Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
16 de Abril de 2026, 22:15 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Sem Leitura do Manómetro da temperatura no Quadrante
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Sem Leitura do Manómetro da temperatura no Quadrante (Lida 18712 vezes)
CBCOBRA
1.0 SCe
Localidade: Crato
Garagem : Renault Clio I Fase III
Sem Leitura do Manómetro da temperatura no Quadrante
«
em:
26 de Janeiro de 2014, 15:21 pm »
Boas Pessoal,
tenho um Renault Clio I Fase III RN 1.2 60Cavalos com Injecção MultiPonto e com o famoso motor D7F.
desde ontem estou com o seguinte problema:
o carro já algum tempo que tinha um problema, quando o metia a trabalhar de amanhã ou quando estava parado algumas horas, nunca acelerava acima das 1000rpm, fica a sempre com um trabalhar incerto e o ponteiro das rotações ficava +/- entre as 700 e as 800 rpm.
ontem deixou de marcar a temperatura no quadrante o que eu acho muito estranho, mas parece que ficou mais certo a trabalhar, pelo menos fica nas 1000rpm.
já andei a ver dois sensores de temperatura, um no motor e outro junto do termostato e parece que a cablagem dos mesmo está em condições...
o que poderá ser isto?
daqui a pouco vou fazer uma viagem nele de +/- 250km mas vou estar atento a água do radiador... mas agora estou sempre com receio pois não sei a temperatura do motor...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Sem Leitura do Manómetro da temperatura no Quadrante
«
Responder #1 em:
26 de Janeiro de 2014, 16:32 pm »
Provavelmente foi o sensor que avariou. tens que fazer um teste ao sensor com um multÃmetro para ver se esta bom ou não.
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
26 de Janeiro de 2014, 23:40 pm »
qual é o sensor?
é que eu vejo no meu carro 2 sensores, um na frente do motor e outro junto ao termostato...
será que este motor tem dois sensores de temperatura?
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #3 em:
27 de Janeiro de 2014, 11:31 am »
que valores tem de dar o sensor para ter a certeza que está dentro dos valores normais?
Registado
Blurr
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Ponta Delgada
Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
«
Responder #4 em:
27 de Janeiro de 2014, 12:24 pm »
TÃpico desses motores.. Muda o sensor e garanto-te que fica resolvido.. Aliás isso até é perigoso se o motor aquece não sabes que está a aquecer..
Na altura designavam isso de captor de temperatura e fica mesmo abaixo da cabeça no lado da caixa.. São cerca de 40€...
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #5 em:
27 de Janeiro de 2014, 19:33 pm »
Hoje decidi trocar este sensor que já andava desconfiado dele algum tempo...
noto o carro melhor a responder... mas alguém pode dizer o que faz realmente este sensor no carro?
«
Última modificação: 27 de Janeiro de 2014, 23:10 pm por rodinhas
»
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
27 de Janeiro de 2014, 19:35 pm »
esqueci-me de referir que o meu Clio tem quase 330 000 km sem nunca ter levado praticamente nada destes sensores... só levou já algum tempo uma sonda lambda e o termostato, mais de resto é tudo ainda de origem...
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #7 em:
27 de Janeiro de 2014, 23:12 pm »
Esse sensor informa a centralina da temperatura do motor a fim de ajustar a injecção.
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
28 de Janeiro de 2014, 02:44 am »
só não percebo porque é que na casa de peças aquela peça que referi em cima é chamada de interruptor e não sensor, mas é a peça que está em contacto com o liquido de refrigeração do carro.
depois a outra peça, esta:
é que tem o nome de sensor de temperatura mas não está em contacto directo com o liquido de refrigeração...
é normal isto? assim qual será destes o que manda a informação de temperatura do motor para a centralina e manómetro do quadrante do carro?
«
Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, 08:38 am por rodinhas
»
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #9 em:
28 de Janeiro de 2014, 08:40 am »
Quer um, quer o outro, estão em contacto com o liquido refrigerante. Um serve para ligar ou desligar a ventoinha do radiador, e o outro para o que eu já tinha dito. O que diz interruptor, é o que faz accionar a ventoinha.
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #10 em:
28 de Janeiro de 2014, 12:19 pm »
neste carro ainda tenho um outro que penso ser interruptor que está localizado no próprio radiador e pensava que esse é que ligava a ventoinha do carro...
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #11 em:
28 de Janeiro de 2014, 12:29 pm »
este é o que está no radiador, pensava ser este o responsável por ligar e desligar a ventoinha...
sendo assim, este carro tem 3 sensores de temperatura, dois são do tipo interruptor, onde um está no próprio radiador, e o outro está junto do termostato e depois tem outro sensor de temperatura na parte superior do bloco do motor, junto ao termostato mas na zona da frente do motor...
ontem troquei o interruptor que está junto do termostato, o que notei hoje de manhã foi que o carro não queria pegar a frio...
depois de insistir várias vezes e dando um pouco de acelerador, lá pegou mas ficou sempre com a rotação muito baixa, cerca de 600rpm até as 750rpm...
acho que o normal quando está frio o carro seria perto das 1000 ou 1100RPM mas já não faz isso a muito tempo...
depois de trocar aquele interruptor/sensor perto do termostato o ponteiro de temperatura continua sem dar...
existe alguma forma de eu simular o sensor de temperatura para ver se o ponteiro mexe?
Registado
aacc
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
«
Responder #12 em:
28 de Janeiro de 2014, 12:43 pm »
Viva Rodinhas.
Desculpem estar a aproveitar este tópico, mas podes dizer-me
qual o sensor/interruptor responsável em concreto, pelo arranque do ventilador do radiador,
no renault Laguna 2 fase 1 dCi 1.9, no caso de alta temperatura do lÃquido de refrigeração
Obrigado
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
«
Responder #13 em:
28 de Janeiro de 2014, 13:56 pm »
Os que tem sensor no radiador, costuma ser este a dar o sinal para a ventoinha. Agora com 3 sensores não conheço.
Para o motor D7F há 2 sensores muito perto um do outro, o sensor de temperatura e a válvula do sistema de controlo das emissões de vapor de combustÃvel, segundo o autodada.
Cbcobra, vê lá se não trocaste o sensor errado e por isso é que ele ficou com um trabalhar diferente.
aacc, no autodata diz que que o sensor de temperatura está no bloco do motor mais ou menos na zona do termostato.
Registado
CBCOBRA
1.0 SCe
«
Responder #14 em:
28 de Janeiro de 2014, 14:20 pm »
sim o sensor de temperatura está no bloco do motor e essa válvula está na mesma zona mas que recebe um tubo que vem do canister...
penso que não devo ter trocado os sensores errados porque o sensor que tirei perto do termostato, era igual aquele que coloquei novo... onde na casa de peças me disseram que não era um sensor mas sim um interruptor que acciona aos 70º...
agora noto o carro mais certo mas quando está quente... apesar de não estar a funcionar o manómetro de temperatura... penso que deve estar na temperatura normal e após fazer cerca de 10km o carro já vai no temperatura certa e depois quando tenho de reduzir e até mesmo parar num semáforo, ao arrancar as rotações estão certas na casa dos 750rpm... e nas outras vezes caiam por vezes para as 600rpm e depois iam subindo devagar...
vou testar o sensor de temperatura que falaste, junto a essa válvula com o multÃmetro para ver que valores dá...
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
3
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»