Autor Tópico: Espelho retrovisor interior e sistema de monitorização pneus  (Lida 4232 vezes)

Offline VGCC

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Figueira da Foz
  • Garagem : Renault Laguna Break III 2.0 Dynamic S
Boas!

Apesar de já acompanhar este forum há alguns anos, este é o meu primeiro post, no qual pretendo solicitar a V/ ajuda/esclarecimento.

Eu possuo uma carrinha Renault Laguna 3 2.0 dci Dynamic S de 2008, com a qual me sinto bastante satisfeito, mas à qual gostaria de fazer uns upgrades (digamos assim), a nível de conforto e segurança.

Paço a explicar, a quando da aquisição desta viatura (usada), contactei a oficina Renault mais próxima para saber da possibilidade de instalar o "sistema" de monitorização da pressão dos pneus, a qual me informou que na minha viatura era impossível, porque não vinha preparada de fábrica para essa alteração. Acontece que recentemente descobri um kit que pode ser instalado em qualquer viatura, e conseguir consultar a informação no visor do GPS, desde que este possua uma entrada RCA.

http://www.steel-mate.co.uk/acatalog/TP-05-Tyre-Pressure-Monitoring-System-187.html#SID=31

Assim queria saber se o sistema Carminat CNC, possui esta entrada? Já fiz enumeras pesquisas mas não consegui esta informação.

A minha segunda questão é relativamente ao espelho retrovisor interior.

A minha viatura possui o espelho normal (sem escurecimento automático), acontece que também questionei a Renault relativamente à possibilidade desta alteração, onde me informaram que tal não era possível, porque se teria de mexer/alterar a centralina.
Ao procurar esta peça de viaturas acidentadas, constatei que o espelho possui uma ficha para a ligação dos sensores. A minha pergunta é:
O "sistema" de escurecimento do espelho é controlado no próprio espelho ou na centralina? Pergunto isto porque deparei-me com espelhos que podem ser aplicados em todas as viaturas, e pelo que vi o processamento electrónico dos dados é efectuado no próprio espelho.

http://www.ebay.com/itm/Auto-dimming-mirror-Tire-pressure-monitoring-fits-Ford-Nissan-Toyota-Chevy-etc-/261450587909?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3cdfab5f05&vxp=mtr

http://www.ebay.com/itm/GENTEX-AUTO-DIM-DIMMING-Rear-View-MIRROR-with-COMPASS-GENK5-Gen-K5-for-any-car-/330651688775?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item4cfc605f47

Obrigado pela atenção

Offline overlord

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Costa vicentina
  • Garagem : Renault Megane 3 st 1.5 dci 110cv(Magana)
Re: Espelho retrovisor interior e sistema de monitorização pneus
« Responder #1 em: 20 de Maio de 2014, 23:33 pm »
Pelo menos no meu ex-megane II o espelho era autónomo. nada tinha a vinha a ver com a Centralina e nesse modelo penso que não.
PS: nem tudo a que a Renault diz é soberano eles é que não gostam de alterar nada que não venha de fabrica assim é mais fácil dizer que não pode ser.

Em relação ao espelho se fores a uma sucata deves conseguir arranjar um e desde que consigas levar alimentação ao espelho vais ver que vai funcionar.

Agora em relação ao pressão dos pneus pois bem a Renault usou vários tipos de sistemas, na laguna II eram controlados pela centralina e a antena recpetora era uma caixa que estava por debaixo do veiculo, já no megane II desde que a Centralina fosse compatível bastava ter o quadrante MIDSERIES para pores os sensores e ligar na clip e já estava, isto porque o quadrante MIDSERIES funcionava de visor das rodas e também de antena para os mesmos. Agora eu tenho uma Mégane III ST sem os dois sistemas e sinceramente não acho falta nenhuma, alias acho que quando troquei o megane II pelo III o espelho já nem tava funcionado mas como tava para trocar nem me chatei com isso

Offline VGCC

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2014, 12:58 pm »
Obrigado pela resposta.

Penso que a situação da alimentação para o espelho pode ser garantida em ultima instância através da alimentação dos sensores de luz ou chuva.

Relativamente à monitorização da pressão dos pneus, encontrei o manual de serviço da Laguna 3 e penso que deve ser muito idêntico ao da versão da Laguna 2, como se pode ver na imagem que posto.

Mais uma vez obrigado.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 21 de Maio de 2014, 13:52 pm »
Faltou a foto ;) Vê aqui como colocar fotos - http://www.renaultpt.com/index.php?board=3.0

Offline VGCC

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 22 de Maio de 2014, 10:56 am »
Boas,

Pois, foi azeitisse minha.

Decidi arriscar e já fiz negócio. Comprei o espelho por €20, proveniente de uma viatura acidentada. Agora falta ver se as fichas são compatíveis ou se terei de fazer alguma adaptação.

Obrigado pela ajuda.

Offline luisnogueira

• Moderadores
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Parede
  • Garagem : Grand Scenic 3 1.5Dci Luxe 05/2011
« Responder #5 em: 22 de Maio de 2014, 11:24 am »
O pior que pode acontecer é não teres lá a pré-instalação. Ou seja, não teres lá ficha para ligar ao espelho.
Mas caso isso aconteça fazes o que já muitos fizeram. É só ir buscar alimentação para o espelho. Por exemplo ao plafonier, basta puxar de lá um positivo e um negativo.

Offline VGCC

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 22 de Maio de 2014, 17:31 pm »
Boas,

Eu tenho pelo menos a alimentação dos sensores de chuva e luz. Agora é uma questão de ver se é necessário alguma "adaptação". Em ultimo caso terá de se fazer o que me indicaste, mas se vir que a instalação não é directa, vou com a viatura a uma oficina da minha confiança.

Obrigado.