Então temos aqui mais um Alentejano e nem dei por nada? Olha, Bem-Vindo! =)
um pouco de OT mas não muito: Clio 1 phase 2, pré-tensor dos cintos.
Pela minha análise visual e eléctrica follow-the-wires, deduzi que aquilo é um sistema da VOLVO, baseado numa caixinha debaixo do cinzeiro na consola central, que há-de ter um sensor cinético, algo que dispara as cargas explosivas em caso de redução mais violenta de velocidade, ou seja um impacto...
A minha pergunta é: como saber se o sistema tá OK? A que velocidade aquilo disparará?
O meu carro algures na vida já teve pelo menos um acidente, e algum espertinho forreta em vez de trocar os explosivos não, vai de desligar a ficha da tal caixinha... Troquei o clip direito, o do pendura, mas não consegui trocar o meu, o parafuso está de tal forma apertado que vai-lá-vai.. O que me deixou outra questão no ar:
Será possÃvel o sistema disparar apenas um dos pré-tensores? Eu pensava que sim, porque a batida há-de ter sido do lado do pendura e era do lado dele que tinha o explosivo detonado. Mas como arranjei os dois tensores "novos" fui tentar trocar o meu também e fiquei com a idéia que o meu também já estava detonado, queimado, explodido, só não estava com o clip puxado pra baixo como estava o do pendura, só porque não calhou, pois há sinais de ter sido puxado também, só que talvez a força não tivesse sido suficiente para o baixar na totalidade. Vi que a manga plástica que reveste o cabo d'aço deve ter feito força demais, está um pouco rasgada e puxada pra dentro, mas o clip agarra bem o cinto e está a um nÃvel normal. Ou seja, prá IPO até escapa como tem escapado mas pro efeito do sistema, aquele já há-de estar morto, tal como o irmão do lado..
Conclusão: (e desculpem lá a minha longa prosa..) como saber se o sistema tá activo? A que velocidade disparará? Ao disparar, detona sempre os dois? Porque não há aparentemente diferença entre estar a ficha ligada à caixinha ou não? Porque não há uma indicação visual no quadrante? Haverá info sobre isso na consola que o mecânico liga à ficha na caixa de fusÃveis/relés?
E porque que há gente "idiota" que deixa pré-tensores detonados no sÃtio e vai e desliga uma ficha e já-tá?...
DN