Autor Tópico: barulho zona distribuição clio 2 1.2 16V  (Lida 16887 vezes)

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Porto
barulho zona distribuição clio 2 1.2 16V
« em: 19 de Julho de 2013, 22:03 pm »
Boa tarde gente,

Primeiro, sim, pesquisei pelo forum :) tirei algumas duvidas mas mantenho outras...

O barulho de que me queixo é este:

Renault Clio 1.2 16V D4F engine noise

é um barulho do lado esquerdo, na zona da distribuição. Um mecanico disse que precisa de desmontar a distribuição.

Alguem me consegue dar alguma ideia do que será?

Já passei por várias ideias: uma poli solta, uma poli partida, ajustamento das valvulas.. nada em concreto..

OS melhores cumprimentos e obrigado ;)

Offline EDGAARLIVE

• 1.0 SCe
  • *
  • Garagem : Twingo 1.2 1995 // Clio 2 1.2 16V
Re: barulho zona distribuição clio 2 1.2 16V
« Responder #1 em: 20 de Julho de 2013, 00:42 am »
Boas camarada...
Estas a falar desse barulho como se fosse algo tipo a "arrastar-se" ?

Isso parece-me ser a bomba de agua ...

Se for o assobio, que está sempre a tocar, o meu clio tambem faz isso... e trocou a correia nem a meio ano

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 20 de Julho de 2013, 01:29 am »
nao nao companheiro, é um barulho tipo um achincalhar, mas nao é metalico, mal se nota, mas ta la ;) outra teoria: esticador

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2013, 09:25 am »
Há quanto tempo, é que foi trocada a correia da distribuição, e quantos km o carro tem desde a ultima troca da distribuição?

Sente-se um ligeiro bater, mas não se percebe bem o que é, poderá ser o tensor da correia da distribuição com alguma folga, o que não é nada bom.
No entanto tenta verificar se realmente a origem do barulho vem de dentro da caixa que protege a correia de distribuição, ou se vem de outro sitio, por exemplo apoios do motor, protecções do motor a trepidar, etc.

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2013, 11:11 am »
Rodinhas, a correia foi trocada em 2009 e tem 35 mil km.. a questao é que nao se consegue definir exactamente de onde vem o chocalho, apenas que é do lado esquerdo e mais ou menos a meio, exactamente na zona da distribuição.. o meu mecanico diz que é na distribuição, mas nao sabe dizer com certeza o que é, só abrindo.

Não sei se é algo complicado ou nao e por isso se faço isso no mecanico ou se o levo à Renault (45€/h) só para diagnóstico.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 20 de Julho de 2013, 12:00 pm »
Está com 4 anos, mais uns meses e está na hora de trocar a correia, apesar de não ter os km.
O só ver o que se passa, sem mexer na distribuição propriamente dita, ainda são algumas horitas, mas fazer um diagnóstico  a fim de avaliar os danos, é sempre preferível, que deixar andar e ficar à mercê da sorte.

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 20 de Julho de 2013, 13:13 pm »
Rodinhas a minha intenção é mesmo resolver o problema, nao quero adiar.. já tá assim a uns 2 ou 3 meses, e o barulho tem-se intensificado.. só vim aqui para ver se alguém ja teve o problema e me sabe dizer o que é, para quando for ao mecânico, não ser enganado.

As outras questões eram se o problema for mesmo na distribuição, se mudo só a peça danificada, ou se mudo já tudo, uma vez que tem 4 anos mas apenas 35 mil km's e se o melhor é ir a uma oficina Renault ou a um mecânico, mesmo que seja de confiança.

Ou entao se for algo mais grave que implique muitos custos, troco de carro
 ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 20 de Julho de 2013, 13:51 pm »
Qualquer elemento danificado na distribuição implica sempre a troca da correia da distribuição, quer seja o tensor ou a bomba de água vai implicar a troca da correia. Apesar de ter poucos km, se fizer os 5 anos tens que trocar a correia na mesma.

Leva o carro à oficina habitual a onde o costumas levar, ou a onde costumas fazer a troca da distribuição, e se possível pede para te mostrarem o que está a causar esse barulho, e assim não há o problema de seres enganado, entretanto pede um orçamento para a reparação.

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 20 de Julho de 2013, 14:46 pm »
ok rodinhas, grato pela ajuda ;)

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 23 de Julho de 2013, 21:15 pm »
ora boas,

Problema resolvido: esticador! Levou esticador e correia nova e aproveitei para mudar o oleo ;)

Mas... ha sempre um mas.. nao sei porque, mas quando se leva um carro ao mecanico, ele vem sempre com um novo barulho.. ora esse barulho agora vem mesmo do motor, um tac tac tac mais metalico.. nota se ao relantim, depois de aquecer.. se acelerar o motor e deixar no ralentim outra vez, esse tac tac tac deixa de fazer mas volta novamente passado um minuto.. diz o mecanico que é um tucho que perdeu pressao mas que com o andar ele volta a ganhar pressao.. para nao me preocupar.. que dizem??

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 24 de Julho de 2013, 10:19 am »
Um quê??? Esse motor não tem touches hidráulicas, por isso não tem qualquer tipo de pressão associado. acho que isso é desculpa lol terá ficado a distribuição 100% a ponto?

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 24 de Julho de 2013, 10:25 am »
pois nao sei rodinhas.. percebo pouco de mecanica, só eletronica :P ando aqui farto de pesquisar na net mas nao encontro nada demais... eu fiz um video.. vou ver se o consigo por aqui

Offline nunofrc

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #12 em: 24 de Julho de 2013, 12:24 pm »
Aqui está o video:

Renault Clio II 1.2 16V D4F

nota se um trabalhar mais ruidoso na zona da distribuição e depois o tal bater no motor..

Nem sei se me deve preocupar ou nao.. se posso andar com o carro ou nao :S

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 24 de Julho de 2013, 13:35 pm »
Eu acho que está a fazer o mesmo barulho que o meu faz, mas claro só in loco é que dá para ter uma percepção real do barulho.
Se o teu mecânico diz que é normal, experimenta perguntar uma segunda opinião, num outro mecânico ou mesmo na renault.
A mim parece-me o barulho normal do motor, mas tu que andas com ele se notas que está diferente, convém ver o que se passa.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #14 em: 25 de Julho de 2013, 22:04 pm »
Estou como o rodinhas o barulho parece-me normal, mas ao vivo é outra coisa.