Autor Tópico: Conselhos revisão Clio II RN 1.2 (ano 2000) 180mil kms  (Lida 14679 vezes)

Offline jmnp

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II 1.2 RN (2000)
Conselhos revisão Clio II RN 1.2 (ano 2000) 180mil kms
« em: 02 de Maio de 2013, 11:48 am »
Bom dia,

Amanhã levo o meu Clio II 1.2 RN para uma revisão dos 180000 kms + pré-inspecção (vai à inspecção em maio) + algumas reparações, queria ter a vossa opinião sobre o que é imperativo verificar. Deixo aqui algumas informações:

Reparações necessárias
:
- provável problema de rolamentos gripados nas rodas traseiras (como referido neste  tópico: http://www.renaultpt.com/index.php?PHPSESSID=248781740b1ba9ec1b8ea1b6d86f10c8&topic=13117.0)
- SERV + AIRBAG sempre ligados, portanto diagnóstico para prever e provável mau contacto debaixo do assento passageiro frente
- electricidade portas de trás: as portas de trás muitas vezes não reagem ao comando de fecho e abertura à distância.

Revisão. Quando comprei o carro, tinha 160000 kms, algumas coisas mandei eu fazer (acima dos 160000 como é óbvio), as restantes abaixo de 160000 kms foram mandadas fazer pelo anterior dono (sem facturas que o comprovem):
- levou pneus novos aos 158000
- levou correia de distribuição aos 120000
- levou óleo 10W40 aos 171000 (na Midas)
- levou filtro óleo aos 171000 (na Midas)
- levou velas novas aos 177000
- travões: discos mudados aos 158000, pastilhas não sei, óleo não sei. De notar que de vez em quando (mas só de vez em quando) as rodas da frente chiam quando travo
- “filtros sempre mudados”, disse-me o anterior dono do carro
- amortecedores não sei se já foram trocados, não é suposto a cada 40 ou 60000?
- a bateria tem cerca de 2 anos, teve recentemente um problema de falta de água
- líquido radiador foi trocado aos 120000
- filtro habitáculo trocado aos 120000 mas o tablier e o pára-brisas (mais a maquineta do Via Verde) ficam com manchas pretas, no tablier que já é preto é mais pelo aspecto colante que se nota, e se deixar um papel no tablier o papel fica todo manchado.

Há alguns aspectos importantes para referir na revisão? O que acham e aconselham? Vai sair caro, não vai?  :cool:
A revisão será feita no Auto Cambota na Póvoa de Stº Adrião.

Obrigado
Cumps

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Conselhos revisão Clio II RN 1.2 (ano 2000) 180mil kms
« Responder #1 em: 02 de Maio de 2013, 21:53 pm »
Quanto ao problema do airbag, se for das fichas dos bancos, mais vale mandar soldar os fios ou então colocar terminais.
Por exemplo, destes

Em relação às portas, pode ser os mecanismos das fechaduras a precisarem de ser limpos e lubrificados.

E se fores lá à Autocambota via fórum beneficias da parceria com o fórum ;)

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #2 em: 03 de Maio de 2013, 08:39 am »
Bom dia,

Amanhã levo o meu Clio II 1.2 RN para uma revisão dos 180000 kms + pré-inspecção (vai à inspecção em maio) + algumas reparações, queria ter a vossa opinião sobre o que é imperativo verificar. Deixo aqui algumas informações:

Reparações necessárias
:
Revisão. Quando comprei o carro, tinha 160000 kms, algumas coisas mandei eu fazer (acima dos 160000 como é óbvio), as restantes abaixo de 160000 kms foram mandadas fazer pelo anterior dono (sem facturas que o comprovem):
- levou pneus novos aos 158000 - Procura um número com quatro dígitos em cada pneu e ficas a saber a data de fabrico. Os dois primeiros indica a semana e os dois últimos, o ano. Ex: 4509 - Semana 45 do ano 2009
- levou correia de distribuição aos 120000 - Se não tens provas, convém trocá-la pois é algo muito importante.
- levou óleo 10W40 aos 171000 (na Midas)
- levou filtro óleo aos 171000 (na Midas)
- levou velas novas aos 177000
- travões: discos mudados aos 158000, pastilhas não sei, óleo não sei. De notar que de vez em quando (mas só de vez em quando) as rodas da frente chiam quando travo Pode ser da qualidade do material. Passa o dedo do interior para o exterior do disco a ver se tem um rebordo muito alto.
- “filtros sempre mudados”, disse-me o anterior dono do carro Mais uma vez troca-os se não tens provas. Até são baratos
- amortecedores não sei se já foram trocados, não é suposto a cada 40 ou 60000? Tão pouco não. Abana o carro e vê se estabiliza logo ou fica a abanar. Se ficar a abanar, é porque necessita de amortecedores.
- a bateria tem cerca de 2 anos, teve recentemente um problema de falta de água
- líquido radiador foi trocado aos 120000 Como está a cor do liquido no vaso? Se estiver castanho é mau sinal
- filtro habitáculo trocado aos 120000 mas o tablier e o pára-brisas (mais a maquineta do Via Verde) ficam com manchas pretas, no tablier que já é preto é mais pelo aspecto colante que se nota, e se deixar um papel no tablier o papel fica todo manchado. Isso é filtro que se deve trocar todas as revisões. Deve estar cheio de porcaria. Fica debaixo do plástico das escovas do lado do passageiro.

Há alguns aspectos importantes para referir na revisão? O que acham e aconselham? Vai sair caro, não vai?  :cool:
A revisão será feita no Auto Cambota na Póvoa de Stº Adrião.

Obrigado
Cumps

Respostas a bold

Offline jmnp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 03 de Maio de 2013, 10:35 am »
Obrigado pelas respostas,

Pronto, já deixei o carro na Auto Cambota, fui muito bem atendido, a ver vamos o que me dizem depois. Realmente, o problema do SERV e Airbag, disseram-me que iriam pôr terminais, também vão mudar os filtros. Vão examinar isto tudo que eu disse. O teste dos amortecedores já o fiz várias vezes ultimamente e não parecem ter problemas.

Obrigado, depois ponho mais informações no tópico das revisões.
Cumps

Offline jmnp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 06 de Maio de 2013, 17:20 pm »
Boa tarde,

Dando seguimento a este tópico que abri há uns dias, gostaria de ter a opinião dos mais entendidos. O carro ainda se encontra na oficina, entretanto já tenho um orçamento. Aqui vai:

- óleo 10W40, 68 euros para 4 litros
- anilha 1,70 euro
- líquido lava-vidros 2,14 euros
- filtro óleo 11,70 euros
- filtro ar 20 euros
- combine 23 euros (não me lembro bem o que é)
- kit distribuição 92 euros
- bomba de água eqp 100202 - 88 euros
- anticongelante 5 litros (?) 32 euros
- correia 12 euros
- correia alternX65 12 euros
- kit rolamentos (x2) 136 euros (rolamentos gripados, os dois atrás)
- tubo (para resolver fuga bomba de água) 42 euros
- junta tor 28-36x4 (não me lembro o que é) - 4 euros
- abraçadeira hop 5 11-18 - 3 euros
- apoio caixa 37 euros (o motor abana, o apoio está partido)
- apoio susp escape 20 euros (uma peça de
- lâmpada 12V21 5 luzes 1,55 euro
- escovas trás e frente total 16 euros
- mão de obra 8 horas = 280 euros (35 euros/hora)

Total incluindo IVA 1112 euros

Agora, algumas perguntas:
1) o preço total parece justo, e os diversos preços intermediários também?
2) o óleo foi trocado aos 171 mil kms (outubro 2012), agora para trocar o filtro do óleo é realmente necessário trocar o óleo também?
3) conheço a pessoa que me vendeu o carro e garante-me que trocou a correia de distribuição aos 120 mil, mas não a correia de acessórios. Na oficina disseram-me que a correia de acessórios está em mau estado e é de origem, e pensam (sem terem desmontado) que provavelmente a de distribuição é de origem. É sempre necessário trocar as duas ao mesmo tempo? Se a correia foi realmente trocada, posso não mandar pôr o kit de distribuição, não é?
4) são realmente necessárias 8 horas para isto?
5) com a inspecção obrigatória a aproximar-se, e tendo em conta a segurança do automóvel e passageiros, há coisas que posso não mandar fazer nesta lista, de forma a reduzir um pouco a factura? (Para além das escovas que posso comprar, do líquido lava-vidros...)

Agradeço muito, desde já, a vossa ajuda, e fico ao vosso dispor para dar mais esclarecimentos se for preciso
Cumprimentos

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #5 em: 06 de Maio de 2013, 17:30 pm »
O kit de distribuição não deveria trazer já as correias?
Estou a achar a bomba de água cara mas se calhar até é o preço dela na origem. Bomba de água não convém poupar.
A mão de obra nem me parece exagerada. Trocar a distribuição dá trabalho e não apenas isso que eles têm que fazer no carro. Se achas que o orçamento é muito elevado para ti, faz num mecânico cá fora que te indiquem e seja de confiança.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 06 de Maio de 2013, 18:21 pm »
Visto seres de lisboa, até tens um parceiro do forum na zona da amadora - http://www.renaultpt.com/index.php?board=66.0 a quem podes pedir um orçamento.

A auto cambota também é parceira do forum, http://www.renaultpt.com/index.php?board=59.0 .

Quanto ao orçamento é assim, quando se troca uma, trocam-se as duas correias. Pois a correia de acessórios fica mais exposta e pode sofrer bastante com isso, se se troca a distribuição e não se troca a dos acessórios, é estar a deitar dinheiro À rua, é que se a correia dos acessórios partir,  o mais provável é depois precisares de trocar também a da distribuição, porque é frequente os resíduos da correia partida irem afectar a da distribuição.

Há certas coisas que podes evitar de comprar, por exemplo o liquido lava vidros, as escovas, o óleo e os filtros, visto ainda não ter feito um ano e só teres 10 mil km feitos, agora isto depende também da qualidade do óleo que foi colocado e se este ainda estiver em condições, podes fazer a revisão um pouco mais para a frente, tendo também em conta o tempo e km que a marca recomenda.
Quanto à tua duvida em relação ao óleo e filtro de óleo, quando se troca, troca-se sempre os 2.

Resumindo, o essencial para já é ter a certeza se a distribuição foi realmente trocada, reparar a fuga de agua, e resolver o problema dos rolamentos.
Se mexeres na tubagem da refrigeração do motor, quer seja para trocar a distribuição quer seja para reparar a fuga de água, vais ter que obrigatoriamente de trocar o liquido de refrigeração.
Quanto a preços parece-me razoável tendo em conta os trabalhos a realizar.

Z1gZa, à partida quando falamos em kit de distribuição estamos a contar logo com as correias, bomba de agua e tensor, no entanto pode ser facturado artigo a artigo, conforme aparece na lista apresentada.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #7 em: 06 de Maio de 2013, 19:07 pm »
Quanto aos valores estao todos dentro do normal sendo na origem.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #8 em: 06 de Maio de 2013, 19:09 pm »
Normalmente o kit não é composto por correias, rolamentos, tensores apenas? Pensei que a bomba de água era comprada à parte. E se eles cobram o kit, depois voltam a cobrar as correias? É isso que não entendo.

Offline Rui

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Alverca
  • Utilizador: Rui_N
  • Garagem : Megane III Sport Tourer 1.5 dCi
« Responder #9 em: 06 de Maio de 2013, 19:10 pm »

A auto cambota também é parceira do forum, http://www.renaultpt.com/index.php?board=59.0 .

Obrigado pelas respostas,

Pronto, já deixei o carro na Auto Cambota, fui muito bem atendido, a ver vamos o que me dizem depois. Realmente, o problema do SERV e Airbag, disseram-me que iriam pôr terminais, também vão mudar os filtros. Vão examinar isto tudo que eu disse. O teste dos amortecedores já o fiz várias vezes ultimamente e não parecem ter problemas.

Obrigado, depois ponho mais informações no tópico das revisões.
Cumps

:laugh: :laugh:
A Sucata consome isto:  Spritmonitor.de" border="0 :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 06 de Maio de 2013, 20:03 pm »
O que eu quis dizer, era para ele aproveitar os descontos da parceria com o fórum ;)
Como o jmnp não referiu se tinha ou não aproveitado a parceria com o fórum, referi outra vez a pareceria.
Que ele lá tinha ido eu percebi logo à primeira, por isso é que referi duas vezes a auto cambota.

E se fores lá à Autocambota via fórum beneficias da parceria com o fórum ;)

Depende dos modelos, Z1gZa.
Normalmente, principalmente nos carros mais novos, quando se troca a correia, já está incluída a troca da bomba de água.
Nos modelos mais antigos, não era prática trocar a bomba, então referia-se só ao kit da distribuição, as correias e o tensor.
Para os modelos mais recentes como se troca sempre a bomba de água, esta passou a fazer parte do dito kit.
No entanto é prática facturar artigo a artigo, e pelo valor do kit que está na lista quase de certeza que corresponde ao tensor.
« Última modificação: 06 de Maio de 2013, 20:21 pm por rodinhas »

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #11 em: 06 de Maio de 2013, 20:23 pm »
Eu desisti de rolamentos de origem.. Uns bons de outra marca são menos que metade e duram tanto ou mais... 136€ por 2 rolamentos é muita fruta... Com esse preço colocava nos 4 carros atrás

Offline jmnp

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 06 de Maio de 2013, 21:20 pm »
Ena, tantas respostas, este fórum é uma maravilha, obrigado a todos  :happy:

Resumindo e concluindo, tendo em conta as informações seguintes:
- tenho uma viagem a Aveiro no próximo fds e os rolamentos preocupam-me (é mesmo perigoso?),
- o carro vai à inspecção antes do final do mês,

e tendo em conta as vossas dicas, penso fazer o seguinte:

- ver numa oficina perto de casa se me podem pôr rolamentos mais baratos que os de origem (confio bastante na Multishop do Olivais Shopping, sempre me pareceram honestos e competentes)
- trocar apenas as correias de acessórios e do alternador, pois confio no que me disse o anterior dono do carro, que já conheço, não se trata de um desconhecido qualquer (neste caso prevejo a troca da correia de distribuição mais para a frente, talvez quando o carro chegar aos 210/220 mil kms)
- esperar mais um pouco para o filtro de óleo e mudança de óleo que não têm 10 mil kms completos ainda
- escovas: a mim parece-me que estão em bom estado, têm cerca de um ano (foram trocadas em finais de maio de 2012), mas se for para trocá-las parece-me que fica ao mesmo preço que as do Continente, não?
- tratar da bomba de água, tubagem, apoio do motor e apoio do escape
- ao tirar a distribuição da lista de reparações, diminui-se a mão de obra para quantas horas, 4 horas?
- na inspecção há algum procedimento que permita verificar o estado da correia?
- no total, chego a diminuir o orçamento para menos de 600 euros.

O que acham?

Não é que não queira tratar bem o carro, mas assim de repente é muita fruta e algumas coisas podem ser feitas um pouco mais tarde - digo eu que não entende muito destas coisas.

Mais uma vez obrigado pela ajuda. E obrigado Rodinhas pela indicação da parceria, por acaso não fiz nenhuma referência mas amanhã falo com o Sr. Pedro, a ver se obtenho um desconto.

Cumprimentos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 06 de Maio de 2013, 21:48 pm »
Atenção também aos anos que a correia da distribuição tem, e não deixes para a ultima, se antecipares uns 20 mil km não perdes nada.
Na inspecção não vêem nada disso ;)
Se não estou enganado, o motor tem um plástico de protecção que se pode retirar e dá para ver como está a correia, não dá para fazer um diagnóstico 100% fiável, mas dá para ver se tem dentes gastos ou se apresenta sinais de estar muito ressequida.

Sim, se não trocares a correia de distribuição a redução de horas andará nessa casa.

Como já tinha dito antes, se precisares sempre podes recorrer aos parceiros do fórum, que são da confiança de todos nós  :wink: e ainda usufruis de descontos.

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #14 em: 06 de Maio de 2013, 23:11 pm »
ninguem te vai trocar a bomba de agua e montar a mesma correia de distribuição....
alem disso, não poupas dinheiro, gastas em mão de obra 2 vezes pois correia de distribuição trabalha com a bomba de agua ....