Autor Tópico: Duvida "Eletricidade"  (Lida 14018 vezes)

Offline Renault Clio 1.5 DCI

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Vila Real
    • http://tdi.pt/forum/viewtopic.php?f=21&t=13631
  • Garagem : Clio 1.5 DcI / Golf III 1.4
Duvida "Eletricidade"
« em: 16 de Julho de 2014, 01:08 am »
Boas vim aqui postar uma duvida para que não faça asneiras mais tarde.
Tenho luz de cortesia nas portas, e liguei os fios que levam a corrente para a luz da mala, tou a pensar meter agora luz de cortesia para os pes, posso liga-las aos mesmo fios que liguei a luz de cortesia das portas? ( que são os da luz da mala) Não estarei a subecarregar aquilo?
Cumps

Offline bento-clio

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
Re: Duvida "Eletricidade"
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2014, 08:15 am »
Bom dia!
Olha do pouco que entendo da matéria, não há problema nenhum! As lâmpadas têm uma baixa corrente, logo não puxa muito pela instalação do carro, estamos a falar de lâmpadas de 12v na ordem dos mAh.

Mas os entendidos em electricidade automóvel que se pronunciem
Cumprimentos!
Bento

Xmarine

• Visitante
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2014, 08:52 am »
Nos carros antigos não há grande mal. Nos carros com plafonier controlado por UCH não é bem assim. Tens uma placa com pistas dimensionadas para passar 5w. Se metes o dobro... É obvio que estás a sobrecarregar e podes queimar a UCH.

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2014, 10:26 am »
O meu carro è um clio de 2008, ja tem o uch? Se queimar quais são as consecuencias?
Potência de saída: 3W.
Temperatura de trabalho: -40C ~ 105C.
Tipo de lâmpada: LED.
Fonte de alimentação: DC 12V.
Estas são as definicoes dos leds...

Offline Dom

• 2.0 TCe
  • *
  • Utilizador: Z1gZa
  • Got to love corners
  • Garagem : Former: Clio III 1.5dCi 85cv Current: Bmw e90 320D
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2014, 10:34 am »
Claro que já. Até os Clios II têm. Se queimar, ou largas uns belos euros por uma nova ou vais-te ver metido numa trabalheira do caraças visto que, se arranjares uma UCH usada, tens de trazer as chaves também. Isto se ainda não se conseguir programar UCH's usadas.

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #5 em: 16 de Julho de 2014, 11:20 am »
Ui ui já ando arranjar maneira de me lixar, mas agora quero ligar a cortesia para os pés e já não sei onde vou ligar... só se ligar a luz do tecto, penso que não seja o mesmo fio...
Mas pronto eu há luz da mala tenho a cortesia das portas, é só uma ligação não deve fazer mal... digo eu...

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
  • Localidade: Viseu
  • Garagem : Renault Laguna II 1.9 dCi @150cv Privilege
« Responder #6 em: 16 de Julho de 2014, 17:08 pm »
Se todas as lamapadas que ligaste forem leds acaba por ser ela por ela, desde que não exageres no numero, tens de fazer o somatório para calculares a potencia que vão consumir 

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #7 em: 16 de Julho de 2014, 19:33 pm »
Tenho ai cima a potencia das duas que estão nas portas...
Ainda não sei a potencia das que vem para cortesia dos pés.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #8 em: 16 de Julho de 2014, 19:38 pm »
É como tem dito, o consumo dos vários leds pode ser igual ou superior ao consumo das lâmpadas, agora tens que ter em conta, é se durante a utilização normal, tens tudo ligado ao mesmo tempo, ou se tens só um ou outro sector.
Por exemplo, eu tenho ligado a lâmpada do porta luvas ligado ao fio que dá luz ao plafonier, quando carregamos no botão para estar sempre ligado. Apesar de ambos terem lâmpadas de 5w raramente estão as duas a funcionar ao mesmo tempo, e por isso o risco de sub-carga é menor. Se por acaso fosse uma situação de constante utilização das duas lâmpadas em simultâneo, o risco seria substancialmente maior.

O que podes fazer é colocares um fusível no fio que sai da uch e que trás a corrente, fusível esse de 0,417 Amperes e ai tens a certeza que não ultrapassas os 5w no total de leds

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #9 em: 16 de Julho de 2014, 19:53 pm »
Boa ideia a do fusível, vou ver se arranjo uma maquineta daquelas que da para ver a voltagem ou os anpers, acho que se chama de voltímetro, e acham da da para ver se estou a consumir mais energia que é devido por causa dos leds da porta?
Mais uma coisa um dos queimou, será devido a isso? Ou pode ter sido de uma vez a minha rapariga ter fechado a porta um pouco com força á mais?

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #10 em: 16 de Julho de 2014, 20:14 pm »
Mas vale então arranjar um relé e vais buscar alimentação noutro lado... e ligas por exemplo o plafonier ao relé, de modo a activar e este liga as lâmpadas com alimentação doutro lado por exemplo isqueiro...

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #11 em: 16 de Julho de 2014, 20:20 pm »
Mas não fica a acender quando abro as portas...

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #12 em: 16 de Julho de 2014, 20:33 pm »
Ja entendi, vou buscar o sinal de das portas abertas ao plafonier ligo ao rele, depois vou buscar alimentação ao isqueiro e ligo os leds\lâmpadas e assim fica a funcionar com as portas...
Que tipo de rele é preciso? Depois por ai posso ligar mais coisas por exemplo, tirava a ligação das luzes da porta que estão ligadas aos fios que levam a corrente para a luz da mala e ligar ao rele na mesma?

Offline angelocampia

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #13 em: 16 de Julho de 2014, 20:55 pm »
Sim é isso, mas em vez de usares o isqueiro usas outra fonte permanente, nem que vás buscar directamente o positivo à bateria...

Explicação enviada por PM...

• 1.5 DCi
  • *
« Responder #14 em: 16 de Julho de 2014, 21:18 pm »
Já vi o pm ja ajudou um pouco :smiley: embora não entenda la algumas partes mas deve ser de nunca ter feito nada assim, bem é melhor ir a bateria buscar alimentação... Como faço na bateria, tenho que por um fusível no fio que vai ligar ao rele, que voltagem o fusível deve ser? E prendo ao terminal de número 30, como vou por os casquilhos para suporte das lâmpadas para os pés aquilo já vem com fios, depois ligo o fio ao terminal de número 87 (deve ser o da corrente certo?) e o outro fio ao terra, (ligo a chapa do carro certo?) assim como a bateria. (Esta parte é que não entendo)
Para os terminais 85 e 86, o positivo deve ser ligado à terra, o negativo vai para o interruptor de polo simples. ( e isto tambem não entendo...)