Autor Tópico: Revista Turbo dos 33 anos  (Lida 6818 vezes)

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Holzkirchen
Revista Turbo dos 33 anos
« em: 24 de Agosto de 2014, 19:38 pm »
Boas pessoal, ainda estou em pele de galinha! Fui fazer umas compras rapidas e decidi levar uma revista, peguei na Turbo devido ao teste do Clio RS vs Audi S1 mas nem a abri.

Quando pego nela para ler caiume tudo!

Comparativo e teste aos melhores pequenos desportivos dos anos 80-90-00

os grupos sao:

AX GT vs Golf GTI 16V 2 vs 205 GTI 1.9 vs 5 GT Turbo (avaliacao media para o GT Turbo mas excelente no meu preferido 205 e tambem ao pequeno AX de 85cv

306 Rallye vs Clio Williams (muito boa para ambos)

Golf 5 GTI vs Focus RS mk1 vs Focus RS mk2 vs Clio Trophy 182 vs Megane R26 (ganharam os Renaults por larga margem o pequenote pelo motor e chassis e o Megane pela sua eficacia brutal, acho que faltou o Civic Type-R para se meter com os Renaults porque os outros foram carne para canhao apenas)

Recomendo a leitura, estou arrepiado ate como escreveram!
"09 Megane III 1.6 16v 110 Dynamique (D)+ "99 Micra K11 1.0 16v 54cv Salsa (D)
Holzkirhen - Germany

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
Re: Revista Turbo dos 33 anos
« Responder #1 em: 24 de Agosto de 2014, 19:39 pm »
ps: ou coloque aqui quem poder, nao tenho como colocar infelizmente
Holzkirhen - Germany

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #2 em: 24 de Agosto de 2014, 20:09 pm »
Por acaso estive para comprar uma na AE. Assim que a vir numa banca compro.
Obrigado pela info. :D
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • I'm not old, I'm vintage!
« Responder #3 em: 24 de Agosto de 2014, 20:58 pm »
Dar nota excelente ao 205 GTI (mesmo que seja o 1.9 130cv) e apenas média ao GT turbo, deixa-me logo de pé atrás em relação à qualidade e parcialidade do jornalista redactor desse comparativo. Quanto mais deixar-me "arrepiado". lol

A única coisa que se podia criticar no GT turbo, mas que é transversal a todos os carros turbo da época e mesmo até ao de há poucos anos, é o "turbo-lag". O resto e em relação ao 205, criticar o quê? A mecânica arcaica com provas de ser vencedora? Ser alimentado por carburador em vez de injecção? Qualidade de fabricação, quando o 205 é igual neste capitulo? Ser mais completo/requintado a nível interior que o 205? Handling, um empate?

Posto isto, acho que não é razão para tal disparidade de resultados. Bem, mas isto sou eu que adoro o 205, mas que adoro muito mais o Super 5.

De resto, comparar Golf 2 GTI com os outros de segmento abaixo? Not fair.

AX GT? Isso a nível de performances seria mais para competir com o 205 Rallye ou o Super 5 GTX 1.7. Cada macaco no seu galho.

Os outros, parecem-me bem, apesar de mais uma vez referir que a comparação entre diferentes segmentos não faz muito sentido.
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96
Monsieur Cléon, What Else?

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
  • Localidade: Coimbra
  • Garagem : Super 5 TL 1987
« Responder #4 em: 24 de Agosto de 2014, 21:09 pm »
Ainda ontem estive a folhear a revista (sem a comprar) e esse artigo passou-me ao lado...
Já há três anos, nos 30 anos da revista, fizeram um comparativo entre um Super 5 e, salvo erro, um Ford Fiesta moderno.
« Última modificação: 24 de Agosto de 2014, 21:21 pm por carvalhovsky »

Offline twingo32v

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #5 em: 25 de Agosto de 2014, 01:00 am »
Dar nota excelente ao 205 GTI (mesmo que seja o 1.9 130cv) e apenas média ao GT turbo, deixa-me logo de pé atrás em relação à qualidade e parcialidade do jornalista redactor desse comparativo. Quanto mais deixar-me "arrepiado". lol

A única coisa que se podia criticar no GT turbo, mas que é transversal a todos os carros turbo da época e mesmo até ao de há poucos anos, é o "turbo-lag". O resto e em relação ao 205, criticar o quê? A mecânica arcaica com provas de ser vencedora? Ser alimentado por carburador em vez de injecção? Qualidade de fabricação, quando o 205 é igual neste capitulo? Ser mais completo/requintado a nível interior que o 205? Handling, um empate?

Posto isto, acho que não é razão para tal disparidade de resultados. Bem, mas isto sou eu que adoro o 205, mas que adoro muito mais o Super 5.

De resto, comparar Golf 2 GTI com os outros de segmento abaixo? Not fair.

AX GT? Isso a nível de performances seria mais para competir com o 205 Rallye ou o Super 5 GTX 1.7. Cada macaco no seu galho.

Os outros, parecem-me bem, apesar de mais uma vez referir que a comparação entre diferentes segmentos não faz muito sentido.
Atencao que a comparacao era bem alem das prestacoes onde o AX GT estava mais que em desvantagem, pelo que entendi era falarem/comaprarem os carros que faziam sonhar na altura os recem encartados.

O 205 falaram muito bem do comportamento dele e do GT Turbo da tranquilidade a bordo. Mas leiam que vale a pena.
Holzkirhen - Germany

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #6 em: 26 de Agosto de 2014, 20:36 pm »
Já li e gostei bastante, aliás toda a edição tem a presença de Renaults várias vezes.
Defato o AX GT está mais a nível de um Super 5 GTE/Corsa GT/Polo GT/106 XSI(apesar de não ser da mesma época).
Outros carros que mereciam estar nesse comparativo seriam o Polo G40 e Uno Turbo i.e, apesar de estarem longe de acompanhar os outros em curvas, eram realmente 2 desportivos bastante desejados na altura e ainda nos dias de hoje.

Em relação ao Clio Trophy e o Megane R26: Vitória mais que justa, eu tenho apenas um 1.6 16v e duvido que exista algum carro do mesmo segmento que curve mais que um clio 2.

Offline Silvestre

• Initiale Paris
  • 1.6 DCi Bi-Turbo
  • *
  • Localidade: Valpaços
  • Garagem : Renault Clio III 1.5 Dci/Renault 18 GTL
« Responder #7 em: 26 de Agosto de 2014, 21:19 pm »
O Polo G40 é um caixão com rodas. Quantos não morreram ao volante desses carros. Andavam demais, eu já andei num, e aquilo é mesmo bruto. Tal como o R5 Turbo 2. Deve ser um carro soberbo.
Diário de bordo Clio III 1.5 dCi-> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11324.0
Diário de bordo Renault 18 GTL -> http://www.renaultpt.com/index.php?topic=11495.0

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #8 em: 26 de Agosto de 2014, 21:50 pm »
Morreram e continuarão a morrer aqueles que abusam demasiado nestes carros, os G40 é a fugir de frente e os Unos de traseira. Tenho um amigo que tem os dois (o Uno é um 1.3D mas exemplifica bem), em piso molhado é rara a curva em que o G40 não foge de frente e o Uno esteja molhado ou seco simplesmente foge de traseira sem razão para tal ás vezes.

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #9 em: 26 de Agosto de 2014, 23:21 pm »
Acabei por também comprar a revista.
O artigo em causa é originalmente britânico. Penso que, talvez no processo de tradução, o texto tornou-se um bocado confuso. Apesar disso, as conclusões que retiro do artigo são diferentes:
- O R5 GT TURBO é extremamente eficaz a alta velocidade e, conduzido nos limites, incute maior confiança que o 205.
- o AX faz óptimo uso dos apenas 85 cv, mas dança perigosamente.
- o 205 1.9 GTI é excelente, mas pouco vivo para os padrões de hoje.
- Quanto ao Golf GTI mk2, parece-me que é o preferido do autor do artigo, que o considera ser um automóvel mais "adulto".

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #10 em: 27 de Agosto de 2014, 00:20 am »
RenaultTurbo o AX GT não está ao nível do Polo GT ou do Corsa GT quanto a performances. O AX simplesmente não dá hipotese, subretudo ao Polo GT, que recorde-se, apenas tem 70cv.

Só a titulo de curiosidade, o meu 11 GTS, com o seu 1.4 de 72cv vai taco a taco, apesar de um pouco atrás, do Corsa GT 1.4 de 75cv. E estamos a falar de uma vantagem de 3cv e 115kg a menos para o Corsa. Faço ideia com o Polo GT, que é mais lento que o Corsa, até do meu 11 leva na pá.  :laugh:

O AX GT tem 85cv, já conduzi um e sei que é muito nervoso, dado o peso pluma que tem. Sente-se muita leveza, e o motor move o carro com muita facilidade.

Carvalhovsky, isso já é outra história, e já é mais a minha ideia e alguma experiência que tenho.

P.S.: Antes que pensem ou escrevam, não sou picão, nem fã de picarias ou "mede pilas", a competição entre o 11 e o Corsa foi numa de brincadeira entre amigos de longa data e foi só para tirar a limpo velhas teimas de que o Corsa seria bem mais rápido que o 11 face às caracteristicas de cada um.  :laugh: :laugh:
@Clio Rip Curl 2 '08 @R11 TSE '88 @A4 B5 1.8 GPL '96 @R9 GTS '88 @R9 TL '88 @Megane Privilege Luxe '02 @Megane RT '96

Offline Lipe

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Let's do this!
  • Garagem : Seat, Yamaha, Nissan, Seat, Volvo
« Responder #11 em: 27 de Agosto de 2014, 00:21 am »
és um tretas... já te vi nos "picos" na ponte Vasco da Gama... inclusive tenho fotos!!

Offline MRC

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
« Responder #12 em: 27 de Agosto de 2014, 00:23 am »
Ahahah sim sim.... Vocês é que se picaram com o meu Clio, tanto que depois da ponte deixei de vos ver! :|  :laugh:

Offline carvalhovsky

• 1.6 DCi
  • *
« Responder #13 em: 28 de Setembro de 2014, 14:42 pm »
Andava em pesquisas no Scribd e encontrei o artigo de que falámos aqui.
Para quem não comprou a revista, pode ver o comparativo entre "hot-hatches" dos anos 80, 90, e primeira década do séc XX.
http://pt.scribd.com/doc/237232795/O-RENAULT-5-GT-TURBO-CLIO-WILLIAMS-CLIO-R-S-TROPHY-E-MEGANE-R26-R-NA-TURBO