Autor Tópico: Várias avarias no Clio 1.5 DCi  (Lida 36208 vezes)

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« em: 02 de Setembro de 2013, 12:19 pm »
Bom dia, será que alguém me pode ajudar?
Tenho um Clio 1.5 DCi de 2002 que neste fim de semana resolveu ir abaixo em andamento, em estrada plana, e ligou várias luzes ao mesmo tempo quando isso aconteceu (resistência, stop, óleo, travão, etc..). Depois dei à ignição e só à 3ª tentativa é que pegou. Mas andou mais uns 300m e foi abaixo outra vez. Nunca mais pegou.

Os meus conhecimentos muito básicos apontam para o motor de arranque que foi à vida, EGR completamente entupida ou bomba de combustível nas couves. O motor de arranque já estava com barulhos estranhos há algum tempo, a EGR foi limpa há 4 anos e a bomba foi mudada no ano passado.
Têm alguma ideia diferente do que pode ser?

Este carro dá-me problemas graves todos os anos, daqueles em que o carro fica mesmo imóvel, e já estou a ficar farto dele e com vontade de comprar carro a gasolina (ando apenas uns 12000 km por ano).

Xmarine

  • Visitante
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #1 em: 02 de Setembro de 2013, 12:40 pm »
No meu isso acontece frequentemente e no verão com pouco combustivel no deposito. Trata-se de o respirador do deposito entupido e o deposito fica em vácuo e não deixa o gasoleo chegar ao motor.

Experimenta abrir o tampão do depósito quando isso acontece ;)

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #2 em: 03 de Setembro de 2013, 18:20 pm »
Xmarine, obrigado pela tua resposta! Essa é uma hipótese provável. De facto o depósito não tinha muito combustível, embora ainda não tivesse atingido a reserva, e não me ocorreu abrir a tampa do depósito para ver se resolvia a coisa.
O meu carro foi logo para a oficina e ainda não tenho novidades acerca dele, mas vou tentar falar com o mecânico para dar-lhe essa pista.  :smiley:

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #3 em: 23 de Setembro de 2013, 11:18 am »
Boas,
Neste fim de semana o meu carro resolveu desassossegar-me outra vez com 2 novos sinais. Depois de ter feito uns 250 km desde o último arranjo (uma fuga de combustível num tubo que sai da bomba) e sem problemas, desta vez demorou a pegar ao fim de 2 horas parado, foi só à 4ª tentativa. Quando pegou, andei uns metros e foi-se abaixo sozinho quando parei num cruzamento. Depois pegou à 2ª tentativa e andou mais uns 30 km um pouco aos soluços, sem desenvolver muito, mas sem acender nenhuma luz.
Poderá ser o sensor do pedal do acelerador? Mas porque é que às vezes demora a pegar, agora que os tubos da bomba de combustível foram revistos e está tudo bem?

Para além disto há outro sinal. Quando ia numa subida longa na auto-estrada, em 5ª a uns 90 km/h, acenderam 3 luzes (STOP, resistência e injecção penso eu), mas ao contrário de outras vezes o carro não soluçou nem se viu deitar muito fumo. Isto só acontece quando vou embalado em 5ª, pois posso esganá-lo todo em 3ª ou 4ª que não isso nunca acontece.
Será a EGR outra vez? Foi limpa há uns 4 anos.

Gostava de saber quais são os vossos palpites. No próximo fim de semana vou levá-la à Renault em Cacia a ver se me fazem um diagnóstico.
Obrigado

Offline Dom

  • 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Mensagens: 5323
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #4 em: 23 de Setembro de 2013, 11:51 am »
Será que foi bem reparado?

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #5 em: 23 de Setembro de 2013, 13:22 pm »
Pois, esses sintomas de ir abaixo parece-me que seja falta de combustível. às de ver também se quando isso acontece, se abrires o deposito sentes a entrar ar com força , pode ser o respiro do deposito entupido e faz esses sintomas

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #6 em: 23 de Setembro de 2013, 13:39 pm »
Obrigado rodinhas, o mecânico disse que não havia problema com o respiro e vejo que agora não há sequer bolhas de ar nos tubos que saem do filtro. Mas para a próxima vou ver se me lembro de ver isso da sucção de ar para dentro do depósito.

Alguém sabe acerca das luzes acesas nas subidas? Porquê apenas nas subidas longas, e porquê apenas em 5ª? Será sobre-aquecimento?

Offline angelocampia

  • 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Mensagens: 701
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #7 em: 23 de Setembro de 2013, 16:24 pm »
Isso das luzes ligando à máquina "clip" já deve dar para saber o que poderá ser...

Xmarine

  • Visitante
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #8 em: 23 de Setembro de 2013, 19:28 pm »
Nas subidas e em 5ª é quando o motor está mais em carga e necessita de mais gasóleo. Pode ser efectivamente o problema atrás descrito ou pode ser algo mais grave no sistema de injecção.

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #9 em: 03 de Outubro de 2013, 16:18 pm »
Novo update!
Hoje fui com o carro à Renault para me fazerem um diagnóstico na clip. Detectou as seguintes avarias:
- Velas de incandescência
- Relé do ar condicionado (o carro não tem AC, por isso vai dar sempre este erro)
- ABS

Ou seja, nada que explique porque é que o carro foi abaixo em andamento ou porque é que perde potência nas subidas  :huh:
O mecânico estranhou que o carro tenha acendido essas luzes e não tenham ficado registadas na centralina, mas colocou a hipótese de haver um problema no turbo em cima da mesa. De qualquer forma as hipóteses são muitas.

Os erros foram apagados e agora vou voltar à Renault na próxima vez que der problemas.
Por agora vou abastecer sempre com gasóleo bem acima da reserva e se possível meter gasóleo aditivado, mas vou andar sempre com o coração nas mãos...  :sad:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #10 em: 03 de Outubro de 2013, 21:58 pm »
já anda um topico no forum sobre o erro do rele do ar condicionado que aparece nesses carros

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #11 em: 04 de Outubro de 2013, 11:52 am »
Obrigado Artur, afinal há mais pessoal confuso com este erro. No entanto não encontro nada acerca deste erro na net, nem pesquisando em inglês.
Um poster aqui no fórum disse que possivelmente tem a ver com injectores... vamos ver, espero que não.
O carro tem andado normalmente sem perder potência e acencer luzes, e desde que lhe pus gasóleo aditivado tem tido um trabalhar certinho e um ralenti mais silencioso. Não se ouvem barulhos de vibrações ou outros ruídos metálicos.
Logo que haja novidades informo.
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, 12:20 pm por rodinhas »

Offline Sls a GPL

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Mensagens: 14602
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #12 em: 04 de Outubro de 2013, 12:24 pm »
Quanto ao problema do relé do ar condicionado - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11492.msg207749#msg207749

Quanto ao resto, o melhor é pedires para fazer um teste de estrada com a clip, e medir os valores apresentados durante o "normal" andamento do carro, e ver quais o valores anormais registados que depois causam esses erros.

Offline lockdown

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Casal de Cambra
  • Mensagens: 49
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #13 em: 04 de Outubro de 2013, 15:05 pm »

Ou seja, nada que explique porque é que o carro foi abaixo em andamento ou porque é que perde potência nas subidas  :huh:

Boas,

tenho uma megane III e neste momento esta na Renault para reparar. Um dos problemas é que a carrinha nao tem força..entao a subir..upa upa puxado-te, esta pior que o meu antigo saxo 1.1.
Na Renault dizem que ligando a maquina nao acusa nada, e "pode ser" a bomba injectora de combustivel, mas que nao têm a certeza..eu continuo a espera..no entanto nunca se desligou nem teve soluçoes..apenas a falta de força..
Assim que tiver alguma informaçao sobre o meu problema..digo algo..

Abraço

Offline joserocha

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Mensagens: 51
  • Garagem : 2004 Renault Clio II 1.5 dCi
Re: Várias avarias no Clio 1.5 DCi
« Responder #14 em: 21 de Janeiro de 2014, 15:49 pm »
Boas,

O meu Clio teve há coisa de 4 meses um problema que o fazia ir abaixo em andamento, verificou-se que o problema estava numa pequena fuga de combustível nas proximidades da pêra manual, e ficou resolvido com um tubo e pêra novos.

Há dois dias a luz da resistência acendeu em andamento mas o carro continuou a puxar bem, mesmo nas subidas, e a luz nunca mais apagou. No dia seguinte quis pôr o carro a trabalhar e pegou para aí à 4ª ou 5ª tentativa e largando uma enorme nuvem de fumo branco que com o vento até parecia que vinha de dentro do capot!

Como o carro anda normalmente depois de pegar, imaginei que fosse por precisar de umas velas novas. Levei-o à Renault e o diagnóstico é pior do que imaginava.
Para além das velas a máquina diagnosticou um problema no sensor de massa de ar e uma anomalia no injector nº 3. O orçamento é de 35€/vela, 25€ pelo sensor, e 400€ pelo injector.
Por enquanto o mecânico disse-me que podia andar sem colocar o injector, mas que estivesse mentalmente preparado para a certa altura passar a viajar a 3 cilindros :)

A minha dúvida agora é: a colocação de um injector novo costuma resultar? Ou é tipo efeito dominó em que a seguir a um avariam os outros todos, e o melhor é pensar em substituir os injectores todos?
Agradeço os vossos conselhos!