Autor Tópico: Motor k9k 266 (do Suzuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704  (Lida 17649 vezes)

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Tomar
  • Garagem : Megane ST 1.4TCE / Clio 1.5DCI 2001 / Juke 1.2
Olá a todos, há uns tempos o motor do meu clio foi-se. O famoso problema das capas das bielas.
Quando desmontámos o motor verificámos que um dos apoios da cambota, do mesmo lado do motor, bem como um dos cilindros e respectivo pistão já não estavam grande coisa.
Decidimos não reconstruir.

Agora comprámos um outro motor. Contratámos o motor e a montagem à mesma empresa e indicámos explicitamente que o motor era o k9k704. O carro ainda chegou a circular mais ou menos 100km mas entretanto começou a fazer barulho, parecia ser problema de injectores. Parámos o carro e já não pegou.

Entretanto, ainda não saiu da oficina, já trabalhou e parou várias vezes. Já verificámos que alguns dos injectores que vinham com o motor não estavam grande coisa e por isso estão agora a ser trocados. Tudo por conta da garantia que me deram.

Só que este fim de semana fui à oficina e reparei que a chapa do motor dizia k9k 266. Já fui verificar e parece que era o motor usado a partir de 2005 nos Susuki Jimny.

A minha questão é a seguinte, tendo em conta que a "centralina", não sei se é esse o nome correcto, não foi trocada e está a desligar o carro automaticamente, poderá estar a acusar um motor diferente e por isso mesmo a desligar o motor?

Agradecia alguma ajuda rapidamente se possível pois estou há semanas sem o carro e estou a ver que eles não me resolvem o problema.

Offline bluejimny

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Suzuki Jimny 1.5ddis (Dci65)
Re: Motor k9k 266 (do Susuki Jimny) em Clio de 2001 - tinha motor k9k704
« Responder #1 em: 04 de Junho de 2014, 08:03 am »
boas.
eu tenho um jimny com esse motor. de 2005, deve ser o de 65cv.
aqui ha uns dias numa tread recente alguem postou um catalogo de peças de injecçao da delphi.
dei uma vista de olhos, e nesse motor, os injectores e mais algumas peças teem uma referencia diferente das usadas no 65cv do clio.
alem disso, no jimny o motor é muito mais reduzido. suponho que seja por causa da caixa de velocidades, nao sei se a centralina terá outra calibraçao.
em todo o caso, isso deve ser problema de centralina, em particular por os injectores que veem nesse motor serem referencias diferentes dos usados no clio.

seja como for, ja ai vem alguem mais entendido nisso pa te elucidar

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #2 em: 04 de Junho de 2014, 08:13 am »
Sei que o jimny, nas versões diesel,  saiu com um motor Renault de 65cv e depois mais tarde com um de 83cv ou 86cv. É este que me colocaram no carro, já estive a verificar pela pela chapa que vem no motor, K9K 266.

E o meu problema é que poderá estar a acontecer a centralina detectar um motor com um comportamento diferente do original e por isso mesmo desligá-lo ao fim de pouco tempo a trabalhar.

Os poucos quilómetros que andei com o carro não notei diferença mas eu quase não andava com o ele. Já a minha mulher, que circulava com diariamente, disse-me logo que este motor tinha muito mais força que o original, que se notava bem a diferença.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #3 em: 04 de Junho de 2014, 08:21 am »
Grandes invenções que para aí vão. A solução é eles colocarem um motor igual ao que tinhas ou um de 80cv. Estarem a colocar um motor de outra geração em que é preciso fazer mais que simplesmente trocá-lo, não pode dar bom resultado. E intercooler? Nem o meteram, não é? Como o de 65cv não traz...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #4 em: 04 de Junho de 2014, 08:59 am »
Foi feita a configuração dos injectores?

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #5 em: 04 de Junho de 2014, 09:47 am »
É isso mesmo que estou a tentar saber. Sei que os injectores não são os que vinham com o motor. Dos que vinham 2 não estavam bons e ele montou outros 4 injectores Delphi o que está correcto porque era isso que o carro trazia de origem e segundo sei os que vinham neste motor que ele colocou também eram Delphi.

Estou a tentar saber se ele os configurou, só preciso que ele me atenda o telemóvel.
« Última modificação: 04 de Junho de 2014, 10:25 am por rodinhas »

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #6 em: 04 de Junho de 2014, 09:51 am »
Grandes invenções que para aí vão. A solução é eles colocarem um motor igual ao que tinhas ou um de 80cv. Estarem a colocar um motor de outra geração em que é preciso fazer mais que simplesmente trocá-lo, não pode dar bom resultado. E intercooler? Nem o meteram, não é? Como o de 65cv não traz...

Pois, essa parte também não sei. Obrigado pela informação.
Vou tratar de saber isso.
O problema é que montaram o motor, eu testei e estava tudo ok e como tal paguei. Ainda andámos mais ou menos 80km com ele. Só agora, após ter devolvido o carro, quando o estava a inspeccionar com o mecânico é que reparei na chapa e verifiquei que o motor era diferente.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #7 em: 04 de Junho de 2014, 09:56 am »
Se o mal fosse a chapa, vivias bem tu. O problema é ele não funcionar. Não sei se é possível "casar" essa mecânica com a tua centralina ou até utilizar injectores de um 65 nesse motor devido à norma EURO 4.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 04 de Junho de 2014, 10:31 am »
dom, isso tem a ver com a poluição, e não com o funcionamento do motor.
Isso deve estar a precisar de ser feita a configuração dos injectores e de re-escrever o mapa de injecção, para que fique a funcionar bem.
Quando o carro deixa de trabalhar, acende-se alguma luz de aviso no quadrante? Alem disso devias fazer um diagnostico electrónico ao carro, com a CLIP de preferência a ver se existem erros ou se há algum sensor a dar informação errada, ou outro qualquer problema a nível electrónico.

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #9 em: 04 de Junho de 2014, 10:33 am »
Sim. Só não dou certezas porque não me recordo muito bem mas acho ter lido que os injectores do meu (norma EURO 4) não davam num 65 ou 80cv. Como se falou aqui de um 86cv...

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #10 em: 04 de Junho de 2014, 10:52 am »
As normas euro X tem a ver com a poluição, por exemplo o motor com fap respeita a norma euro x, e o motor exactamente igual mas sem fap só respeita a norma euro y, claro que depois há outras pequenas diferenças, por exemplo valores de debito dos injectores, tamanho das partículas injectadas, etc. e ai é que pode fazer diferença em relação às normas euro

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Got to love corners
« Responder #11 em: 04 de Junho de 2014, 10:58 am »
Man, estamos a dizer o mesmo...
Contudo, repara. Como podes ter menos poluição com um mesmo injector quando a electrónica já tira o melhor proveito do mesmo? Tens de aumentar a tecnologia do injector para ser mais eficiente. Isto não quer dizer que os do 65cv sejam diferentes do 86cv. Só referi que podiam não dar por já ter lido algo sobre isso.
Voltando ao assunto do tópico.

Offline Pedrob

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
« Responder #12 em: 04 de Junho de 2014, 11:00 am »
Os injetores do 65 e 80 são diferentes dos 85 e não são compatíveis!!, assim como os do 85 são diferentes dos do 100 , e os do 105 são piezoletricos
Clio III 1.5 dCI 85 Dynamique Luxe

Offline rui.costa

• 0.9 TCe
  • *
« Responder #13 em: 04 de Junho de 2014, 11:47 am »
dom, isso tem a ver com a poluição, e não com o funcionamento do motor.
Isso deve estar a precisar de ser feita a configuração dos injectores e de re-escrever o mapa de injecção, para que fique a funcionar bem.
Quando o carro deixa de trabalhar, acende-se alguma luz de aviso no quadrante? Alem disso devias fazer um diagnostico electrónico ao carro, com a CLIP de preferência a ver se existem erros ou se há algum sensor a dar informação errada, ou outro qualquer problema a nível electrónico.

Obrigado por todas as respostas que aqui têm sido dadas.
Por partes:
Estou a tentar obter essa informação, se isso já foi feito. Infelizmente estou a trabalhar muito longe e não tenho hipóteses de me deslocar à oficina dentro do horário que está aberta. Se me atendessem o telefone dava muito jeito;

A primeira vez que o carro deixou de trabalhar (eram injectores) não acendeu nenhuma luz. Notou-se barulho, semelhante ao de uma falha nos injectores. Parou-se o carro e já não pegou. Depois quando se ligou o carro à máquina, penso que é o que chamam a CLIP, tinha realmente um erro assinalado.

Tudo quanto é sensores já foi substituído. Já foram feitos testes à centralina e está tudo ok.
Todo o circuito de combustível, incluindo válvulas e bomba de alta pressão já foram revistos e estão a funcionar em pleno.

O comportamento actual do carro é que começa a trabalhar, tudo certinho, sem barulhos ou comportamentos estranhos, andamos 1km com ele e ele pára. Penso que agora não está a acender luz nenhuma mas vou confirmar.

Parece-me que faltam mesmo aqui três questões:
1ª Colocaram-me um motor diferente do original e não sabem como o colocar a trabalhar devidamente;
2ª Aparentemente não sabem o que é necessário fazer em termos de centralina para adaptar este motor;
3ª Este carro, desde que foi trocado o motor,  já foi ligado à máquina várias vezes mas nunca na Renault. Tem sido um electricista automóvel que tem ido à oficina com uma máquina dele mas que possivelmente será uma qualquer genérica - se é que isso existe - e que provavelmente não está preparada em termos de hardware/software para fazer tudo o que é preciso.

E eu que só queria que me colocassem um motor igual ao original e que recebi a garantia de que tinham as condições e o conhecimento para fazer o trabalho.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 04 de Junho de 2014, 12:14 pm »
Tens que fazer um diagnostico com a clip com o motor em funcionamento  para perceber o que provoca o desligar o motor. Até pode ser o sensor pms que não está nas melhores condições.