperatura?
Se dizem que o sinal não chega lá.... devo estar a ficar maluco.... ou então é a clip que não presta...

Falaste bem a temperatura exterior influencia mas o sensor de temperatura não. Exemplo num dia de calor 35ºC cá fora dentro do carro estarão mais logo o ac liga logo ;)

WTF? Tu leste bem o que escreveste? É que eu li várias vezes e não percebi... Então a temperatura exterior que influencia, como dizes, é lida com o quê? Com um sensor que não influencia??? LOOOOOOOL

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #42 em: 16 de Outubro de 2013, 01:01 am »
Xmarine, uma correcção. Na parte em que dizes que estás a ficar maluco... Estás enganado, tu já és maluco há muito tempo! Só descobriste agora?

Xmarine

• Visitante
« Responder #43 em: 16 de Outubro de 2013, 02:20 am »
Absolutamente correcto ;)

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #44 em: 16 de Outubro de 2013, 10:32 am »
Falaste bem a temperatura exterior influencia mas o sensor de temperatura não. Exemplo num dia de calor 35ºC cá fora dentro do carro estarão mais logo o ac liga logo ;)

Xmarine, lê outra vez. Eu quis dizer que o sensor exterior não influência com o AC, ou seja, se no exterior estiver muito calor exemplo 35ºC, no interior certamente vai estar mais calor certo?? Logo o AC irá deitar frio!!!! E podes ter o sensor exterior  estragado que vai deitar frio na mesma porque o calor no interior do carro, medido com o sensor que se encontro no espelho retrovisor, o irá confirmar.

E para quem diz que o sensor exterior influência faz o seguinte:

errado, o ac trabalha com os sensores interiores, o exterior serve apenas para consulta de informação e auxilo de melhor regulação por parte do utilizador , da temperatura interior. Experimenta colocar o carro num ambiente exterior de temperatua negativa, dá lhe com o calor de um secador no cabelo e vais ver se o compressor liga ou não . Se não ligar, substitui o sensor interior

E até posso dizer que fiz o que o Artur mencionou, mais coloquei o secador no sensor exterior e o comportamento do AC nada alterou, ao colocar calor no de dentro ai sim o comportamento do AC alterou-se logo!!!!