e já agora... para ver o problema do carro pegar mal.
Já ligaste a clip como te disse? para ver os valores que a centralina tem?
ainda não liguei porque não consigo encontrar ninguém que tenha a não ser a Renault em Portalegre, mas querem logo 45€ + IVA... enfim!
estive com o software AutoData a testar todos os sensores e quando cheguei ao sensor de temperatura e medi a resistência, esta estava entre os valores que o autodata dizia para a temperatura que ela tinha... agora vem a surpresa para mim...
deixei o carro arrefecer cerca de 6 a 7 horas seguidas e depois quando fui a dar a chave, veio o mesmo problema de não pegar e de ficar tipo afogado e custar muito a trabalhar... tentei 2 vezes e nada de pegar...
ai fui buscar o multÃmetro novamente e toca a medir a resistência do sensor de temperatura e estava dentro dos valores novamente, cerca de 4000 ohms... fiz esta medição pela ficha da centralina com ela desligada da centralina... assim deu para testar também logo o chicote do sensor... até aqui estava tudo dentro os valores esperados... agora quando fiz outra medição com a ficha já ligada da centralina e a ignição também ligada antes de colocar o motor a trabalhar é que me surpreendeu....
pelos valores do autodata, quando temos a ignição ligada e medimos o valor em volts dos contactos que vão para o sensor de temperatura, quando o carro está frio, tem de estar a enviar 0,7v e no meu caso, está a enviar 3,0v. Os 3,0v só devia enviar quando o carro está quente segundo o autodata...
isto pode querer dizer mesmo que o problema está na parte da centralina responsável por ler o valor da resistência do sensor de temperatura e que depois interpreta esse valor e devolve para o mesmo em volts...
voltei a medir quando o carro estava quente, e estava nos 3v mas a resistência do sensor já se encontrava entre os 300 a 500 ohms... sinal que em termos de resistência o sensor está a funcionar bem mas já a centralina parece que não...
uma coisa é verdade, o carro só custa a pegar e anda muito engasgado a frio, quando aquece fica normal...