Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
17 de Abril de 2026, 12:20 pm
Início
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Mecânica Geral
»
Avaria. Fumo Branco
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Avaria. Fumo Branco (Lida 17555 vezes)
ppocmrmojo
1.0 SCe
Garagem : Clio 1.9D (2000)
Avaria. Fumo Branco
«
em:
06 de Maio de 2014, 11:08 am »
Boas.
Sou proprietário de um Renault Clio 1.9D de 2000, com 165.000km,
O carro neste momento está avariado e gostava de tentar perceber do que poderá ser antes de chamar o reboque para o levar.
Os sintomas foram praticamente instantâneos, antes do carro ficar imobilizado.
Os sintomas foram fumo branco em grande quantidade apenas pelo escape, ruído não normal do motor em andamento e um ruído semelhante a uma peça se ter soltado, que veio também da frente do carro (uma espécie de chocalhar). Estes sintomas começaram ténues e depois foram crescendo em poucos minutos e em cerca de 1km. Após ter imobilizado o carro, ele apenas pegava acelerando a fundo e consegui regressar a casa, sempre com muito fumo branco, algumas idas a baixo do motor e completa falta de potência.
Neste momento o carro não pega e após alguns dias noto que não perdeu nem óleo nem liquido de refrigeração, aparentemente.
Foi feita uma revisão profunda muito recentemente, pré-inspecção, onde foram alteradas as seguintes peças, todas elas novas, supostamente:
- Mudança de discos e pastilhas;
- Mudança de bombitas;
- Mudança de rolamentos posteriores;
- Mudança de óleo;
- Mudança de todos os filtros;
- Mudança de alternador.
Foi feita a inspecção obrigatória posteriormente onde foi apenas detectado um apoio do motor defeituoso, junto à caixa de velocidades.
Estou com receio que o arranjo seja dispendioso e estar a levar o carro agora de reboque para a oficina e depois rebocá-lo outra vez para casa por não ter dinheiro para o arranjo não ia ser muito prático nem barato.
Se alguém quiser mandar alguma opinião ou já teve um problema parecido, agradeço as respostas.
Cumprimentos.
Registado
Brunof22
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Porque não se acentam á minha beira?
Garagem : do vizinho
Re: Avaria. Fumo Branco
«
Responder #1 em:
06 de Maio de 2014, 11:44 am »
Turbo pela certa...
Ou está a fazer passagem de oleo...
Registado
Silvestre
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
Localidade: Valpaços
Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
«
Responder #2 em:
06 de Maio de 2014, 11:59 am »
Turbo? O 1.9D tem turbo?
Registado
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi->
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL ->
http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0
ppocmrmojo
1.0 SCe
«
Responder #3 em:
06 de Maio de 2014, 12:02 pm »
Boas novamente. Agradeço a resposta.
Três notas que faltaram.
- O carro não tem turbo.
- Não me parece que tenha perdido óleo. Verifiquei os níveis de óleo e liquido de refrigeração uns dias depois da avaria e não houve perda significativa, se é que houve alguma. Também não há manchas no chão. Costumo andar sempre de olho nisso. Mas é uma hipótese.
- O carro não sobreaqueceu durante a avaria. A não ser que o sensor esteja avariado e não dê a informação correcta para o mostrador no interior. Aliás, nenhuma luz acendeu no interior. Nem stop nem óleo, nem temperatura.
Registado
mascondez
1.6 DCi
Localidade: Viseu, Portugal
Garagem : Laguna Break II 1.9 Dci Privilege
«
Responder #4 em:
06 de Maio de 2014, 12:07 pm »
No meu caso foi o turbo que tinha folga e fazia passagem, no teu caso acho que não tens turbo por isso não deve
ser disso. Mas o fumo era assim tanto? Normal que os níveis não baixem pois o carro esta parado.
é que fumo branco diria que esta a comer óleo e isso só acontece com o motor em funcionamento.
Registado
O Meu Projecto ---> Renault Laguna II 1.9dci 120cv ST<---
Silvestre
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #5 em:
06 de Maio de 2014, 12:14 pm »
Eu diria junta da cabeça. Mas tu dizes que está tudo normal.
Registado
ppocmrmojo
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
06 de Maio de 2014, 12:25 pm »
Em resposta ao mascondez, o fumo saiu em grande quantidade passados poucos minutos a andar. Ruído estranho, ia-se abaixo...mas deu para regressar a casa, como disse.
Pelo que já li há uns dias, também é referida a junta, mas, a não ser que o sensor de temperatura esteja avariado, o carro realmente não aqueceu mais que o normal. Já tive uma junta queimada noutro carro e os sintomas não tiveram nada a ver. Não houve fumo branco em grande quantidade, houve perda de óleo e líquido constantemente. Algo que não se passa neste caso.
Realmente nota-se o motor ligeiramente babado mas com a experiência que tive, não diria à partida que seja da junta. Mas cada um queima à sua maneira talvez.
«
Última modificação: 06 de Maio de 2014, 13:21 pm por rodinhas
»
Registado
Silvestre
Initiale Paris
1.6 DCi Bi-Turbo
«
Responder #7 em:
06 de Maio de 2014, 12:30 pm »
Um amigo meu já lhe aconteceu no carro, mas era um Opel Corsa 1.4 Sport, e deitava fumo branco que era uma barbaridade, bebia gasolina até dizer chega, tinha falta de potência, trabalhar instável, liquido de refrigeração todo preto. Andou a abusar do carro assim algum tempo, quando o levou ao mecânico já não ficou o mesmo que era.
Registado
ppocmrmojo
1.0 SCe
«
Responder #8 em:
06 de Maio de 2014, 15:03 pm »
Esqueci de referir um pormenor que pode ou não ter a ver.
Mas uma vez que também li coisas sobre fumo branco e problemas de injecção de gasóleo ou problemas de compressão...
Há uns meses atrás queixei-me a um mecânico que o carro tinha um aceleração estranha do tipo não acelerar num intervalo de espaço do pedal e depois chegar ali a uma fronteira em que se sentia uma aceleração mais brusca.
O mecânico foi dar uma volta comigo, disse que sentiu a aceleração quando eu lhe perguntei. Disse "é da valvula EGR".
Meteu a mao por trás do motor durante 5 segs. Fez qualquer coisa ao ralenti e disse que tinha desligado a válvula e para eu ver se já estava bom. Como não senti mais supus que tivesse arranjado a coisa.
Não sei se terá alguma coisa a ver mas fica aqui a nota.
Registado
aacc
1.5 DCi
Localidade: Coimbra
Garagem : Twingo 1.2 1995 GPL; DACIA Sandero SCE 2018
«
Responder #9 em:
06 de Maio de 2014, 21:21 pm »
Posso estar enganado, mas penso que esse carro não tem válvula EGR.
Fumo branco significa existência de gasóleo ou óleo em contacto com altas temperaturas,
mas não no ponto de ignição.
Registado
Xmarine
Visitante
«
Responder #10 em:
06 de Maio de 2014, 22:00 pm »
Se fosse eu... começava por mandar ver a bomba injectora e se a correia de distribuição está no sítio e a ponto....não o turbo porque o 1.9d não o tem.....
Mas isto sou eu...não percebo nada disso...
Registado
Skymaze
1.0 SCe
Garagem : Laguna II 1.9 DCI Previllege / VW T2 Baywindow 1600c
«
Responder #11 em:
04 de Maio de 2016, 09:05 am »
Bons dias!
Ontem aconteceu algo semelhante à minha Laguna II 1.9 DCI...
Tinha acabado de chegar ao Oriente, e estava à procura de lugar para estacionar e reparo que a carrinha estava a fazer mto fumo branco quando acelerava e fazia um ruído tipo 'chocalhar' que não consegui identificar de onde era...
Ora eu estacionei, verifiquei se estava a perder óleo ou água, e como não estava fui ver Muse.
Acabado o concerto, e antes de meter o carro a trabalhar, verifiquei os niveis de óleo e água e aparentemente estava tudo OK. Meti o carro a trabalhar (pegou sem problemas e sem erro nenhum no CB), mas assim que dou uma aceleradela, lá está novamente o fumo branco e a chocalhadela...
Agora vem a parte estranha, eu arrisquei fazer aproximadamente dois kms e tirando o fumo (mto fumo!) e o ruído, o carro está normal, responde como sempre respondeu... não denoto qq falha de potência, nem nada parecido...
De qq forma, chamei o reboque e fui pra casa pq não eram horas para eu andar armado em mecânico...
Entretanto fui falando com alguns amigos que me deram os mais prováveis e improváveis prognósticos:
- Turbo com problemas
- Passagem de água
- Problema nos injectores
- Problema na EGR
- Água no gasóleo
Alguém já teve algum problema semelhante? Alguém quer acrescentar algum pensamento sobre o assunto?
Registado
1.5 DCi
Localidade: Lisboa - Portugal
«
Responder #12 em:
04 de Maio de 2016, 10:36 am »
Fumo branco, eu diria que está a queimar oleo...
de onde é a coisa é mais dificil.
Ou é o turbo que manda o oleo para a admissão, ou é um segmento a deixar passar.
Registado
RenaultTurbo
Initiale Paris
2.0 TCe
Localidade: Sintra
Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
«
Responder #13 em:
04 de Maio de 2016, 10:46 am »
1.9dci o mais provável é ser turbo, mas não impossibilita que seja outra coisa mas acho que é por onde se deve começar.
Registado
Scenic 1 1.4 16v
/
Clio 2 1.6 16v
/
Velsatis
Gonçalo
Administrator
1.6 V6 Turbo Energy F1
Localidade: Castelo Branco
Utilizador: Coolwater
Jean Pierre, tu vás tomber!
Garagem : Aixam Vision
«
Responder #14 em:
04 de Maio de 2016, 10:46 am »
Isso está a dar passagem algures... convem mesmo ser visto e não andar.
Registado
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...
Imprimir
Páginas: [
1
]
2
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»