Olá,
Visitante
. Por favor
Entre
ou
registe-se
se ainda não for membro.
16 de Abril de 2026, 12:45 pm
InÃcio
Forum
Ajuda
Pesquisa
Contacto
Entrar
Registe-se
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»
Electrónica / Electricidade
»
Troca de piscas standard para led
« anterior
seguinte »
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o fundo
Autor
Tópico: Troca de piscas standard para led (Lida 5847 vezes)
hannibal
1.0 SCe
Localidade: EZ
Garagem : Renault Clio Billabong
Troca de piscas standard para led
«
em:
16 de Fevereiro de 2015, 16:29 pm »
Olá a todos!
Não sei se isto já foi abordado algures e por alguém, mas como a pesquisa interna não deu resultados (não pesquisei muito nos DB), coloco aqui a questão.
Gostava de trocar os piscas por umas lâmpadas led (como muitos já fizeram certamente), mas neste processo surgem algumas questões:
- que tipo de led (miniatura, smd ou "high-power")
- quantidade/potência
- problemas de hyper-flashing
Penso usar umas lâmpadas de consumo de cerca de 1W (Fig. 1), o problema destas é que o valor de resistência a ser usado para dissipar energia é de 144 Ohm (para V= 12V); se no entanto usar uns piscas de 13W (Fig. 2), o valor de resistência baixa para 11.08 Ohm (para V= 12V). Em termos de resistências para piscas, o que se vê à venda no eBay é de 50W e 6 Ohm ou 25W e 8 Ohm (Fig. 3).
Como alternativa (não sei se boa ou não) existem os relays para substituir os de origem (Fig. 4). Mas, segundo me apercebi (aprendi aqui no fórum) a partir duma certa altura deixaram de existir relays de piscas nos Renault e tudo passou a ser feito electronicamente via UCH, o que "estraga" uma opção mais simples.
Fig. 1:
Fig. 2:
Fig. 3:
Fig. 4:
A minha dúvida existencial é:
O uso dum relay seria preferÃvel ao de resistência (até pelo próprio conceito). Mas será que estes relays produzem o efeito desejado tal como as resistências? Se fossem vocês, optavam por qual?
Se a única alternativa for a das resistências, os meus cálculos estão certos? Se sim, porque raios só se vendem resistências de 6 e 8 Ohm e não mais? (eu sei que vendem, mas para este efeito são esses que são mais comuns)
Alguém com bons inputs (e outputs?)
Cumprimentos!
Registado
pjrcampos
Initiale Paris
1.6 DCi
Localidade: Gondomar
Garagem : Laguna Break1.5dci 2011/ClioIV 1.5dci/Uno turbo ie
Re: Troca de piscas standard para led
«
Responder #1 em:
18 de Fevereiro de 2015, 08:56 am »
Boas,
Eu fiz na minha Laguna, com resistências, e está impecável. O efeito visual é excelente.
Dou-te 2 conselhos de amigo:
1: Esquece relés e coisas maradas. Não interfiras muito com a complexa electrónica dos carros actuais. É comprar problemas. A resistência limita-se a simular o filamento da lâmpada. Por isso se usam essas que referiste: as de 25W quando se quer substituir apenas uma lampada para cada lado (atrás ou à frente), ou as de 50W, para quando se quer substituir as duas de cada lado (Frente e trás). Tem de ter esta potência para poder dissipar a energia. Senão, rebenta. Para a electrónica do carro, nada muda. A instalação é fácil, pois normalmente as resistências vendidas já vêm com um conector que evita o ter de cortar fios.
2: Esquece as lâmpadas que indicaste. Isso não dá luz nenhuma, quando comparado com as lampadas normais. Depois ficas com muito pouca luz, e os piscas são de sobre-importância. A trocar, troca por algo como isto:
http://www.ebay.es/itm/2pcs-Xenon-White-CREE-50W-1156-BA15S-S25-P21W-Backup-Reverse-LED-Car-Light-Bulbs-/271690833610?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item3f42091eca
São do género que pus no meu carro, e posso dizer-te que dão até mais luz do que as originais. Procura bem, que encontras a melhor preço. Estas são apenas para veres o tipo de lâmpada.
Abraço!
Registado
hannibal
1.0 SCe
«
Responder #2 em:
18 de Fevereiro de 2015, 22:00 pm »
Olá pjrcampos.
Obrigado pela tua valiosa opinião! Vou seguir o teu conselho.
Só acho que me esqueci de dizer uma coisa: a ideia do relay era ligar, não em substituição do relay original (até porque não existe), mas sim no lugar de cada resistência. Pelo que percebi das ligações, seria possÃvel fazer junto de cada lâmpada de pisca - ou seja, 4 relays para 4 piscas (é estranho, eu sei). Em vez de ter uma resistência em cada lâmpada, tinha um relay. Se faz electricamente sentido ou não...
Em termos de resistências acho que vai ser o que vou fazer, só terei que comprar as 4 resistências com os "splices". Duas dúvidas que me surgem neste ponto:
- compro 4 resistências de 25W (uma para cada lâmpada) com que valor? 6, 8 ou procuro de 11.08 Ohm (que é o valor calculado por mim)?
- e em relação aos piscas laterais, substituo da mesma forma e ponho resistências também, ou há uma solução melhor?
Abraço grande.
Registado
pjrcampos
Initiale Paris
1.6 DCi
«
Responder #3 em:
20 de Fevereiro de 2015, 09:14 am »
Boas,
Podes colocar uma de 50W por cada lado. Assim basta uma para as duas (frente e trás). Ou então podes optar por colocar uma de 25W em cada lampada que substituires. Eu preferi esta opção, pois dá-me depois liberdade de trocar como quiser, se bem que se a ideia é trocar todas para led, facilita colocar as de 50W. No piscas laterais, não é necessário colocar resistência, pois as lampadas são de potência inferior, e não se reflecte a troca para led.
As resistências que existem à venda no mercado são normalmente de 6ohm. Os teus calculos poderiam estar certos, mas o que existe à venda já está bastante testado, pelo que é preferivel implementar o que já está testado. Eu fiz assim, e funciounou perfeitamente.
Independentemente da escolha que faças, 25 ou 50W, se fizeres busca no Ebay, os resultados que te aparecem servirão para o teu proposito, pois são especificos para esta função. Basta procurares, por exemplo, por: "car led resistance". Aparecem montes de resultados.
Abraço!
Registado
hannibal
1.0 SCe
«
Responder #4 em:
21 de Fevereiro de 2015, 20:31 pm »
Olá outra vez.
A minha preferência era mesmo fazer como aconselhas: cada lâmpada com a sua resistência. E não me ocorreu de que o facto dos piscas laterais serem de menos potência não precisem de atenção; obrigado!
Não há como perguntar a quem já tem experiência...
Se depois alguém quiser, apesar de ser algo "banal", tiro umas fotos e partilho o procedimento.
Mais uma vez, obrigado pjrcampos!
Registado
pjrcampos
Initiale Paris
1.6 DCi
«
Responder #5 em:
22 de Fevereiro de 2015, 11:44 am »
Eu também prefiro essa opção, como disse antes, pois deixa mais flexibilidade... Mas há quem prefira só uma. Acho que escolhes bem assim.
Não tens nada que agradecer. É para isso que isto serve. Troca de experiências...
Abraço!
Registado
hannibal
1.0 SCe
«
Responder #6 em:
22 de Fevereiro de 2015, 14:25 pm »
Bom dia a todos mais uma vez.
Para utilização futura e referência, alguém que possua os diagramas das cablagens eléctricas para o Clio de 2003 (Clio II fase 2), poderá postá-los?
Assim não há que enganar para quem estiver interessado em fazer esta actualização.
Um obrigado desde já!
Registado
Sls a GPL
Moderadores
1.6 V6 Turbo Energy F1
Utilizador: sls
Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
«
Responder #7 em:
27 de Fevereiro de 2015, 21:51 pm »
Segue o esquema dos piscas no clio 2, conforme a NT8234, para o d4f
legenda:
125 HAZARD WARNING LIGHT CONTROL
172 RIGHT REAR LIGHT
173 LEFT REAR LIGHT
226 RIGHT-HAND HEADLIGHT
227 LEFT-HAND HEADLIGHT
247 INSTRUMENT PANEL
267 RIGHT REPEATER
268 LEFT REPEATER
289 RUNNING LIGHT WATCHDOG RELAY
645 PASSENGER COMPARTMENT COMPUTER
R2 DASHBOARD/LEFT REAR CONNECTION
R107 DASHBOARD/FRONT OF ENGINE CONNECTION
Nota: a numeração dos terminais pode variar consoante a versão, modelo ou ano do veiculo
Registado
Imprimir
Páginas: [
1
]
Ir para o topo
« anterior
seguinte »
Forum RenaultPT
»
Àrea Tecnica
»