Autor Tópico: Avaria travão de estacionamento eléctrico  (Lida 54922 vezes)

Offline hobao

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: viseu
  • Garagem : clio 1.5dci
Avaria travão de estacionamento eléctrico
« em: 29 de Dezembro de 2013, 22:12 pm »
Boa tarde pessoal.

tenho um problema na minha renault scenic 2.

acendeu-me a luz de serviço e deu indicação no quadrante de travão de estacionamento com defeito.
tem travão eléctrico e esta a travar e destravar bem , so que tem a luz do interruptor sempre a piscar.

tive a oportunidade de ligar a maquina de diagnostico através de um amigo e acusou : erro 5172- interruptor de travão de mão redundante ligado, incoerência do sinal.
presente

só que ele também não soube que erro era.

alguém tem uma ideia do que possa ser? visto estar a travar e destravar bem.

Offline jbmarques

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Crato
  • Garagem : Renault Laguna
Re: Avaria travão de estacionamento eléctrico
« Responder #1 em: 06 de Março de 2014, 17:01 pm »
Boa tarde, o meu laguna diz que o travão de estacionamento tem uma avaria e aparece constantemente uma mensagem de aviso de avaria mas o que é certo é que o travão funciona. Alguém sabe porque é que isto acontece? Como é que eu posso retirar a mensagem de aviso?

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 06 de Março de 2014, 19:15 pm »
Laguna 2, laguna 3?

Já foi ligado a alguma máquina de diagnóstico? qual ou quais as avarias registadas no sistema?

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #3 em: 06 de Março de 2014, 19:29 pm »
Para apagar a mensagem tens que ligar à máquina de diagnóstico.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline jbmarques

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Crato
  • Garagem : Renault Laguna
« Responder #4 em: 06 de Março de 2014, 20:02 pm »
Ainda não, antes queria saber se havia maneira de não ter que ir à máquina. Obg

Xmarine

• Visitante
« Responder #5 em: 06 de Março de 2014, 20:05 pm »
Nop.... em qualquer carro recente, pouco ou nada se pode fazer a nível electrónico sem o recurso a um aparelho de diagnóstico.

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Abrantes
  • Garagem : Clio 1.5 DCI 2001
« Responder #6 em: 10 de Março de 2014, 12:30 pm »
Boas, na minha scenic de 2005, também me aparece uma mensagem "travao imob verificar" e o sinal P SERVICE aparecem também, contudo, só me aparece com o o travão accionado e não é sempre, mas, assim que eu carrego na embraiagem a mensagem desaparece, o que é estranho.... o travão funciona bem. Vou levar à garantia (comprei-a usada e ainda tenho garantia). Não sei do que poderá ser, visto que quando carrego na embraiagem fica tudo ok. No teu caso é igual?'

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #7 em: 12 de Março de 2014, 21:22 pm »
Boa noite. Sei que já existem tópicos acerca deste assunto, contudo não vi nenhuma possível solução ou causa para tal. A minha scenic em ponto morto, menciona no painel "travao imob verificar". Mas, assim que carrego na embraiagem a mensagem desaparece. Em andamento não aparece. Esta mensagem surge junto do simbolo triangular com a letra P e mensagem "serviço". Já foi à maquina, não na marca mas numa outra oficina e não detectam a avaria. tal como não detectam a avaria que nao me deixa colocar o carro a trabalhar so a carregar no pedal do travao, não está a reconhecer o ponto morto nem acende as luzes de marcha atrás e segundo o que me parece é o sensor que fica na caixa de velocidades.

Mas o que me preocupa é mesmo a mensagem do travao imobilizador.

O carro teve algum tempo sem bateria, terá alguma coisa desprogramada?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 12 de Março de 2014, 21:43 pm »
Não há necessidade de abrires novo tópico sobre o mesmo assunto ;)
Em relação à questão da caixa de velocidades, deve ser o dito sensor que está marado e como não dá informação correcta não deixa por o carro a trabalhar.

Em relação À questão do travão eléctrico, o ideal será fazer o diagnóstico com a clip, pois á a maquina de diagnóstico da renault e que consegue ler e programar todos os componentes do carro, enquanto que as universais, nem todas são capazes de fazer o mesmo que a clip faz.
Julgo que há um user que teve um problema com o travão de mão eléctrico, mas não me lembro qual foi o problema e respectiva solução. Tenta fazer uma pesquisa mais aprofundada a ver se encontras e se há semelhanças com o teu problema. (julgo que está num diário de bordo, mas não garanto)

Offline alvaro carvalho

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #9 em: 14 de Março de 2014, 09:23 am »
Boa noite. Sei que já existem tópicos acerca deste assunto, contudo não vi nenhuma possível solução ou causa para tal. A minha scenic em ponto morto, menciona no painel "travao imob verificar". Mas, assim que carrego na embraiagem a mensagem desaparece. Em andamento não aparece. Esta mensagem surge junto do simbolo triangular com a letra P e mensagem "serviço". Já foi à maquina, não na marca mas numa outra oficina e não detectam a avaria. tal como não detectam a avaria que nao me deixa colocar o carro a trabalhar so a carregar no pedal do travao, não está a reconhecer o ponto morto nem acende as luzes de marcha atrás e segundo o que me parece é o sensor que fica na caixa de velocidades.

Mas o que me preocupa é mesmo a mensagem do travao imobilizador.

O carro teve algum tempo sem bateria, terá alguma coisa desprogramada?

Quase de certeza que precisa ser reprogramada, pois quando a bateria está muito fraca, ou desligada por algum tempo há certas funcoes que começam a actuar de maneira errada. Tens que ir á Renault para a ligarem á CLIP
« Última modificação: 14 de Março de 2014, 11:02 am por rodinhas »
Atualmente: Mégane III Fase2, 90cv 1.5 dci+ Fiat Punto HLX  1.2-16v+Vw Polo 1.4tdi 9N3+Honda CivicVII 1.4-90cv

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #10 em: 15 de Março de 2014, 15:52 pm »
Obrigado pelas dicas. A carrinha está na garantia, tenho-a à pouco mais de uma semana. Já vinha com este erro mas eu não dei por ela. Já levei à oficina do stand (não é da marca) e lá não detectam nada no diagnóstico.  Aconselharam ir à renault próxima do stand onde comprei a carrinha. Contudo, como foi na 5a feira, combinámos fazer isso dentro da semana que vem. é o mal das garantias, andam sempre a ver se arranjamos as coisas por nós. Para a semana vai à renault, à responsabilidade da garantia. Deve ser mesmo só reprogramação e as máquinas deles não devem fazer isso. Quando eu fui buscar a carrinha até vinha o rádio para programar o código, sinal que o carro teve sem a bateria (penso que ela foi recarregada). Quando experimentei o carro não tinha aquela mensagem de erro. De modo que me parece que foi devido a ter estado sem bateria durante a revisão que lhe foi feita antes de me entregarem.

Estava um pouco assustado, pois tenho receio que ponha em causa a segurança. Contudo, o travao funciona bem e em andamento a mensagem não aparece.

« Última modificação: 15 de Março de 2014, 21:01 pm por rodinhas »

Offline escorpiao08

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6
« Responder #11 em: 17 de Março de 2014, 10:20 am »
Bom dia , hoje aconteceu o seguinte, parei o carro e puxei o travao "mao" imobilizador, quando foi a arrancar, ele destravou apitou e apareceu no quadrante travao imobilizador deficiente passado uns 30 segundos passa para travao imobilizador verificar, so que agora quando estaciono o carro ele ja nao trava o carro fica como senao tivesse puxado o travao imobilizador,e quando abro a porta ele fica a apita uns 10 a15 segundos, porque quando parava o carro ele automaticamente ativava o travao imobilizador. tenho sempre que o deixar engatado. o que podera ser? ou o que poderei fazer para deixar de fazer isto. O meu carro é uma renault scenic II

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #12 em: 17 de Março de 2014, 10:58 am »
Lê este tópico desde o inicio ;)

Offline escorpiao08

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Setubal
  • Garagem : Renault Laguna II 1.6
« Responder #13 em: 17 de Março de 2014, 11:05 am »
Mas no meu caso o carro nao aciona o travao imobilizador

Offline Night028

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #14 em: 17 de Março de 2014, 12:26 pm »
Amigo, se não ativa é mais que razão para ires à oficina. É muito porreiro e estiloso esse travão ser eléctrico, contudo, não há nada que chegue ao método convencional. A minha Scenic II anda-me a aparecer também uma mensagem, cmo já descrevi aqui. MAs trabalha bem. Contudo vou resolver isso esta semana. No teu caso não deixava andar assim, segurança acima de tudo. O que poderá ser?? Muita coisa, desde deficiência eléctrica a deficiência mecânica que te avisa que está mal, através do sistema eléctrico. Se ele não trava mesmo, vai à oficina e será escusado dizer que tens de ligar à máquina para detectar a avaria.

È o mal destas modernices todas.