Autor Tópico: Adaptando A/C num Renault 19 Chamade 1991  (Lida 15621 vezes)

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
Re: Adaptando A/C num Renault 19 Chamade 1991
« Responder #15 em: 03 de Junho de 2014, 08:54 am »
Preocupa-te primeiro em colocar os dispositivos do AC no carro, a parte eléctrica é simples (para um electricista) só precisas de passar 2 ou 3 fios do interior do carro para o exterior (o mais difícil) depois é fazer o resto das ligações ;) algumas até já estão feitas pois pertencem a outros dispositivos que funcionam em simultâneo com o AC, por exemplo a ligação do calculador de injecção À ventoinha, esta ligação já está feita ;)

Já agora, o teu carro de calculador de injecção?

Offline bototrosa

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Aveiro
  • Garagem : Renault 19 Chamade
« Responder #16 em: 03 de Junho de 2014, 09:01 am »
Já agora, o teu carro de calculador de injecção?

O meu carro e de 1991 e ainda e a carburador.. Nao entendi a tua pergunta desculpa rodinhas...

Entao segundo o que me dizes vou comprar todos os componentes e mando os colocar... O sucateiro disse-me que teriam de cortar parte do chassi na frente para colocar o radiador e tambem teriam de fazer um furo na chapa para a passagem dos. Abos e tubagem para dentro do carro etc..
------
Renault 19 Chamade - motor energy 1.4 - gasolina

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Garagem : Renault 19 1.4e RTI
Re: Re: Adaptando A/C num Renault 19 Chamade 1991
« Responder #17 em: 03 de Junho de 2014, 09:02 am »
Farfalho que manual haynes voce tem? Qual e o numero ISBN desse livro ( veja em cima do codigo de barras na contra capa).

Vou hoje a um eletricista ver o que ele diz e tambem vou a concessionaria da renault investigar sd se pode colocar o ar no meu carro.
Você a porra, você é formalidade que despenso :P
O manual da Haynes tem o código interno de 1646, não há que enganar.
ISBN: 1 85960 141 3

Enviado do Farfalhomóvel através de Tapatalk

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #18 em: 03 de Junho de 2014, 09:10 am »
Verifica como é que o radiador do AC, está no outro, se houver espaço disponível, evita fazer os cortes, visto a ventoinha ser eléctrica, desde que aja espaço ajeita-se os radiadores da melhor maneira. Estuda esses pormenores primeiro, antes de fazer investimentos.

Quanto à passagem dos tubos para o interior, se não houver mais alternativa, lá terá que ser, mas verifica se não há já essa abertura para passar os tubos, ou o sitio marcado na chapa por onde irão passar.

Se não tem calculador de injecção, então as ligações do esquema são ligeiramente diferentes, alem disso depois tens que ver como é que o acerto do relantim vai ser feito, quando o ac liga, mas ai já não posso ajudar, porque não sei.
Se tivesse calculador de injecção, era este que tratava disso, e de ligar a ventoinha, não tendo, tem que ser feita essa ligação do relé do AC à ventoinha.

Offline bototrosa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #19 em: 03 de Junho de 2014, 12:24 pm »
Entao estive numa oficina especializada de montagem de ar condicionado e disseram-me que um kit para o carro custava 2500 euros.

Em relacao a utilizacao de material de outro renault o tecnico disse que deveria averiguar se o sistema completo de ar dos renulT primeira fase de 1989-1991 sao identicos aos renault fabricados na segunda fase de 1992 para cima. Se forem iguais entao e possivel a montagem se nao forem nao e possivel. Disse-me tambem que o melhor seria tentar encontrar um sistema de ar de um veiculo fabricado na primeira fase de 1989-1991 pois o meu e de 1991 de modo a ter certeza que vai funcinar.

Voces sabem alguma coisa a este respeito??
------

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #20 em: 03 de Junho de 2014, 12:39 pm »
A única coisa que posso dizer é que o técnico disse o que eu tinha pensado: Instalar o sistema de A/C da fase 1. Pois seria tudo directo e sem quaisquer problemas ou adaptações que não as de origem.

Compreendo que o mecânico arranje as peças de A/C da fase 2 porém as complicações e dores de cabeça podem justificar a demora na procura de um sistema da fase 1.

Offline bototrosa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #21 em: 03 de Junho de 2014, 16:32 pm »
Poderiam confirmar:

Fase 1: 1989-1991

Fase 2:1992 em diante

E correto??
------

Offline bototrosa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #22 em: 03 de Junho de 2014, 23:21 pm »
Hoje estive noutro tecnico que me disse que poderia colocar qualquer sistema de um renault 19 mas que fosse de motor 1.4 mesmo sendo da segunda fase. Assim sendo pode-se usar o sistema dos renault 19 rti.

Convem a este ponto dizer que o tecnico disse que se tem de mudar o tablier tambem pelo daquele de onde vem o sistema de ar condicionado. Isso procede??

------

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #23 em: 04 de Junho de 2014, 00:16 am »
Em relação às datas de lançamento de cada fase estão correctos, a fase 2 apareceu pela metade de 1992.

Se ele disse, é mais qualificado que eu pois se houver diferenças no sistema em si e componentes no tablier, justifica

Offline bototrosa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #24 em: 04 de Junho de 2014, 00:18 am »
Uma pergunta:

Se colocar o A/C como é que o motor vai ajustar o aumento de combustivel quando o AC tiver ligado?  Com o AC ligado o motor puxa mais gasolina. E com o motor a carborador, o que vai dar indicação para aumentar a gasolina? Que acontecera quando ligar o AC com o carro ainda frio ??
------

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #25 em: 04 de Junho de 2014, 00:31 am »
Não te sei responder e nem vou conjecturar possibilidades. Alguém mais entendido ou o próprio técnico conseguirá explicar-te.
Tenta ler sobre o sistema de A.C do fase 1 para teres noções.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #26 em: 04 de Junho de 2014, 01:23 am »
Nos carros com injecção electrónica esse ajuste é feito pela centralina. Ao ligar o AC, este faz sempre algum atrito, e para se manter o relantim, há uma ligeira aceleração do motor para compensar o atrito provocado pelo compressor do AC.
Nos carros sem centralina, não sei como é que isso é feito.

Offline bototrosa

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #27 em: 10 de Junho de 2014, 10:38 am »
Consegui arranjar um senhor que tem todo o sistema de a/c de um r19 rti de 1994... Vou comprar dele todo o sistema e mandar colocar no meu r19. Sinceramente tenho tido tanto feedback para nao o fazer mas mesmo assim vou tentar colocar o ar no meu r19 pois como decidi ficar com ele mesmo nao valendo nada em revenda eu gosto dele e quero dar um upgrade que vai se iniciar na colocacao de a/c, depois direcao assistida e por fim freios ABS para ter mais seguranca.
------

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #28 em: 10 de Junho de 2014, 15:46 pm »
Na minha modesta opinião, pois o carro e o dinheiro são teus, acho que são investimentos a mais para o carro. Ainda para mais, corres o risco de gastares o dinheiro e as adaptações não ficarem bem.
Seria preferível juntar para um Mégane I, por exemplo, já com esse equipamento todo que tu queres pôr.

Offline Farfalho

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
« Responder #29 em: 10 de Junho de 2014, 16:03 pm »
Cá em casa teve-se primeiro um Chamade que teve fim trágico e não me lembro muito bem dele. Agora do R19 em si é um carro muito bom, capaz de muito ainda! A capacidade de carga do mesmo é de mérito e bastante confortável.
A minha versão como é a RTI traz uns extras de série que lhe permite ainda marcar pontos, desembaciamento dos espelhos retrovisores com o óculo traseiro, direcção assistida hidráulica, ar condicionado, boas prestações, baixo peso. Claro que em termos de consumos um motor idêntico faria menos, o carro agregado é que seria mais pesado.
Tenho bastante gosto no carro, apegado mesmo, e não o trocaria.

Se calhar passa-se o mesmo com ele e outros motivos que prefere investir nele do que partir para outro mais recente.

Já que vais avançar, vai dando o relato e como foi. E já que tens o sistema de A.C de um RTI de 94 (igual ao meu), tira fotos do grupo motoventilador que fica dentro do corta-fogo, à frente do condutor, pois tenho um barulho proveniente de lá e já me disseram ser um rolamento. Pede a quem for instalar para verificar na íntegra o sistema.