Autor Tópico: motor lento  (Lida 3460 vezes)

Offline Poke

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Caneças
  • Garagem : Clio II Phase 2 1.5DCI 80cv
motor lento
« em: 14 de Abril de 2014, 21:17 pm »
Boa noite, pessoal ;)
Eu tenho um Renault Clio 2 phase 2 1.5 DCI de 80cv de 2003, mas não tenho tido muita sorte com ele… 
Quando o comprei a um conhecido, devia vir com problemas que o motor “pifou” e um mecânico amigo dele, pôs outro motor. Agora as minhas dúvidas.
1-   Neste modelo, o motor de origem é o K9K 702, certo? Mas meteram um K9K 722, o que tem de diferença? Se é que existe alguma… (não sei os quilómetros que tinha)
2-   Algum tempo atrás, tive que por injetores mas depois disso, o carro nunca mais ficou o mesmo…  :cry: Demora muito a desenvolver, em algumas subidas (se não todas) tenho sempre que reduzir. Eu estou a tirar um curso de mecânica no CEPRA e um formador meu já ligou uma máquina ao carro a ver o que acusava. Ele disse: os injetores não são os apropriados para aquele modelo (têm que ter anilhas verdes e elas são amarelas); a máquina acedeu ao motor, indicava o código dos injetores, mas depois não passava disso. Nem no imobilizador deixa entrar.
Já limpei a válvula EGR, mudei o filtro de ar, limpei os sensores de temperatura de ar e outro que está no tubo que vai do intercooler à válvula EGR e devo dizer que ficou bem melhor, pelo menos já o sinto a desenvolver antes das 2000rpm e já não preciso de reduzir tanto. Mas continua a não ser o carro que já andei….  :cry:
Desde já o meu muito obrigado e desculpem o ‘testamento’, mas foi para vos dar o maior numero de dados.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
Re: motor lento
« Responder #1 em: 14 de Abril de 2014, 21:57 pm »
É a mesma coisa, só por dizer que o 702 é dos clios e 722 é dos scenic. Penso não estar enganado.
Acelerações abaixo das 2mil é sempre complicado, apartir das 2mil é que geralmente andam bem, abaixo pelos vários que conduzi é como um poço sem fundo :grin:
Os injectores que tens secalhar não são bem compatíveis com a electrónica que está feita para os de origem. Vê é se não meteram uns mais fraquinhos, isto porque quem manda é a electrónica e é provável que não consigam o mesmo débito que os de origem.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #2 em: 15 de Abril de 2014, 00:29 am »
E os injectores estarão devidamente configurados?
O carro faz fumos anormais, ou outra coisa do género? Tipo luzes de aviso no quadrante, etc?

Offline Poke

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #3 em: 15 de Abril de 2014, 04:20 am »
Boas,  :cool:

Não rodinhas, o carro não faz fumo nenhum mesmo 'esticando' mudanças, nem acende nenhuma luz no painel de instrumentos.
E verdade, até o já levei a Renault para verem se os injetores estavam bem codificados e disseram que a unica coisa que acusou, foi a válvula EGR (daí eu te-la limpo).

Obrigado a todos  :smiley:

Cumps

Offline Blurr

• 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Ponta Delgada
  • Garagem:Clio 2 1.2 RT 98 + Clio 2 1.5dci 80cv 2004
« Responder #4 em: 15 de Abril de 2014, 20:07 pm »
Os injectores aonde os colocastes? Na renault? Foram novos? Se a EGR tem problemas o carro fica muito lento e custa muito a desenvolver..

Acredito mais no que o RenaultTurbo disse, se te meteram os injectores do 65, eles possuem um débito de combustivel completamente diferente dos de 80.... Aliás é por isso que são mais caros...

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #5 em: 15 de Abril de 2014, 20:15 pm »
Exacto, um simples engano pode levar a que tenham encomendado os injectores para o motor errado. Eu no meu clio troquei injectores para uns que conseguem debitar mais gasolina, no entanto continua igual uma vez que não ajustei electrónica (mas ainda assim o carro ficou melhor ao que parece :P ).
Tenta descobrir o débito desses e tenta saber o dos originais.

Offline Poke

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 17 de Abril de 2014, 06:26 am »
Boas,  :cool:

Antes de mais, o meu obrigado pelos concelhos de todos!

Em relação aos injetores, estive a falar com um conhecido que trabalhou na Renault e ele disse-me para pôr os injetores de fora do problema isto porque, as cores das anilhas não querem dizer nada porque a Renault mudou as cores das anilhas uma data de vezes. Para um motor hoje pode ser verde, amanhã pode ser azul... Todo depende da configuração dos mesmos.
Na Renault disseram que estava tudo bem com eles  :lipsrsealed:

Ontem dei com uma fuga num deles, havia só gasóleo à volta dele. Fui até à Servidisel e já comprei uma anilha para lhe meter. Depois venho dizer o resultado.

Uma coisa é certa, por muito 'parvo' que pareça, ele melhorou muito só de limpar as sondas que já referi acima e ter limpo com spray 'contact cleaner' as fichas dos mesmos.  :grin:

Cumps,