Autor Tópico: [R11 TSE] Alavanca das velocidades  (Lida 7312 vezes)

MRC

• Visitante
[R11 TSE] Alavanca das velocidades
« em: 18 de Maio de 2010, 16:23 pm »
Ora boas,

Como é sabido pelos que aqui andam, estou a restaurar um Renault 11 TSE.

O maior problema deste carro, aquando da compra, era a caixa de velocidades, ou melhor, a alavanca, senão vejamos...

O carro em si, só engrena bem as mudanças "directas", ou seja, a 3ª e a 4ª. Para engatar a primeira, necessito de premir a patilha como se fosse meter a marcha atras, e mesmo assim é dificil, a segunda idem, a quinta é um bico de obra para a engrenar, e a própria marcha-atrás, impossivel de a engrena-la.

Apesar de isto tudo, a caixa não "arranha" ao engrenar, pelo que me leva a pensar que a caixa em si interiormente está boa.

O que será?  É simples a solução deste problema? Tirantes, rotulas, selector inferior da caixa?

Grande obrigado a quem me possa ajudar.

Cumpts

Offline men_on_fire

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Amadora
Re: [R11 TSE] Alavanca das velocidades
« Responder #1 em: 20 de Maio de 2010, 22:00 pm »
Boas MRC,

Um colega meu que tem um AX de 94, teve o mesmo problema, era a falta de massa consistente entre a alavanca e a caixa....
By: Renault 21 2L. Turbo & Renault Clio I 1.2

Offline lino

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2010, 20:06 pm »
isso é a afinação do tirante...

qualquer mecânico com uma chave de bocas de 13mm mete isso no sitio em 10 segundos...
banido por má educação para com os demais users do forum e por destabilizar o bom ambiente do forum

MRC

• Visitante
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2010, 20:13 pm »
Bem, sendo assim tão simples, já estou mais descansado.

De qualquer maneira tenho a rotula da alavanca com muita folga e com a borracha que envolve a dita rotula nas couves. Lá ver se a Renault ainda tem disso.

Obrigado mais uma vez pelas dicas.

Cumpts

Offline Caçoilauto

• Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: caçoilauto
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
« Responder #4 em: 11 de Junho de 2010, 11:08 am »
Isso é simples no tirante que liga a alavana á caixa junto á caixa tem uma afinação composta por uma braçadeira e uma porca de 13, basta colocares a alavanca bem centrada tendo aliviado a porca e depois voltas a apertar a mesma .

Trigo limpo. :smiley: :smiley: :smiley:

MRC

• Visitante
« Responder #5 em: 11 de Junho de 2010, 12:24 pm »
Não há nada como começar a desmontar para ver o que estava mal com a minha alavanca

O problema não está apenas na afinação do tirante, mas sim na articulação junto ao tirante, ou seja, isto:

Creio que por dentro era suposto ter um casquilho em plástico, mas o mesmo está desfeito, o que vai fazer que fique com folga.