Autor Tópico: Luz piloto do airbag não liga (Renault Clio II de 99)  (Lida 10598 vezes)

Offline HASLima

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Braga
Luz piloto do airbag não liga (Renault Clio II de 99)
« em: 19 de Dezembro de 2013, 01:23 am »
Ora bem, tinha de fazer a Inspecção ao carro e lá vou eu quase na data limite. Sabia que não ia passar mas a data limite estava ali e como não tinha bem a certeza de ter a direcção desalinhada fui ver o que é que aparecia...

Erros detectados:
Um máximo
Uma luz de marcha-atrás
Escova traseira em mau estado
(estas três eu já estava a contar)
fuga de óleo nas juntas secundárias (resolve-se na boa)
Luz do AirBag não liga... (E é aqui que está o meu problema :parede:)

Então é o seguinte:

Já li inumeros foruns que falam sobre o problema da luz não apagar, mas o meu problema é que no meu Clio quando rodamos a chave a luz piloto do Airbag não chega a ligar e na inspecção deram conta disso...

Ora eu li vários motivos para a luz não apagar, mas não sei se também poderá fazer com que não ligue:
  • Fusíveis (testei e está tudo bem. Acabei por aprender que sem fusível o carro liga mas vai abaixo logo de seguida)
  • Ligações por baixo dos bancos da frente (aparenta estar tudo bem)
  • Uma tira no interior do volante estar em mau estado (pois não posso testar não é?)
  • Algum sensor estar avariado (também não pude testar)
  • A centralina do AirBag ter-se estragado (não sei como testar)

Entretanto fui à Auto Jamor de Alfragide e disseram-me que poderiam ligar o carro à máquina e ver o que se passa, mas também me disseram que estes assuntos só se detectam na Renault. Como não poderia deixar de ser o € é um problema...SÉRIO...

Há alguém que tenha tido o mesmo problema??? Ou alguém que pura e simplesmente me saiba dizer o que será?

De facto neste momento a minha prioridade é passar na Re-inspecção (até dia 31/12/2013), o que quer dizer que não preciso necessariamente de ter o airbag a funcionar...

Cumps

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Luz piloto do airbag não liga (Renault Clio II de 99)
« Responder #1 em: 19 de Dezembro de 2013, 08:34 am »
Faz o seguinte, carrega no botão de reset de quilometros (se o quadrante não tiver computador de bordo, se tiver, carrega no botão de selecção do computador de bordo) e roda a chaves para a 3 posição do canhão. O quadrante vai entrar em modo de diagnóstico, e vão acender uma serie de testemunhos do quadrante . Se o do airbag não acender é porque a luz do quadrante está estragada, como é um led, das duas uma, ou substituis o led ou substituis o quadrante.

Offline HASLima

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 19 de Dezembro de 2013, 14:40 pm »
Obrigado pela tentativa de ajuda...
Eu fiz isso, mas os ponteiros do conta-quilometros, conta-rotações e quantidade de combustivel entraram de facto num modo estranho. O problema é que as luzes não ligaram nem desligaram. Mas o problema também não é o painel estar todo ele estragado porque as luzes "normais" ligam...

Ah, liguei para a Renault a perguntar se há alguma forma de saber se a luz está ou não fundida... Responderam-me que tenho de levar lá o carro e que nunca ouviu falar deste teste... Se nem a Renault sabe sobre os seus carros...

Ainda assim muito obrigado...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #3 em: 19 de Dezembro de 2013, 14:57 pm »
Tipo isto?
Clio 2 test zegarów

Offline HASLima

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 19 de Dezembro de 2013, 14:59 pm »
Exacto! Só que como não tinha as luzes ligadas o painel não estava retro-iluminado.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #5 em: 19 de Dezembro de 2013, 15:03 pm »
Se calhar não acende mesmo a luz de airbag no teste. É possível que a luz tenha fundido. Os casos da fita de airbag e ficha de baixo dos bancos, é mais para quando a luz está sempre acesa.

Offline HASLima

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 19 de Dezembro de 2013, 15:05 pm »
Pois, nem a do airbag nem qualquer outra, porque por exemplo, luzes piloto que sei estarem funcionais como as luzes indicadoras dos máximos também não acenderam no teste...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #7 em: 20 de Dezembro de 2013, 01:07 am »
Nesse teste, como mostra no video, só aparecem as luzes de aviso, por exemplo a luz do service, stop, airbag, abs, cruise control, etc. Os testemunhos das luzes, mínimos, médios, máximos, luzes de nevoeiro e piscas não acendem.
Tirando estas que não acendem com o teste, todas as outras que não se acenderem das duas uma, ou o quadrante, apesar de ter o símbolo na mascara não tem os leds na placa (exemplo: cruise control), ou então tem o led danificado.
A única forma de veres se o led está danificado, é testa-lo com um multimetro, e para isso tens que retirar o quadrante e abri-lo. O melhor é mesmo levares isso a um sitio que te saibam fazer esse teste.
Se o led não acendeu com o teste do quadrante 99,999% de certeza que está danificado, e só resolves a situação se trocares de quadrante ou de led.

Aconselho-te também a falares com o nosso parceiro do fórum, que de certo te pode dar uma ajuda neste assunto. Vê aqui - http://www.renaultpt.com/index.php?board=69.0

Offline HASLima

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 05 de Janeiro de 2014, 05:49 am »
Boas. O problema já está resolvido... Trouxe o carro para a minha terra onde um electricista que o Led tinha sido tirado pelo anterior dono.
Como colocar um novo led provavelmente levaria a que este ficasse sempre ligado até uma nova aventura para descobrir o porquê de isso acontecer, levou o mecânico o carro à inspecção e tudo ficou bem :-)
Obrigado a todos os que me responderam.

Enviado do meu GT-I9505 através de Tapatalk

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #9 em: 05 de Janeiro de 2014, 08:43 am »
Portanto foste à inspeção já sabendo que te faltava um máximo, a luz de marcha atrás e a escova em mau estado!? E porque não substituir isto antes de lá teres ido?

Mas gostei da solução final... o mecânico levou à inspeção e tá tudo resolvido, parece-me bem. Ou seja o tudo resolvido foi a inspeção e não os problemas, certo?

Se calhar o anterior dono retirou o led porque tinha algum problema com algum airbag que originava a luz sempre acesa e em vez de resolver, resolveu apagar a luz. Foi mais uma solução inteligente.

Gostei destas soluções...

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #10 em: 05 de Janeiro de 2014, 09:06 am »
luisnogueira, não te stress pois se algo correr mal os ocupantes da viatura é que sofrem as consecuencias ;)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #11 em: 05 de Janeiro de 2014, 09:46 am »
Típica solução à português, em vez de arranjar, atamanca-se  :laugh:

Agora tens um ano até a próxima inspecção, é tempo mais que suficiente para ver o que se passa com a luz do airbag, repor o led e verificar o que possa causar a luz do airbag estar sempre acesa.
É que uma avaria no sistema, em caso de acidente pode provocar a não abertura de um airbag, e como já disseram antes, quem vai dentro do carro é que depois sofre as consequências.

Offline mantixl

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio mk2 ph1 1.2
« Responder #12 em: 05 de Janeiro de 2014, 09:55 am »
Tendo em conta o ano do carro, a pirotécnica do airbag já deve estar inactiva, se bem que isso nunca se sabe. O recomendado não é trocar os airbags todos ao fim de 10 anos? 

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #13 em: 05 de Janeiro de 2014, 11:57 am »
Sim, mas pelo preço deles compras um carro novo :laugh:

Offline carlosjcm

• 3.8 V6 TwinTurbo
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : Clio II 1.2 / Clio III 1.2 / GT Line 1.5dci
« Responder #14 em: 05 de Janeiro de 2014, 12:09 pm »
Possíveis causas, uch estragada, lâmpada fundida, mau contacto na ficha que liga ao quadrante ou quadrante estragado.