Autor Tópico: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor  (Lida 952136 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Oleo Elf Recomendado por tipo de motor
« Responder #510 em: 03 de Junho de 2013, 13:18 pm »
As revisões programadas da renault são de 30 em 30  mil para carros a gasolina.  Normalmente o óleo utilizado pela renault é o ELF, mas pode-se dar o caso de terem mudado, para outro que cumpra as exigências da marca.
No entanto não perdes nada em fazer as revisões em espaços mais curtos.
Por exemplo, o que é recomendado pela marca para o meu carro (clio 1.2 16v) é de 30 em 30 mil km, mas eu faço de 20 em 20 mil km e faço 90% de condução em estradas nacionais/auto-estradas, e muito pouca condução em cidade.

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #511 em: 03 de Junho de 2013, 13:36 pm »
Rodinhas uma pergunta, tens a certeza que o recomendado para o teu carro é 30 em 30mil??? É que o meu na renault o recomendado é de 10mil em 10mil e o motor é igual ao teu. 

Emendo uma coisa as revisões programadas da renault não são todas de 30 em 30mil ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #512 em: 03 de Junho de 2013, 14:04 pm »
Lê o manual..... :wink:

Desculpem estar de lado, mas não deu para por direito  :laugh:

Offline optimusprime18

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Garagem : Não
« Responder #513 em: 03 de Junho de 2013, 22:13 pm »
Pois, a duvida é essa, é que no meu manual da renault, diz 10mil em 10kms, o oleo k eles certamente puseram, é Elf mas a desnignação a frente, OPA, salvo erro, não sei tipo de oleo meteram.

Pelo que ja pesquisei, oleo semi sinetico (que era o que eu metia) deve-se trocar de 10mil em 10 mil kms, e existe o oleo sintetico que pode fazer 30mil/40mil kms.

Será que eles meteram oleo Elf sintetico? é que a designação OPA continuo sem saber o que é.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #514 em: 03 de Junho de 2013, 22:43 pm »
Estes tempos de troca de óleo são calculados para uma utilização normal do veiculo. Nos carros que já têm CB, este calculo é ajustado consoante o tipo de condução utilizado. Para os carros que não têm CB, tem que se ter em conta o tipo de condução para se calcular a troca do óleo.
Se o tipo de condução normal do veiculo, é o para-arranca (condução citadina), pequenas deslocações, ambientes frios, etc reduz-se para metade, ou seja 15 em 15 mil km ou 1 ano.
Se o veiculo, tiver uma condução muito exigente é conveniente ter um intervalo de troca de óleo mais curto, porque o motor sofre um desgaste maior, que uma condução menos exigente (condução em estrada ou autoestrada, com velocidades constantes e trajectos longos).

Quanto ao óleo é conveniente que seja um que cumpra as exigências da marca. Segundo o manual apenas os óleos da norma ACEA (A1/A3/A5) podem ser utilizados para garantir um intervalo de 30.000km ou 2 anos entre cada mudança (motores a gasolina).
Os óleos ACEA A1 e A5 (gasolina) permitem reduzir o consumo de combustível.
Para temperaturas ambientais  de -20Cº até +30Cº ou superior, recomendam o 10W30, 10W40 ou  10w50

Isto é o que está no manual, no entanto há a salvaguarda de se seguir o recomendado pela marca no pais onde se utiliza o veiculo, além de que ao longo do tempo estas informações vão sendo actualizadas, podendo a marca considerar que deve ou não fazer ajustes nas informações que estão nos manuais.
« Última modificação: 03 de Junho de 2013, 22:45 pm por rodinhas »

Offline gclio

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Clio II Fase II Expression 1.2 75cv 16v 2003
« Responder #515 em: 03 de Junho de 2013, 23:31 pm »
optimusprime18 sempre podes lá voltar e perguntar, estás no teu direito ;)
Se colocaram uma etiqueta da Elf, pela lógica, o provável é ser da Elf..
10W40 Elf são semi-sintéticos (óleos da Elf 10W40 que existem: Competition ST, Competition STI, Sporti TXI)

Mas nada melhor do que lá voltar e perguntar directamente, só eles te podem dizer o que significa OPA :)
[img width= height=]http://img94.imageshack.us/img94/239/manel2.jpg[/img]
                 Podia viver sem o meu menino..podia! Mas não era o mesmo ronco!

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #516 em: 04 de Junho de 2013, 02:29 am »
Vamos lá ver uma coisa... Manutenção e mudança de óleo não são a mesma coisa....

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #517 em: 04 de Junho de 2013, 09:38 am »
Atençao como disse o rodinhas a informação vai actualizando, exemplo disso os Clio III fase II 1.2 é de 30 em 30 mil ou um ano e nao 2 como está no manual, optimusprime18 a melhor solução é ires à marca e procurares

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #518 em: 04 de Junho de 2013, 13:33 pm »
E podes também inscreveres-te no myrenault e lá tens mais informações sobre com que intervalo deves trocar os óleos e filtros, entre outras coisas de interesse.

Offline gatopardo

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Fafe
« Responder #519 em: 04 de Junho de 2013, 13:54 pm »
Rodinhas uma pergunta, tens a certeza que o recomendado para o teu carro é 30 em 30mil??? É que o meu na renault o recomendado é de 10mil em 10mil e o motor é igual ao teu. 

Emendo uma coisa as revisões programadas da renault não são todas de 30 em 30mil ;)

MEUS Amigos,

Ca em casa ja vou em 5 Clios Dci e Meganes Dci, e nunca deixei que fizessem mais de 20 mil km com o oleo. Oleo que leva Castrol EDGE 5w40, Elf SXR 5w40, Mobil X1 3000 5w40, o ultimo mandei para troca com 200mil (problemas=ZERO)

Ainda há bem pouco tempo num Alfa Mito 1.6, aos 17 mil km (num oleo para 30mil), já acusava na "maquina" 35% de viscosidade num oleo que vai fazer mais 13mil. Conclusões: eu ja tirei as minhas.

tenho um seat de 110 cv com 480 mil com oleo a trocar de 10 em 10 mil; problemas ZERO

Ibiza FR com 130+: 150 mil, problemas Zero, Oleo motul de 15 em 15 mil. Conclusoes: eu já tirei as minhas

Claro que na carteira de cada um, cada qual é que sabe.

Abraço

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
  • Bazing? :D
  • Garagem : Clio IIFIII @ 80cv
« Responder #520 em: 15 de Junho de 2013, 00:30 am »
Boa noite,

em todas as mudanças de oléo uso o Elf SRX 5w40 e faço a troca anualmente... nessa altura normalmente tem 15/20 000 km. Essa troca é feita sempre juntamente com o filtro OEM de óleo.

Carro: Clio 2 Fase 3 dci80cv

Num ano andei com o carro apenas 9500 km e o carro teve sempre dia e noite na garagem saindo por períodos de tempos sempre muito reduzidos.

Tive a ler o manual do carro e ao que percebi esse óleo é suposto mudar apenas a cada 30 000 km ou dois anos! Alguém confirma isso?

Sendo assim posso andar até aos 15 000 km (+/-) sem mudar o óleo de forma descansada? Ou convém mudar? Alguém sabe tirar-me essa dúvida?   0:))

Offline Artur

• Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
« Responder #521 em: 15 de Junho de 2013, 10:59 am »
andar podes andar, eu pessoalmente não o faria pois não gosto de andar com o mesmo oleo mais de um ano, independentemente dos quilometros que faça

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #522 em: 15 de Junho de 2013, 14:06 pm »
Mas essa "contradição" é normal? É que no manual fala em dois anos mas na pratica fala-se sempre num ano, incluindo na própria Renault..

Mas acho que vou optar por mudar agora no dia da revisão geral  :wink:

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #523 em: 15 de Junho de 2013, 23:33 pm »
É necessário ler o resto das linhas do manual lol eles dizem lá "quando é utilizada uma condução normal", claro que depois transpor isso para a realidade do dia a dia é difícil.
Como tu disseste, o carro andou pouco, e em percursos curtos. Esse tipo de condução não é o considerado normal, e nesses casos deve-se encurtar o prazo. O mesmo se aplica, quando se tem uma condução essencialmente citadina, ou uma condução desportiva, etc.

Offline henriqe

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #524 em: 16 de Junho de 2013, 00:17 am »
Quando disse curtos, é no sentido que como estou desempregado o carro não fica por norma o dia todo ao sol/chuva parado... e condução citadina não faco.. mas verdade é que não ando sempre devagar... mas isso nada tem haver com a idade mas sim com os km's que posso fazer com o oleo..

Mas a idade não influencia só e apenas na degradação natural/humidade do oleo? O tipo de condução/percursos não é esse o factor para trocar a cada "x" km em vez de "y"?

Mas vou optar por trocar o óleo agora quando fizer anos o carro :p