Autor Tópico: Sem Leitura do Manómetro da temperatura no Quadrante  (Lida 18726 vezes)

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Crato
  • Garagem : Renault Clio I Fase III
Re: Sem Leitura do Manómetro da temperatura no Quadrante
« Responder #15 em: 28 de Janeiro de 2014, 14:29 pm »
quando eu falei em 3 sensores não são 3 sensores é 1 sensor e 2 interuptores.

o interruptor do radiador é este:

o interruptor que está na zona do termostato é este (FOI ESTE O MUDADO):

e o sensor de temperatura é este:

« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, 23:00 pm por rodinhas »

Xmarine

• Visitante
« Responder #16 em: 28 de Janeiro de 2014, 16:52 pm »
os motores energy por exemplo usam 3 sensores de temperatura. 2 na cabeça e outro no radiador. no d7f nao conheco. mas no energie um dos sensores serve para dar info a centralina, outro para o quadrante e o do radiador para disparar a ventoinha.

Sent from my Clio Initiale using Heated Seats

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #17 em: 28 de Janeiro de 2014, 19:20 pm »
no d7f segundo já vi, os sensores fazem a mesma função que no energy

um dá informação ao ponteiro... outro deve dar informação a centralina quando o motor está acima dos 70º e o outro para arrancar a ventoinha que está no radiador...

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #18 em: 28 de Janeiro de 2014, 19:28 pm »
estive a fazer alguma medições e testes e verifiquei o seguinte:

como o motor estava quente, o sensor de temperatura que está localizado na frente do motor por baixo da válvula do canister, estava a medir 0.568 ohms na escala de 2K e estava a aumentar esse valor, porque como o carro estava desligado estava arrefecer...

qual será o valor deste sensor quando o carro está nos 90º e quando está frio após 8 horas parado? alguém consegue dar essa informação?

ainda fiz outro teste, desliguei o sensor de rotação e tentei colocar o carro a trabalhar, o motor roda mas o carro nunca trabalha nem dá sinal disso... assim que ligue o sensor de rotação novamente o carro pegou logo... posso concluir que o sensor está em condições ou mesmo assim pode estar com problemas na mesma?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #19 em: 28 de Janeiro de 2014, 23:07 pm »
Vê isto - http://www.renaultpt.com/index.php?topic=12654.msg245016#msg245016
Em relação ao sensor de rotação se estiver meio marado pode funcionar bem e de repente deixa de trabalhar e depois volta a trabalhar. Podes aproveitar para lhe dar uma limpeza.

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #20 em: 28 de Janeiro de 2014, 23:24 pm »
estive a ver e penso que os valores quando está quente não devem de andar muito longe desses... por isso o sensor deve estar bom...

se o sensor estiver bom mas o ponteiro do quadrante não mexe o que pode ser? Terá alguma coisa a ver com a centralina?

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 28 de Janeiro de 2014, 23:29 pm »
também já fiz um teste com um potenciómetro e coloquei o potenciómetro a 10.000 ohms como se o carro estivesse muito frio... o que aconteceu foi que o carro não queria pegar... só insistindo muito e acelerando ao mesmo tempo...

será que todos estes problemas podem vir também da válvula do relentim??? pode essa válvula estar lentar na sua abertura de ar e demorar muito a compensar o ar necessário para segurar o relentim do carro e também acelerar o mesmo quando está frio?

já começo a pensar em tudo...

Xmarine

• Visitante
« Responder #22 em: 29 de Janeiro de 2014, 13:55 pm »
Pode. E nesses motores, a dita válvula dá alguns problemas. Mas eu tentaria ver também o sensor de posição da borboleta, pois este também dá valores que interferem no controlo do ralenti.

Xmarine

• Visitante
« Responder #23 em: 29 de Janeiro de 2014, 13:56 pm »
Outra coisa. Com a clip é possível veres alguns valores que chegam à centralina nesse carro, o que ajuda bastante em diagnóstico

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 29 de Janeiro de 2014, 19:38 pm »
onde se arranja a clip para este motor?
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, 19:43 pm por rodinhas »

Xmarine

• Visitante
« Responder #25 em: 29 de Janeiro de 2014, 19:41 pm »
Qualquer concessionário/agente renault ou então compras o aparelho na net ou arranjas alguém que tenha e empreste.

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #26 em: 30 de Janeiro de 2014, 09:39 am »
ontem fiz mais um teste no meu carro, desliguei a válvula do canister para ver se hoje de manhã pegava melhor, mas foi igual...

fiz isto porque vi no forum brasileiro que podia ser isto e estar a entrar para o motor muito vapor de combustível e ao fazer isso, podia estar a dificultar a partida por estar de certo modo afogado...

apenas desliguei a ficha, mas agora estou a pensar se a válvula estiver avariada e na posição aberta, pode passar na mesma os vapores, acho que vou ter de desligar o tubo que vem do canister para ter a certeza que não passa vapor de combustível...

em relação ao problema do ponteiro, vi que pode ter haver com um problema de curto-circuito no sensor de temperatura e tenha afectado a centralina do carro...

alguém sabe como posso testar a ficha da centralina de modo a ver se o ponteiro de temperatura mexe no quadrante?

Xmarine

• Visitante
« Responder #27 em: 30 de Janeiro de 2014, 13:42 pm »
acho que ainda não percebeste bem uma coisa. Tens um sensor de temperatura do qual saem 2 fios que vão directamente ao quadrante, sem nenhuma centralina.

tens outro sensor que esse sim dá info à centralina da temperatura.

Se não tens leitura no ponteiro.... porque é que andas a procura de um problema na centralina se esse circuito não passa por lá??

Xmarine

• Visitante
« Responder #28 em: 30 de Janeiro de 2014, 13:43 pm »
e já agora... para ver o problema do carro pegar mal.

Já ligaste a clip como te disse? para ver os valores que a centralina tem?

Offline CBCOBRA

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #29 em: 03 de Fevereiro de 2014, 23:36 pm »
e já agora... para ver o problema do carro pegar mal.

Já ligaste a clip como te disse? para ver os valores que a centralina tem?

ainda não liguei porque não consigo encontrar ninguém que tenha a não ser a Renault em Portalegre, mas querem logo 45€ + IVA... enfim!

estive com o software AutoData a testar todos os sensores e quando cheguei ao sensor de temperatura e medi a resistência, esta estava entre os valores que o autodata dizia para a temperatura que ela tinha... agora vem a surpresa para mim...

deixei o carro arrefecer cerca de 6 a 7 horas seguidas e depois quando fui a dar a chave, veio o mesmo problema de não pegar e de ficar tipo afogado e custar muito a trabalhar... tentei 2 vezes e nada de pegar...

ai fui buscar o multímetro novamente e toca a medir a resistência do sensor de temperatura e estava dentro dos valores novamente, cerca de 4000 ohms... fiz esta medição pela ficha da centralina com ela desligada da centralina... assim deu para testar também logo o chicote do sensor... até aqui estava tudo dentro os valores esperados... agora quando fiz outra medição com a ficha já ligada da centralina e a ignição também ligada antes de colocar o motor a trabalhar é que me surpreendeu....

pelos valores do autodata, quando temos a ignição ligada e medimos o valor em volts dos contactos que vão para o sensor de temperatura, quando o carro está frio, tem de estar a enviar 0,7v e no meu caso, está a enviar 3,0v. Os 3,0v só devia enviar quando o carro está quente segundo o autodata...

isto pode querer dizer mesmo que o problema está na parte da centralina responsável por ler o valor da resistência do sensor de temperatura e que depois interpreta esse valor e devolve para o mesmo em volts...

voltei a medir quando o carro estava quente, e estava nos 3v mas a resistência do sensor já se encontrava entre os 300 a 500 ohms... sinal que em termos de resistência o sensor está a funcionar bem mas já a centralina parece que não...

uma coisa é verdade, o carro só custa a pegar e anda muito engasgado a frio, quando aquece fica normal...