Boa noite.
Possuo um Renault Clio 1.2 8V de 1999 a GPL com 217.000km
Ultimamente tenho tido alguns problemas que ainda ninguém detectou a origem.
O relantin instavel, acontece a frio o motor vibra e as rotações oscilam. A quente fica bom, mas no caso de ter muito equipamento eletrico ligado como luzes, soufagem etc ao embraiar as rotações caem repentinamente para as 500 e fica ali a oscilar até estabilizar.
Para tentar resolver isto já fiz:
- Verifiquei cabos de velas, têm dois anos e estão novos.
- Verifiquei as velas e troquei pelo sim pelo não, sem nenhuma melhoria
- Limpei a borboleta de admissão, mais uma vez sem nenhuma melhoria
- Consegui arranjar outra borboleta com todos os sensores, montei mas não notei diferença nenhuma.
- Já afinei valvulas, ficou na mesma.
- O sensor de temperatura do liquido de refrigeração, apesar de novo (6 meses) retirei e tive a limpa-lo, mais uma vez ficou na mesma.
- Limpei todos os contactos de sensores.
- Tive com o multimetro a medir a bateria com o carro desligado (12.4V), apenas com o motor a trabalhar (14.1V) e com o motor a trabalhar + todo o equipamento eletrico ligado (13.4V)
Parece-me estar tudo aceitavel
Para além do relnti instavel, tem outro sintoma que espero que tenha a mesma origem.
A frio por vezes fica com falta de força e o motor vibra enquanto não aquece. depois de aquecer fica tudo certinho, excepto o relanti quando tem muito equipamento ligado como já tinha referido atras.
Também noto as vezes que o acelarador por vezes não responde de forma imediata.
Já foi a oficina onde costuma ir como ao instalador do GPL e ninguém detecta nada, ambos ligaram o carro á máquina e 0 erros.
Lembrei-me da sonda lambda mas tenho as minhas duvidas que seja da sonda e lembrei-me também da bobine.
Será que a bobine não tem "power" para alimentar o motor e daà as faltas de força a frio, relanti instável, vibração e tardia da resposta do acelerador?
Obrigado