Pedro a caixa do teu Clio não é uma JB da Renault, é uma da Nissan... Leva 2.5 litros salvo erro.O Clio II usa caixa JB pelo que a capacidade anda nos 3.4 litros.
boas amigo, olha tenho uma duvida sera que me consegues ajudar a minha é uma scenic de 2005 80cv 1500dci que oleo devo por?? ele esta a levar o elf 10W40 TURBO DISEL! é o correcto? outra coisa mudança de 30 em 30 acho muito nao achas?? se calhar vou começar a fazer de 15 em 15
São oleos que são fabricados na mesma fabrica (a Total comprou a Elf). Na America, o Total Quartz é o que vem substituir o Elf SXR e o NF, devido a aquisição que falei em cima. No entanto em termos de diferenças são miseras, o valor de densidade por metro cubico é de apenas 5 valores, algo despresavel, e as restantes também são quase parecidas, o que me leva a dizer que são exactamente iguais e não uma evolução.
eu pessoalmente optava pelo 5w40 , se o mecanico diz para optar pelo 10w40 , muda de mecanico
Obrigado pelas vossas respostas, efectivamente este foi o oleo que foi colocado na 1ª e na 2ª revisão na Renault Chelas e quando perguntei informaram-me que era este o oleo que o carro usava e que o plano de manutenção era todos os 20000km ou 1x por ano. Só por isso é que continuei com ele mas nunca abdiquei da marca e sempre comprei Elf Turbo Diesel 10w40. Eu sei que efectivamente este é bém mais barato que o 5w40 que custa o dobro mas não foi por isso que ainda não troquei, como já expliquei atrás tenho receio que o carro agora com quase 100000km me começe a gastar oleo por ele ser mais fino. Esta vaà ser a 5 muda ou seja já levou por 4x o Turbo Diesel 10w40. Por isso é que lançei a questão acerca de mudar ou não mudar??? Já voltei a perguntar na Renault acerca dos tipos de oleo para cada carro e motor e o que me reponderam é que de ano para ano mudam os planos de manutenção, por ex. em 2006 quando comprei a megane nova o oleo era o 10w40 e 20000km de muda para em 2007 alterarém para 30000km de muda e passaram a usar o 5w40. . Será marketing, ou é mesmo para ganhar ou fazer ganhar mais dinheiro???
O óleo para a tua Megane deve cumprir a norma RN0710 (ex.: Elf SXR 5w40; Shell Helix 5w40; Motul X-cess 5w40;...).Estranha-me o facto de o CB dizer que as revisões são a cada 20k/1ano, quando as Megane de 105cv são 30k/2anos. (é possÃvel fazer essa repro da mudança de intervalo de manutenção, com o CLIP, o que deve ter sido feito em Chelas)