Autor Tópico: Retomar projeto Clio II - Alguns problemas  (Lida 5209 vezes)

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
Retomar projeto Clio II - Alguns problemas
« em: 26 de Março de 2014, 15:45 pm »
Boas!
Há algum tempo que não apareço por aqui, mas na verdade passei por uma fase complexa, fui operado etc e neste tempo todo o clio que tinha comprado lá esteve encostado às boxes.
Sucede que agora tenho algumas ideias para resolver alguns problemas que ele tem.
Nos finais do ano passado eu cismava com o facto de a agua do radiador desaparecer e andei andei e fui a mais do que 1 mecânico e a resposta era que não era problema de junta da colassa.
Certo é que depois fiu a outro mecânico (pois a agua não desaparecia ao mesmo tempo, havia dias que andava bem, outros desaparecia um pouco e chegava a andar semanas sem mudar agua.
Relembro que não andei com a lata, apenas metia a trabalhar as vezes. Bem, fui a outro mecânico e ele detectou uma fuga na colassa e perdia agua para fora do motor, por isso eu não ver o nível do oleo a subir.
Nessa reparação fez-me algumas pequenas reparações mas o carro não está como eu quero.
Agora quero mudar discos, fazer uma macro limpeza que nunca fiz (também não ando com o carro, mas ele está imundo).
No entanto o que me preocupa é que tenho vindo a reparar que o vidro está sempre embaciado e isso tem-me feito espécie..Falei com o mecânico e ele disse: epá de certeza que tens agua a entrar no carro.
Andei andei andei e descobri que junto aos pedais do carro, se tivermos com as maos nos pedais, logo à esquerda tem a parte de tras da consola, estava húmido, não de agua que escorrei ali, mas de tipo ressoado que acabou por ir ali ter de alguma forma, como o que aparece no vidro, e não era pouco húmido, e mesmo depois de secar, alguns dias depois estava igual (tempo de chuva).
Sempre que limpava a agua do vidro aquilo era humidade lá que se fartava, precisando eu de bastantes papeis para absorver aquilo tudo.
Pensei no radiador de chaufagem dado o local, mas o nivel da agua está sempre igual, andei pelo capot se existe algum local por onde possa entrar a agua e não faço a mínima ideia.
Alguém já teve algum problema parecido que me possa dar umas dicas?
Estes dias eu saquei o plástico da porta da mala, aquele que tapa o motor, e ao levantar a porta saiu agua pelas borrachas de batente, ainda pensei que pudesse ser daí mas fico com dúvidas que a agua viesse lá de tras para a frente.
E já agora é normal ter agua dentro da porta da mala? existe de facto um esgoto naquela zona, mas a agua sai por outro.
Certo que quero pôr o carro a andar e gostava de colocar tudo minimamente impecável de forma a que fique só algumas coisitas mecânicas para fazer, mas eu não tenho andado com a lata e estão sempre a surgir novidades, e estou a ficar desanimado com o carro e já pensei em desfazer-me dele.
Uma coisa tem de boa, aquilo é dar à chave e ele pega que e um mimo.. 1.9D é um motor de facto impec.
Já que estou numa de pedir, aqui vai:
Tenho os bancos e cintos uma valente miséria SUJOS, um deles o do pendura, vejo que tem muito lodo ou ferrugem na calha por onde corre e ele já não prende, anda ali solto para trás e frente, o mecanismo que prende o banco não está a rolar (agora penso que a ferrugem as tantas e da treta da agua, pois lá por baixo na zona dos pedais, tudo o que é metal está oxidado, mas adiante.
Queria sacar os bancos fora para lavar... é aconselhável? E depois até podia tentar reparar o do pendura.
Como faço isso?
E o cinto é possivel tirar? porque esse sim queria limpar, se eu entro no carro de camisa branca estou lixado, já me sujei umas poucas de vezes.

De qualquer forma eis o que pretendo fazer no futuro além do que referi e após isso fica tudo mesmo perfeito:

1 - Meter calço e discos  - Isto vou fazer em abril
2 - Algumas manutenções interiores porque tenho os plásticos das portas soltos e queria tentar meter aquilo minimamente aceitável
2 - Meter pneus - Tb em abril
3 - Mudar as ponteiras, pois começa a fazer um tac tac (juntas homiocinéticas e o mecânico disse que as poteiras ou os braços tem que ser completos, mas como faz pouco ainda posso andar assim), e não sei se é por causa disto que também existe uma especie de trepidação ou sinto mais as trepidações no volante quando o piso é mau.
4 - Reparar bomba injectora que perde um pouco de gasóleo, já contactei uma bosch car serviçe e falaram-me em +/- 75euros para mudar um orringe, e assim o farei. Se conseguir em Abril também (é triste ser pobre)
E no futuro mas isto é deixar mesmo para o fim, trocar a embraiagem porque o rolamento de encosto em frio faz um barulho chato.

Desde que tenho o carro e nem sequer ando com ele já meti a junta da colassa, kit de embraiagem, reparei o ar condicionado, mas que de pouco durou dado que está novamente avariado e foram 200euros.

Tudo se repara, mas o que me está a deixar mesmo preocupado é a questão da agua.

Agradeço algumas dicas que possam dar.
Obrigado

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Retomar projeto Clio II - Alguns problemas
« Responder #1 em: 26 de Março de 2014, 16:04 pm »
Isto é um tópico de duvidas ou um projecto/diario de bordo?
É que se é um projecto diário de bordo, está colocado no sitio errado, se é um tópico de duvidas, no assunto "estética" qual é a duvida?

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 26 de Março de 2014, 16:34 pm »
Tens razão, eu calculei que fosse complicado entender depois de tudo o que meti.
Meti estética porque não sabia bem onde colocar.
Neste sentido então resumia a coisa apenas pedindo ajuda para a questão da agua, e como tirar bancos e cinto para limpar.
Peço desculpa pelo testamento que tornou a coisa confusa.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #3 em: 26 de Março de 2014, 17:04 pm »
Quanto à questão da agua, pode ser os esgotos do corcovam (zona por baixo das escovas do limpa vidros da frente) entupidos.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #4 em: 26 de Março de 2014, 20:53 pm »
Podias abrir um DB com fotos e tal.
Antes de tudo, compreende que compraste um carrito usado e que pelo teu texto, me parece que o antigo dono não lhe deu o devido tratamento. Apesar disto, se o puseres em condições, tens um carro estupidamente fiável.
Para limpares o interior, aconselho-te o Blitz da 1Z. Diluis com água e dá-te para imenso.
Os bancos, consegues tirar. Penso que tens parafusos por baixo do carro a prendê-los.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 26 de Março de 2014, 21:47 pm »
Ou então tiras só os estofos do banco para limpar. é preciso não esquecer que os bancos podem estar equipados com airbag, alem dos pré tensores dos cintos.
Eu já limpei uma vez os estofos e fiz assim.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg179356#msg179356

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 27 de Março de 2014, 08:15 am »
Quanto à questão da agua, pode ser os esgotos do corcovam (zona por baixo das escovas do limpa vidros da frente) entupidos.

Obrigado pela dica, mas por acaso já me aconteceu ter que ir aí ver a coisa: Quando o comprei, o motor da recirculação do ar avariou, andei a ver o que poderia ser e detectei que de frente para o carro do lado esquerdo, por cima da roda onde as aguas acabam por parar, estava tudo CHEIO de agua, e o motor estava debaixo de agua, andei e saquei uma borracha e saiu a agua toda (e não era pouca, fiquei impressionado), limpei e ficou porreiro. Estava cheio de lixo de folhas e coisas assim que taparam a saída da agua.
Já fui lá agora ver e esse lado está sem agua, do lado direito penso que não tem agua pois andei a ver e não vi agua nenhuma.
Já pensei que fosse do vidro, mas não consigo entender como tal possa ser possível. Se houvesse algum truque para ver de onde a agua vem é que era de valor...

Podias abrir um DB com fotos e tal.
Antes de tudo, compreende que compraste um carrito usado e que pelo teu texto, me parece que o antigo dono não lhe deu o devido tratamento. Apesar disto, se o puseres em condições, tens um carro estupidamente fiável.
Para limpares o interior, aconselho-te o Blitz da 1Z. Diluis com água e dá-te para imenso.
Os bancos, consegues tirar. Penso que tens parafusos por baixo do carro a prendê-los.

A ideia é essa de abrir um DB, mas como o carro está num estado que não me agrada gostava de abrir quando estivesse porreirinho.
Mas se calhar até abro mesmo pelo menos para se ir seguindo a evolução dos trabalhos.
Sobre o liquido de limpeza, agradeço a dica pois desconhecia completamente.
Vou procurar  isso.
Obrigado

Ou então tiras só os estofos do banco para limpar. é preciso não esquecer que os bancos podem estar equipados com airbag, alem dos pré tensores dos cintos.
Eu já limpei uma vez os estofos e fiz assim.
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=8793.msg179356#msg179356

Como eles estão mesmo foleiros (muito sujos) o que pensei foi mesmo tirar para conseguir limpa-los melhor, e uma vez cá fora poderia tentar resolver o problema do banco do pendura não prender na posição que quero, tem ferrugem ou algo que o valha e que proíbe o mecanismo que prende de actuar, ficou preso na posição de aberto.
Não tenho airbags nos bancos, aliàs o carro só tem 1 airbag que é o do condutor.
Vou dar uma vista de olhos ao teu post para tirar ideias, pois por alto reparei que as primeiras fotos mostram que tb estava assim como o meu (sujo).

Obrigado

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #7 em: 27 de Março de 2014, 10:32 am »
Se houvesse algum truque para ver de onde a agua vem é que era de valor...

Truque assim de repente será mandar-lhe com água pra cima e ver se ela aparece lá dentro!

Offline maddmaxx

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #8 em: 28 de Março de 2014, 14:55 pm »
E é que já tentei, mas não vejo nada...Tá dificil dar com o gato...
Quando vier o calor eu vou sacar os bancos fora e aí já vou ter mais espaço para me dedicar à caça à fuga.
Obrigado