Autor Tópico: Relé dos piscas  (Lida 21720 vezes)

Xmarine

• Visitante
Re: Relé dos piscas
« Responder #15 em: 24 de Maio de 2010, 12:17 pm »
Colocas lá ao lado  :wink:

Anyone? É que não estou mesmo a ver como é que vou meter as resistências nas lâmpadas .
:undecided:

Mesmo ao lado do led, a unir o fio positivo ao de massa.

Offline _BG_

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Viseu/Coimbra
  • Garagem : Megane 3 1.5dCi 90cv Dynamique
« Responder #16 em: 24 de Maio de 2010, 14:06 pm »
Colocas lá ao lado  :wink:

Anyone? É que não estou mesmo a ver como é que vou meter as resistências nas lâmpadas .
 :undecided:

Mesmo ao lado do led, a unir o fio positivo ao de massa.

Fio positivo e de massa?!?!?!?
Acho que vocês não estão bem a ver de que tipo de lâmpadas estou a falar... São destas:

Vou ter de fazer a ligação da resistência à lâmpada mais ou menos como fizeram para ela acender na foto certo, mas um dos pinos da resistência terá de ficar no fundo da lâmpada e o outro naqueles pinos laterais de encaixe certo?
Megane 3 1.5dCi Dynamique Azul Ecume

Offline Gonçalo

• Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Jean Pierre, tu vás tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
« Responder #17 em: 24 de Maio de 2010, 15:52 pm »
Uma das partes da resistencia entala no fundo da lampada e outra de lado  :wink:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline _BG_

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #18 em: 24 de Maio de 2010, 23:01 pm »
Bom, só falta mesmo tempo para ir comprar as resistências, conseguir retirar a óptica traseira sem partir o aplique de plástico de encaixe (raios, que aquilo faz mesmo força e para tirar vai ser um castigo :undecided:) e testar!

Offline _BG_

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #19 em: 17 de Junho de 2010, 18:17 pm »
Bom, estive hoje numa loja de electrónica e gerou-se uma dúvida no tipo de resistência que tenho de comprar para não ter problemas com os piscas.

Será deste tipo de resistências?

Pelo menos foi o que me aconselharam na loja, porque se os piscas estiverem muito tempo ligados as resistências acabam por aquecer e estas aguentam bem isso!

Perguntaram-me também de quantos watt's seria a resistência. Não soube responder, mas tanto o funcionário como eu concordamos que seria qualquer coisa do tipo: 21-1.92=19.08W, ou seja, precisaria de uma resistência de 68Ω e 19W!

Será que está correcto isto?

Ou será que com uma destas resistências que o pessoal que vende led's tem serve (segundo dizem eles, com estas resistências já pode anular o erro de lâmpada fundida que é comum em carros recentes)?
« Última modificação: 17 de Junho de 2010, 18:27 pm por _BG_ »

Xmarine

• Visitante
« Responder #20 em: 17 de Junho de 2010, 18:23 pm »
Os W da resistência é indiferente. Porque depende sempre da tensão e corrente aplicadas. Essa potência que eles perguntaram é em relação a potência máxima que aguenta

Offline _BG_

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #21 em: 17 de Junho de 2010, 18:37 pm »
Os W da resistência é indiferente. Porque depende sempre da tensão e corrente aplicadas. Essa potência que eles perguntaram é em relação a potência máxima que aguenta

Mas se os W da resistência são indiferentes, depois, mesmo com os ohms correctos, não vai dar o tal pisca pisca mais rápido?

O grande mestre da electrónica Xmarine :tongue: e aquela resistência da última imagem que meti servirá? É para anular o aviso de luz fundida em carros recentes...

São é caras, 9€ cada, mas não sei quanto é que serão as outras...

Xmarine

• Visitante
« Responder #22 em: 17 de Junho de 2010, 18:41 pm »
Servir, qualquer tipo de resistência serve. Desde que tenha os Ohm adequados

Mas se os W da resistência são indiferentes, depois, mesmo com os ohms correctos, não vai dar o tal pisca pisca mais rápido?

Tens de fazer as contas ao valor em Ohm da resistência a aplicar. Se for o valor adequado não vai haver problema. SIm tens de ter cuidado com o aquecimento da resistência. Eu optaria pelas da 1ª imagem pois teem dissipador do calor.

Offline _BG_

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #23 em: 17 de Junho de 2010, 18:47 pm »

Tens de fazer as contas ao valor em Ohm da resistência a aplicar. Se for o valor adequado não vai haver problema. SIm tens de ter cuidado com o aquecimento da resistência. Eu optaria pelas da 1ª imagem pois teem dissipador do calor.

Então, desde que tenha os tais 68 ohms, a nível de W pode ter 10/12W, etc, ou até menos certo?

Xmarine

• Visitante
« Responder #24 em: 17 de Junho de 2010, 18:59 pm »

Então, desde que tenha os tais 68 ohms, a nível de W pode ter 10/12W, etc, ou até menos certo?

Convem ter mais do que os que vão ser dissipados pela resistência

Por exemplo: Para compensar uma um led de 5w que substituiu uma lâmpada de 10w

Tens de fazer com que o total led+ resistência consuma os 10w. Ou seja, a resistência vai dissipar 5w. Mas nas suas especifiações pode ter um valor de 20, 30, 50, 1000w....isso não é importante.

Para um consumo de 5w tens calcular o valor da resistência. Pela lei de Ohm e pela vaca que ri:

5w=12 x I

I= 5/12A

12= R x 5/12

R= 12/ (5/12)

Se não me falham as contas dá 144/5  ohm, o valor da resistência para este exemplo.

Offline _BG_

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #25 em: 20 de Junho de 2010, 01:22 am »
Ok, penso que percebi tudo até aqui!

No meu caso seria uma resistência de 68ohm e 25W, por exemplo.

No entanto reparei que, lá fora, quem vende leds normalmente vende também as resistências e para as lâmpadas de 21W costumam vender resistências de 50W e 6ohm (independentemente de serem leds normais ou smd)!

Ah, e para as lâmpadas de 5W, a resistência vendida tem as seguintes características: 25W 25ohm!

Isto assim funciona? Os ohms da resistência não deveriam ser mais altos?
« Última modificação: 20 de Junho de 2010, 01:26 am por _BG_ »