Autor Tópico: [ajuda] Sofagem Scénic Luxe  (Lida 12947 vezes)

Offline PPtuga

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: aveiro
[ajuda] Sofagem Scénic Luxe
« em: 09 de Junho de 2013, 01:49 am »
Boas noites pessoal, como referi anteriormente, tornei-me proprietário de uma Renault Scénic à cerca de duas semanas atrás. Carrinha em óptimo estado. Mas vem-me com um pequeno problema que não consigo descodificar o que seja. Já vi e reli muitos tópicos acerca do assunto mas nenhum é igual ao meu problema. Ora bem segundo o vendedor, a carrinha andava com um problema no ar, não funcionava, o senhor em questão já não se encontra em PT já lá vai quase mais de um ano e como tal foi por intermédio de um primo que ele mandou a carrinha para arranjar o dito problema de sofagem. Segundo o Pai do vendedor (um senhor já com uma certa idade) disse que ela tinha levado uma peça nova e que já estava boa, pelo que consegui ver da peça, trata-se de uma peça em forma de cartucho cinza/preta, não sei do que se trata mas... Segundo ele trocaram isso e estava a andar de mota, a carrinha realmente funciona o ar e ar-condicionado mas no que se trata de vento, por amor de Deus até eu a sopra faço melhor. Ela consegue desembaciar pois aciona o ar-condicionado. Também consigo ter ar quente para o problema é que nada de vento nas "trombas"  :wink:

Pensei que se trata-se da ventoinha, que estivesse suja ou algo do género, pos já tive um Toyota Corolla que o defeito era esse, depois de abrir e limpar ficou como novo, mas agora aqui o meu mal é que não faço a porra da mínima aonde se situa a ventoinha da sofagem da Scénic. À dias fui até uma sucata e por sorte consegui ver mais ou menos como é a rapariga sem o tablier, aquilo penso eu e se não me engano tem umas duas comportas de ar do lado do passageiro e penso que uma do lado do condutor que são acionadas por um motor eléctrico que faz abrir digamos a comporta para o vento entrar ou não.

Não sei se estará relacionado, mas sempre que ligo a carrinha, do lado do condutor no tablier faz-me um barulho tipo trac-trac, mas passado tipo uns 30 seg. deixa de fazer e ando numa boa. Penso que deva para aí ser a comporta que faz entrar o ar para o Habitáculo que ou suja,ou solta, ou sei lá o quê esteja a fazer isso. Por acaso por aqui ninguém me pode dar umas luzes? Que tenha o esquema completo da sofagem ou que me possa indicar mais ou menos o circuito do ar da mesma.

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
Re: [ajuda] Sofagem Scénic Luxe
« Responder #1 em: 11 de Junho de 2013, 14:35 pm »
Se for de Ac automático e for esse cartucho que te referes isso é o que controla a velocidade da ventoinha da sofagem.
Se for o ventilador bem isso não tem arranjo so comprando um novo e no meu há 2 anos custou-me cerca de 200€+100€ de Mão de obra.

Offline bragas351

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 22 de Maio de 2014, 15:04 pm »
Boa tarde.
estou com um problema parecido, tenho uma renault grande scenic de 06/2005, e o que acontece é que nao sai ar forçado nem com o ac ligado. nao sai ar nenhum. já verifiquei os fusiveis e esta tudo ok.
alguem tem ideia do que possa ser?
cumprimentos
Obrigado a todos

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 22 de Maio de 2014, 15:08 pm »
E A e a ventoinha trabalha?

Offline bragas351

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2014, 15:15 pm »
sim a ventoinha trabalha
« Última modificação: 22 de Maio de 2014, 15:19 pm por luisnogueira »

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2014, 17:22 pm »
Viste os fusíveis no compartimento do motor também?

Offline bragas351

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2014, 18:18 pm »
vi. estao OK

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 23 de Maio de 2014, 02:07 am »
Se a ventoinha da sofagem trabalha, e não sai ar dentro do carro, é porque as condutas podem estar entupidas/obstruidas, ou há algum problema com o selector do ar.
Verifica o estado do filtro do ar do habitáculo, verifica se ao trocar as varais posições do selector de de zonas de saida do ar, se ouves barulhos fora do normal, ou se sai ar em alguma das zonas seleccionada.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #8 em: 23 de Maio de 2014, 08:12 am »
Quando falaste em ventoinha, estava a pensar na do radiador lool

Offline bragas351

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 23 de Maio de 2014, 11:07 am »
Se a ventoinha da sofagem trabalha, e não sai ar dentro do carro, é porque as condutas podem estar entupidas/obstruidas, ou há algum problema com o selector do ar.
Verifica o estado do filtro do ar do habitáculo, verifica se ao trocar as varais posições do selector de de zonas de saida do ar, se ouves barulhos fora do normal, ou se sai ar em alguma das zonas seleccionada.

peço desculpa. a ventoinha que verifiquei foi a do radiador. onde se encontra a da sofagem?
obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 23 de Maio de 2014, 12:17 pm »
No scenic não sei, mas se ela trabalhar na velocidade máxima deve ser audível ;), se não a ouvires, é provável que haja algum problema a nível do botão seleccionador de velocidade, resistência que faz a variação de velocidade ou mesmo no motor da sofagem. Tens que verificar componente a componente.

Offline scenick

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #11 em: 23 de Maio de 2014, 23:40 pm »
ou resistencia queimada (defeito geral) ou motor da sofagem nas lonas

Offline bragas351

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 18 de Junho de 2014, 14:39 pm »
Onde fica a resistencia ?
e o motor da sofagem onde fica? obrigado

Xmarine

• Visitante
« Responder #13 em: 18 de Junho de 2014, 20:15 pm »
A resistência fica junto ao motor da sofagem...

Algures por tras do tablier fica tudo isso.