Olá,
A minha carrinha avariou na passada semana. Parece que foi a bateria que pifou por completo.
Levou com uma carga em cima para a meterem a trabalhar e lá pegou. Foi do Vasco da Gama até perto da área de serviço de Aveiras. Perto da Área de serviço começou a falhar corrente na carrinha (em andamento pela autoestrada) cortando o motor, luzes, tudo... Foi aos engasganços até à área de serviço onde foi colocada no reboque.
Após ter sido trocada a bateria, e aparentemente tudo ok, deixou de pegar. Não reconhecia as chaves - as 2 chaves que tenho.
O mecânico diz que tirou a centralina e que desactivou o corte de corrente pois dizia que não chegava corrente às velas.
Agora, há uma carrada de promenores que estão diferentes na carrinha que eu gostava de tentar perceber se poderão ser controlados pela centralina ou se estas alteraçãoes provêm de outro local:
a) As luzes do habitáculo apagam logo ao fim de 1 segundo depois de fechar a porta - antigamente estavam acesas uns 10 segundos e começava a apagar lentamente.
b) Quando tinha o limpa pára-brisas a trabalhar apenas à frente e quando carregava no STOP, automaticamente o traseiro accionava - agora nada.
c) O limpa pára-brisas traseiro não funciona bem - só anda aos 1/3. Para trabalhar sozinho e fazer um ciclo completo tenho de o ligar e desligar manualmente umas 3 a 4 vezes.
d) Quando ligo o carro em relantim (não sei se é assim que se escreve) baixou para as 5000 rotações e o carro vai abaixo se não acelerar.
A minha pergunta:
Isto são promenores que são programados pela centralina? Terão sido "desprogramados", onde? A centralina "baralha-se" assim desta forma? Queimam-se "partes" da centralina? Em que raio terem desprogramado o corte de corrente afecta as outras coisas? Como se processa essa "reprogramação" da centralina? quando se reprograma, são repostos TODOS os parâmetros que ela controla?

Obrigado.