Autor Tópico: Desmontar e limpar válvula EGR  (Lida 48894 vezes)

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
Desmontar e limpar válvula EGR
« em: 27 de Abril de 2010, 20:40 pm »
Boas... tenho lido e re-lido topics noutros lados e noutros paises acerca da mitica EGR...

e assim, ja referi que o meu megane 1.5 DCI de 80cv ta com 156.000 kms... sem problemas, n faz fumos esta impec... mas visto que tanta gente fala que se deve limpar a valvula EGR, gostaria de saber (e estive a procura aqui de um topic) de como se desmonta a EGR de um megane 1.5 Dci de 2003 de 80cv...
Sff...

Obrigado  :kiss:

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
Re: Desmontar e limpar válvula EGR
« Responder #1 em: 27 de Abril de 2010, 21:59 pm »

Offline Speedy_loiro

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa - Ameixoeira
« Responder #2 em: 28 de Abril de 2010, 11:46 am »
sim ja tinha lido esse topico... mas parece que essa EGR e de mais facil acesso que a minha...
mas se o principio basico for o mesmo... e uma questao de perder umas horinhas com a marreta e o pe de cabra ate isso sair...  :tongue:

Offline afsc

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Leça Da Palmeira
« Responder #3 em: 25 de Maio de 2010, 21:14 pm »
é praticamente a mesma coisa, não aconcelho é a usar o pé de cabra :)

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
« Responder #4 em: 28 de Março de 2011, 18:10 pm »
Boas,
Visto a válvula EGR ser um componente onde se acumulam muitos resíduos, influenciando inclusive o rendimento do motor, queria perguntar aos "experts", se esta é uma operação que pode ser feita facilmente em casa e quais os procedimentos e cuidados a ter. Se houvesse por aí um DIY seria o ideal. Já procurei mas não encontrei.
No meu caso, o motor é o 2.0 dci.
Obrigado a todos.

Cumptos

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 28 de Março de 2011, 18:31 pm »

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #7 em: 05 de Abril de 2011, 22:16 pm »
Boas,
Visto a válvula EGR ser um componente onde se acumulam muitos resíduos, influenciando inclusive o rendimento do motor, queria perguntar aos "experts", se esta é uma operação que pode ser feita facilmente em casa e quais os procedimentos e cuidados a ter. Se houvesse por aí um DIY seria o ideal. Já procurei mas não encontrei.
No meu caso, o motor é o 2.0 dci.
Obrigado a todos.

Cumptos

Desculpa querer estar poupar-te trabalho mas li algures, q estes motores 2.0dci-tambem tenho um-têm um sistema q faz a limpeza da EGR e nao costumam dar problemas...

Estarei certo?...

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 05 de Abril de 2011, 22:37 pm »
é suposto os motores dci de 85cv e de 105cv tambem terem isso. é o que ? basicamente consiste num circuito de agua que a arrefece e limpa e o sistema electronica não deixar acumular tanto lixo . No outro dia, ao fazer uma pequena manutenção a um amigo com uma carrinha 1.5 dci de 85cv com 120mil km , disse me que a carrinha já não puxava como antigamente. Apos mudanças de filtros todos e de oleo , fui fazer um teste de estrada e notava realmente uma pequena falta de genica . Por teimosia e com muita trabalheira ( 2 horas só para tirar fora, estas novas dão um trabalho do caraças ) deparamo me com uma egr completamente obstruida . apos uma limpeza ao circuito egr ( saliento que a egr apos tirar fora o conjunto só desencaixou a martelada e com muitas marteladas tal era o carvão ) montei tudo e fui fazer novo teste de estrada e claro que notei grande diferença

Offline ptravassos

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 06 de Abril de 2011, 13:03 pm »
Por acaso não tinha conhecimento desse sistema! A confirmar-se, e se realmente funcionar, é excelente e poupa trabalho.
Eu não tenho um termo de comparação, porque não comprei a carrinha nova, mas até agora não tenho razões de queixa, pelo contrário, e já conta com 155M km.
Seria mais por uma questão de curiosidade, para ver o estado da válvula.

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #10 em: 06 de Abril de 2011, 21:06 pm »
Eu já li q quando desligamos o motor, faz varios movimentos de fechar/abrir para fazer uma limpeza.

Agora nao me lembro onde li isso...

Cumptos
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 06 de Abril de 2011, 21:27 pm »
Eu já li q quando desligamos o motor, faz varios movimentos de fechar/abrir para fazer uma limpeza.

Agora nao me lembro onde li isso...

Cumptos

não me lembro de ouvir isso em lado nenhum

Offline nelsonjrgomes

• 1.5 DCi
  • *
  • Garagem : Renault Grand Scénic 1.6 dci Bose Edition
« Responder #12 em: 06 de Abril de 2011, 23:59 pm »
Também li isso num fórum inglês, Parkers (foi onde tomei conhecimento sobre a problema crónico dos turbos dos 1.9 dci, e onde descobri, que com certas condições, a Renault assumia os custos da reparação) - nas motorizações mais recentes aquando do desligar fazia esse ciclo uma série de vezes para evitar que a válvula agarre. Agora se é verdade ou não...
À medida que envelheço, há duas coisas que não param de crescer: a minha barriga, e a minha caixa de ferramentas...

Offline LuisPires

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Viana do Castelo
« Responder #13 em: 26 de Maio de 2011, 20:27 pm »
Boas pessoal,

Isto de limpar a EGR é só valido para motores 1.5 dci 100 cv ou inclui tambem os 1.5 dci 105 de 2006?

É que a minha megane é um 1.5 dci 105cv de 2006 e tem 90000km e já me disseram que não vale a pena tirar e limpar, porque se limpa automaticamente!!! Será mesmo?

Abraço

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 26 de Maio de 2011, 20:31 pm »
é suposto limpar se sozinha pois está ligada ao circuito de agua e funciona de forma diferente desta no exemplo . Mas depois de desmontar uma , ve se que ela limpa se sozinha mas muito mal lol