Autor TĂłpico: Problema na embreagem?  (Lida 6992 vezes)

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
Problema na embreagem?
« em: 13 de Setembro de 2013, 03:01 am »
Boas, eu tenho um clio 1.2 16v de 2003 e o meu pedal da embreagem esta duro, pega em cima e ao pressionar e largar faz um ranger incomodativo. Alem do mais, nas subidas custa bastante engatar o carro tendo que ficar a patinar a embreagem durante uns bons 5 segundos ou mais! e isto acontece sempre com um vibrar enorme no pedal da embreagem como se o proprio motor tivesse a aplicar a vibraçao no pedal. Se o carro tiver um ou dois dias parados o pedal anda bastante bem como tambem e possivel ter arranques normais e afins (isto penso eu que se deve ao facto de ela estar fria). Mas passado uns 20 min a conduzir (ou menos em conduçoes mais elevadas tipo em auto estrada) o pedal fica duro e a ranger novamente e parece que sinto mais dificuldade em acelerar (neste caso ja penso que e devido ao uso que ela aquece demasiado). De notar que no inicio quando na garantia me puseram lubrificante no disco e isso disseram que as molas do disco tavam cheias de ferrugem. Gostaria de saber se o problema sera a embreagem ou alguma outra coisa? Desde ja muito obrigado! :)

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
Re: Problema na embreagem?
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2013, 08:55 am »
Quando disse que custava a engatar o carro nas subidas referia-me a arrancar em primeira.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2013, 09:05 am »
Pelo que relatas, parece ser a embraiagem a dar as ultimas.
Sentes a embraiagem a patinar?
Experimenta ver como está o fulcro e o cabo da embraiagem quando ela apresenta esses sintomas (vais precisar que alguém esteja a carregar na embraiagem)
Verifica também se a embraiagem faz barulhos estranhos quando carregas no pedal.

A embraiagem pegar cá em cima é natural e comum em todos os renaults ;)

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #3 em: 13 de Setembro de 2013, 09:17 am »
Embraiagem nas ultimas sem dúvida alguma. O ranger também é normal pois provavelmente essa embraiagem já tem algum tempo de uso e a ferrugem e a sujidade fazem a sua mossa. Esse problema de embraiagem dura acontece muito nos dci, não conhecia também nos 1.2...

Mete novo que fica uma luva...

Offline rkomarco

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 13 de Setembro de 2013, 13:23 pm »
Obrigado pelas respostas. As vezes sinto que o motor desenvolve mas nao puxa o carro tanto como devia.. Por acaso ainda nao vi isso do cabo mas irei faze-lo. Quando pressiono o pedal basicamente ouço um chiar como se tivesse a empurrar algo ferrugento ahahah. Ao arrancar, principalmente em subidas, parece que o pedal "prende" no sitio ao fazer o ponto de embreagem e em vez de subir suavemente e progressivamente, nao, parece que vem aos bocados. Nao sei se me fiz entender  :laugh:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #5 em: 14 de Setembro de 2013, 01:25 am »
Pode ser várias coisas, mas mais simples outras mais complicadas.
Podes começar por ver se não é o cabo preso. No fulcro da embraiagem, puxas e soltas o cabo do fulcro e vê se ele está solto ou se está preso dentro da bicha.
Aproveitas e vê se o fulcro se mexe bem e sem barulhos. Se fizer barulhos e estiver preso nos movimentos, pode ser falta de lubrificação, ou o rolamento de encosto a pedir reforma.