Autor Tópico: Imobilizador  (Lida 13553 vezes)

Offline acadilhe

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Povoa de Varzim
Imobilizador
« em: 13 de Maio de 2010, 20:17 pm »
Hoje fui chamado a um acidente de viação para limpeza de pavimento em que estava envolvida uma Mégane. A carrinha levou uma pancada por trás que lhe provocou o empeno da porta da mala e estilhaçou o vidro traseiro. Para efectuar o trabalho para que fomos chamados era necessario retirar a Megane do local, quando pedimos à condutora para o fazer disse não ser possivel uma vez que devido à pancada o sistema recebia a informação de porta aberta e o carro não pegava. Esta viatura é das que já tem cartão em vez de chave. A própria direcção do carro trancou o que logicamente impedia mover o volante.
A minha questão é esta, isto é normal acontecer ?

Offline Hardcore

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
    • O meu Megane
  • Garagem : Megane II Fase I 1.9 Dci
Re: Imobilizador
« Responder #1 em: 13 de Maio de 2010, 21:00 pm »
O meu se tiver a mala aberta também só pega se estiver o cartão inserido no leitor, caso contrario não pega.

Abraço!

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #2 em: 13 de Maio de 2010, 22:45 pm »
Precisamente, com a mala aberta tem de ter o cartão inserido na ranhura, é uma forma de nao perder a mala pelo caminho ao bater em algum local...
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline acadilhe

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #3 em: 14 de Maio de 2010, 00:16 am »
Pois mas o esquisito nesta situação é que o cartão estava inserido no local a ele destinado e mesmo assim o carro não pegava. Então neste caso pode é ter havido alguma avaria embora esquisita uma vez que o embate foi na traseira.
A mala estava fechada apenas estava empenada do embate.

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #4 em: 14 de Maio de 2010, 01:24 am »
Podia o sensor de mala ter avariado e isso desencadear o bloqueio  :wink:

Offline acadilhe

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 14 de Maio de 2010, 16:53 pm »
Pois pode ser uma boa razão, é o bom eo mau da electrónica. :tongue:
Com esta situação fiquei a saber mais uma coisa. :cool:

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #6 em: 15 de Maio de 2010, 00:19 am »
É mesmo, o bom e o mau... Nao podem ser só coisas boas  :tongue:

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #7 em: 16 de Maio de 2010, 01:58 am »
apesar de ser um embate menor o sistema pode ter bloqueado o arranque devido a isso mesmo, ter acontecido um embate.

Offline DanielNogueira78

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Porto
  • Clio - Grandes para quê?
  • Garagem : Clio Baccara mk1 ph2 1.4
« Responder #8 em: 16 de Maio de 2010, 04:51 am »
Então temos aqui mais um Alentejano e nem dei por nada? Olha, Bem-Vindo! =)

um pouco de OT mas não muito: Clio 1 phase 2, pré-tensor dos cintos.

Pela minha análise visual e eléctrica follow-the-wires, deduzi que aquilo é um sistema da VOLVO, baseado numa caixinha debaixo do cinzeiro na consola central, que há-de ter um sensor cinético, algo que dispara as cargas explosivas em caso de redução mais violenta de velocidade, ou seja um impacto...

A minha pergunta é: como saber se o sistema tá OK? A que velocidade aquilo disparará?

O meu carro algures na vida já teve pelo menos um acidente, e algum espertinho forreta em vez de trocar os explosivos não, vai de desligar a ficha da tal caixinha... Troquei o clip direito, o do pendura, mas não consegui trocar o meu, o parafuso está de tal forma apertado que vai-lá-vai.. O que me deixou outra questão no ar:

Será possível o sistema disparar apenas um dos pré-tensores? Eu pensava que sim, porque a batida há-de ter sido do lado do pendura e era do lado dele que tinha o explosivo detonado. Mas como arranjei os dois tensores "novos" fui tentar trocar o meu também e fiquei com a idéia que o meu também já estava detonado, queimado, explodido, só não estava com o clip puxado pra baixo como estava o do pendura, só porque não calhou, pois há sinais de ter sido puxado também, só que talvez a força não tivesse sido suficiente para o baixar na totalidade. Vi que a manga plástica que reveste o cabo d'aço deve ter feito força demais, está um pouco rasgada e puxada pra dentro, mas o clip agarra bem o cinto e está a um nível normal. Ou seja, prá IPO até escapa como tem escapado mas pro efeito do sistema, aquele já há-de estar morto, tal como o irmão do lado..

Conclusão: (e desculpem lá a minha longa prosa..) como saber se o sistema tá activo? A que velocidade disparará? Ao disparar, detona sempre os dois? Porque não há aparentemente diferença entre estar a ficha ligada à caixinha ou não? Porque não há uma indicação visual no quadrante? Haverá info sobre isso na consola que o mecânico liga à ficha na caixa de fusíveis/relés?

E porque que há gente "idiota" que deixa pré-tensores detonados no sítio e vai e desliga uma ficha e já-tá?...

DN
Clio Baccara 1.4 (Out'95) a

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
« Responder #9 em: 16 de Maio de 2010, 22:57 pm »
eu no acidente do meu clio II fase III so e apenas tinha um pré-tensor disparado, tal com o airbag lateral desse lado.

Offline electro1

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: london thetford
« Responder #10 em: 02 de Agosto de 2010, 19:08 pm »
bem : os renault apartir de 2001  tem um sensor. se a mala tiver aberta o carro nao pega  nem com o cartao ou  sem ele e uma medida de seguranca aplicada na renault por isso e k e considerado um carro de 5stars :shocked:

Xmarine

• Visitante
« Responder #11 em: 02 de Agosto de 2010, 19:50 pm »
bem : os renault apartir de 2001  tem um sensor. se a mala tiver aberta o carro nao pega  nem com o cartao ou  sem ele e uma medida de seguranca aplicada na renault por isso e k e considerado um carro de 5stars :shocked:

Não é bem assim. O meu clio pega. Os clio's 3 também. E já mexi numa megane de 2007 que também pegava com a mala aberta...

Offline Timoteo

• 1.6 TCe
  • *
  • Localidade: Olhão
  • Utilizador: culatreu
  • Já ultrapassou a barreira dos 20.000
  • Garagem : Megane III Sport Tourer GtLine
« Responder #12 em: 02 de Agosto de 2010, 21:42 pm »
Vou testar na GtLine e logo deixo feedback.. :wink: Agora fiquei curioso..

Offline depx

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Faro
  • Electrónica é para meninos, aqui usa-se o ouvido!
  • Garagem : muito aço... para mandar enfardar!
« Responder #13 em: 03 de Agosto de 2010, 12:20 pm »
Os meus clios pegam todos com a mala do carro aberta. :wink:
Mas nenhum tem cartão. :tongue:
Opel Kadett 1.2S - 1983  | Mercedes W123 Limousine 300D - 1977 - aguadar restauro | Sado 550 - 1984 - aguardar restauro

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #14 em: 03 de Agosto de 2010, 12:34 pm »
Nunca experimentei liga-lo de mala aberta... normalmente já está a trabalhar quando se abre a mala.

Daqui a pouco experimento