Autor Tópico: Fecho da mala não tranca  (Lida 10174 vezes)

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: EZ
  • Garagem : Renault Clio Billabong
Fecho da mala não tranca
« em: 06 de Maio de 2013, 09:33 am »
Bom dia pessoal!

Já andei a pesquisar nos arquivos mas não encontrei nada que seja textualmente o que me aconteceu, se bem que poderá ser a mesma coisa.

Nos últimos dias tenho notado que o meu Clio 2.2, aos trancar as portas via comando, a mala demorava umas fracções de segundo a mais a fazer o mesmo. Ontem durante o dia, por uma ou duas vezes não trancou de todo (ainda bem que costumo confirmar se as portas ficam mesmo fechadas) e, à noite já não trancava de todo.

Segundo vi, no db do rodinhas http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg171355#msg171355 e li sobre assunto noutros tópicos, é comum acontecer o mecanismo falhar.
Antes de desfraldar a porta, gostava de saber só se haverá por aí alguma alma sapiente  :angel: que me consiga dar uma dica/palpite/conselho pois o meu fecho da mala não simplesmente morreu como nos casos que eu li, mas foi morrendo ao longo duns dias...

Cumprimentos a todos.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Fecho da mala não tranca
« Responder #1 em: 06 de Maio de 2013, 09:50 am »
Se calhar precisava de lubrificação e acabou por morrer. Acho que o melhor é mesmo pôr mãos à obra.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 06 de Maio de 2013, 10:46 am »
Tens aqui o DIY - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9873.0 Pode ser que tenhas a sorte de ser só problema na cablagem ;) ou ainda não ter partido o piclete, é que se partiu, vais ter que desembolsar uns €€ é que encontrar fechos desses usados e em bom estado é quase como encontrar uma agulha num palheiro.

Aproveita e depois lubrifica bem o fecho propriamente dito. Normalmente o que causa isso acontecer, é o tirante que vai ao fecho, não fica na posição correcta, e com o trancar/destrancar, acaba por fazer demasiado esforço no mecanismo levando-o a partir o piclete.

Offline Tó Lopes

• Qe soudades do meu clio!
  • 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Picha
  • toujour a bombeer
  • Garagem : Saframo 2.1 TD Alissé
« Responder #3 em: 06 de Maio de 2013, 15:13 pm »
su fexo da mala está com pobremas de trancar podes sempe tomar a opxao mais barata e colocar uns elasticos daqueles dos xinezes.

no outo dia comprei aqui no bazar da "Picha" 1.75€ um pacote  :smiley:

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 06 de Maio de 2013, 20:59 pm »
Tens aqui o DIY - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=9873.0 Pode ser que tenhas a sorte de ser só problema na cablagem ;) ou ainda não ter partido o piclete, é que se partiu, vais ter que desembolsar uns €€ é que encontrar fechos desses usados e em bom estado é quase como encontrar uma agulha num palheiro.

Aproveita e depois lubrifica bem o fecho propriamente dito. Normalmente o que causa isso acontecer, é o tirante que vai ao fecho, não fica na posição correcta, e com o trancar/destrancar, acaba por fazer demasiado esforço no mecanismo levando-o a partir o piclete.

Epah este DYI vem mesmo a calhar (nem sei como me escapou...).  :dance:

Agora ao final do dia pude desfraldar a porta e verifiquei a voltagem e estava correcta. Despistada a falta de DC verifiquei as tomadas que, após forçar o contacto da ficha e accionar o comando, reparei que o motor fez faísca e chegou mesmo a fazer fumo. Falta de lubrificação não me pareceu e a peça partida também não. Desliguei a tomada e fui a um electricista que me aconselhou a substituir a peça toda.
Rumo à Renault e comprei o fecho da mala novo. Amanhã monto isso  :spleep: e logo vejo se tem algo partido ou se foi mesmo só o motor que estava a fazer shunt ou isso...

Depois faço o follow-up do costume.

Cumprimentos e o meu agradecimento a todos os que deram conselhos!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 06 de Maio de 2013, 21:33 pm »
Deve ter sido o motor que queimou, também é problema frequente. Consegue-se encontrar na net motores para substituir.
A brincadeira ficou na casa dos 60€??

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #6 em: 06 de Maio de 2013, 23:19 pm »
desfraldar a porta ? a porta tem fraldas ? :S carros estranhos os vossos

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 07 de Maio de 2013, 11:18 am »
Deve ter sido o motor que queimou, também é problema frequente. Consegue-se encontrar na net motores para substituir.
A brincadeira ficou na casa dos 60€??

Qualquer coisa como isso: http://www.renaultpt.com/index.php?topic=3147.msg219392#msg219392

Eu supunha que até conseguisse arranjar algum motor para substituição no ebay ou isso (e ainda pretendo arranjar) mas como não posso deixar o carro sem a mala trancada enquanto trabalho, lá teve que ser...
E obrigado pelo link do video!

desfraldar a porta ? a porta tem fraldas ? :S carros estranhos os vossos

Felizmente ainda não precisa de fraldas, apesar da idade. Eu trato-o bem e ele porta-se bem sem grandes berreiros.  :grin:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 07 de Maio de 2013, 12:19 pm »
Sempre a podias deixar permanentemente trancada e abrias por dentro quando fosse necessário, mas por experiência própria, é uma grande trabalheira, e assim ficou como deve de ser, apesar de ainda serem alguns €€.
Houve um user que comprou uns motores para os fechos via ebay, mas não me recordo quem foi.

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 07 de Maio de 2013, 12:31 pm »
Yep, era chato ter que andar sempre a entrar pela mala para a destrancar, tendo em conta que a uso quase diariamente. Depois de trocar a peça vou pesquisar por motores, se encontrar óptimo, caso contrário passo na tasca à procura dessa alma caridosa...  :grin:

Que tal este lubrificante para o mecanismo? É a primeira vez que ouço falar de massa de lítio e até tinha a obrigação de conhecer  :embarrassed:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 07 de Maio de 2013, 12:38 pm »
Mas cuidado para não ir para a zona do motor, se não é mais outro que vai À vida  :laugh:
Eu conheço mas nunca usei, ainda não me deu para comprar.

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 07 de Maio de 2013, 12:45 pm »
Acho que me vou benzer antes de meter o lubrificante  :laugh:

Cumprimentos rodinhas!

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #12 em: 07 de Maio de 2013, 15:11 pm »
Houve um user que comprou uns motores para os fechos via ebay, mas não me recordo quem foi.

mrc

Offline hannibal

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 07 de Maio de 2013, 16:10 pm »
Obrigado!