Autor Tópico: Ajuda em compra Renault  (Lida 14118 vezes)

Offline Mmp88

• 1.0 SCe
  • *
Ajuda em compra Renault
« em: 12 de Abril de 2015, 22:07 pm »
Boas noites.

Bom, ando à procura do meu primeiro automóvel embora eu já tenha muitos km na estrada (para excluir a situação de recém-encartado). Como em miúdo cresci à volta dum Renault 5 e mais tarde dois Renault Clio (de 94 e 96), acho que a minha decisão na compra de primeiro carro está um pouco influenciada por essa razão (embora não só).

O meu orçamento ronda os 4500€ (podendo esticar, no máximo, aos 5000€ se valer mesmo a pena) e, dentro desses valores, vi dois modelos que se encaixaram e me agradaram mediante aquilo que procuro.

Os que me interessaram foram o Renault Laguna 1.9 dCi (>2001) e o Renault Mégane 1.5 dCi (>2003), mas fiquei um pouco hesitante face ao Laguna devido aos problemas do turbo que li. Claro que ter lido experiências sem problemas ajudou a não excluir totalmente esse modelo mas, no entanto, gostaria de saber um pouco melhor das diferenças entre o Megane e o Laguna.

A minha experiência com esses modelos é zero e nem nunca tive oportunidade de me sentar em nenhum (só agora me iniciei à procura de carro), no entanto, tenho milhares de km ao volante dum Renault Clio de 2012 (e doutros, mas são de outras marcas e portanto não se fala :tongue: ). Tenho preferência por um carro a gasóleo (também por estar habituado a tal) pois preocupa-me também a durabilidade do carro (embora importe mais o tratamento que leve que propriamente o combustível). A minha ideia é que seja um carro para o futuro e não um que seja para trocar daqui a 2-3 anos. Prefiro também um carro de 5 lugares face a uma carrinha.

Assim, com estes parâmetros, tanto o Laguna como o Megane (embora esteticamente eu prefira o Laguna e, tanto quanto percebi, tem mais "tecnologia"/electrónica) se encaixam naquilo que procuro, mas, por certo, terão as suas diferenças e é aí que entra o meu "não-conhecimento".

Fico desde já agradecido a quem me puder ajudar.

Offline Bruno moff

• 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Lisboa
  • Garagem : Megane breakdci 105 2008
Re: Ajuda em compra Renault
« Responder #1 em: 12 de Abril de 2015, 23:11 pm »
Sao de gamas diferentes.O laguna é de uma gama superior isto vai implicar á partida mais gasto em combustivel,manutençao,etc.É um carro mais apto a fazer auto estrada,mais confortavel.O megane torna se na porta de entrada na gama media.Neste vais ter melhores consumos,manutençao mais em conta,embora a nivel de acabamentos se torne inferior.Ambos os modelos tem defeitos e num carro usado torna se ainda mais provavel o aparecimento de avarias.No laguna ha a questao do turbo nalguns modelos,alem de alguma electronica mais sujeita a avarias.Os megas desses anos 2003-2005 tiveram mais apetencia a terem o problema das capas das bielas.Na minha opiniao,vai se tornar numa questao de negocio e do carro em si.Faz pesquisas,chateia a cabeça dos vendedores ao maximo com perguntas lol,historicos de manutençoes e leva alguem minimamente entendido.

Offline RenaultTurbo

• Initiale Paris
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Sintra
  • Garagem : Clio II 1.6 16v / Scenic I 1.4 16v / Velsatis 2.2dci
« Responder #2 em: 12 de Abril de 2015, 23:39 pm »
Vou ser o mais honesto possível, não aconselho nenhum dos dois. Mas também depende dos factores claro.
Um megane por 4.500€ seria tipo um de 80cvs e com pouco equipamento, os consumos são bons, trocas capas de biela por descargo de consciência e não te preocupas mais com esse assunto.
Um Laguna arranjas bem dentro do orçamento, gasta um pouco mais que o megane, tem mais equipamento, anda melhor, mais confortável. Mas muita atenção na escolha não vás comprar um que esteja com problemas de turbo e estejam a tentar despachar.

Ao comprar o Laguna sugiro revisões de 15 em 15mil kms com um bom óleo e a respeitar todas as "regras" para preservar um carro (não puxar a frio, esperar uns segundos antes de desligar, etc).

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Utilizador: sls
  • Garagem : Renault Clio II 1.2 16v, Renault Scenic RX4 2.0 16V
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2015, 11:28 am »
Na minha sincera opinião opta por um a gasolina, menos problemas e avarias em relação aos diesel, mais barato no preço de aquisição e mais barato na manutenção, e igual ou quase igual em termos de imposto.
Se for para o dia a dia, com viagens curtas é o ideal. Se for para fazer sempre viagens longas optas pelo gpl que sai mais em conta.
Se houver possibilidade quando da aquisição, é instalar logo o kit de gpl, em termos de custos por km vai ficar muito igual ao custo por km dos diesel se não mais barato ;)

Ah... e quem conduz um diesel, conduz um a gasolina, com a vantagem do a gasolina ser muito mais silencioso :)
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 11:30 am por rodinhas »

Offline Mmp88

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2015, 13:53 pm »
Só para ter uma ideia, quais são os consumos desse Megane e do Laguna, em média? Se variarem entre eles 1-2L aos 100, não é isso que me vai fazer comichão.

RenaultTurbo, quanto aos cv, isso não me incomoda muito, se o carro tiver entre os 75 e os 110cv já fico satisfeito. Apenas me quero "salvaguardar" para situações específicas em que seja preciso mais qualquer coisita debaixo do capô face ao trânsito do momento, fora isso, «qualquer» carro é lento para aquilo a que estou habituado. E como faço intenções de andar quase sempre nos limites...  :police: :smiley:
Quanto às "regras" caso vá para um Laguna, sim, já fiquei com uma ideia de que a mudança do óleo deve ser mais habitual (e usar óleo 100% sintéctico) assim como aguardar 1-2 minutos antes de arrancar/desligar já é o que habitualmente faço. Mas já agora, visto que não aconselhas nenhum dos dois, mais ou menos dentro do mesmo preço e gama (ou poderei dizer ano), qual/quais aconselharias?

rodinhas, mas em termos de durabilidade/longelividade não compensaria um a diesel? Eu acredito que começando a conduzir a gasolina me acabaria por habituar, portanto nem é por aí, mas o facto dum motor a diesel durar mais que um a gasolina (tanto quanto percebi, dura umas 3 vezes mais? poderei estar errado), foi o que me fez ponderar antes um a diesel.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2015, 14:19 pm »
Depende do que chamas durar? o meu clio 1.2 de 2003 já conta com quase 310 mil km e continua de boa saúde. Se é muito ou não, não sei. Tudo depende do trato que tu lhe dás ;)

E até agora o único problema "grave" que teve, foi ter que levar com uma borboleta nova, que a de origem bateu as asas, de resto só material normal de desgaste.
Os motores a gasolina, não padecem de problemas de egr e afins  :laugh: :laugh:
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 14:21 pm por rodinhas »

Offline Mmp88

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2015, 14:35 pm »
Pois, eu quando digo durar é algo por tempo indefinido, pois não sei onde/como estarei daqui a 10 anos, por exemplo.

Mas se falarmos em km - e usando o clio como base de exemplo - se tivermos 2, 1 sendo a gasolina e outro gásoleo, e ambos levarem tratamento semelhante, quais seriam os km até ao fim de vida dum e outro? Eu sei que este assunto é muito subjectivo e um carro a gasolina bem tratado pode até durar mais que um a gasóleo menos bem tratado, mas apenas queria ter uma pequena ideia de números só para uns cálculos.

Offline Apocallypse

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Loures
  • Garagem : Renault Megane Break II
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2015, 15:16 pm »
Se tivermos em conta que o carro com mais quilómetros no mundo é um  Volvo P1800 de 1966 a gasolina, que tem quase 4,9 milhões de quilómetros (Guinness World Record), dá para entender que o tratamento que damos aos carros influência muito a duração deles!
Em relação à escolha, isso já depende de vários factores, desde a utilidade que vai ter até ao que estejas a pensar em gastar para o manter, até decidires trocar novamente!

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #8 em: 13 de Abril de 2015, 15:17 pm »
Se contares com os problemas normais que os motores dão, de certo que o a gasolina dá menos dores de cabeça ;)

Começas logo pelo combustível, o diesel é um combustível menos "nobre" que a gasolina, por alguma razão é mais barato. Só ai levas com mais impurezas e detritos que a gasolina, depois há os problemas do carvão e afins, depois um motor diesel para ser interessante tem que ter turbo, e mais outras tretas, que um gasolina não tem, só em manutenção sai mais barato e tem menos coisas para avariarem.
Depois em termos de compressão e juntas de cabeça queimadas, mais facilmente tens problemas num diesel que um a gasolina.

Em parte, está coisa dos diesel tudo se deveu a marketing por parte dos construtores e do mercado em geral, inundando a oferta com esta tecnologia e moldando a  opinião do publico para a questão do diesel ser melhor vs gasolina.
O diesel é melhor quando falamos de um carro de trabalho, que tem como objectivo transportar cargas. Para outros serviços mais leves o gasolina é o ideal.
Por alguma razão não vemos camiões a gasolina, mas sim a diesel, e os carros desportivos são a gasolina e não diesel ;)

Dentro da tua escolha não ficas mal servido com um megane com o 1.4 (gasolina) mas se for de cilindrada maior, melhor.
Já andei com um megane 1.4 (carrinha) e nas minhas mãos fazia medias 7L/100km e eu não sou meigo a andar e a relação peso motor, é quase a mesma que a do clio para o 1.2, é Q.B. mas se for de maior cilindrada melhor ;)

Offline Mmp88

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #9 em: 13 de Abril de 2015, 15:53 pm »
Não tinha ideia que as coisas eram assim. Eu bem disse que não percebia muito de mecânica e, claro está, fui facilmente enganado no markting e no "diz que disse" em que muitas nos leva a informação errada. Acho que estou convencido a procurar por carros a gasolina.

Já agora, há Lagunas (dos modelos de >2001) a gasolina? E caso haja, não dão problemas? (a última tentativa de me manter no Laguna :tongue:).

Vou também dar uma vista de olhos nos Meganes a gasolina a ver o que se encontra. Obrigados. :)

Offline Rui Nunes

• 0.9 TCe
  • *
  • Localidade: Yeovil, UK
    • Flickr
  • Garagem : Renault Laguna 1.9 dTi RXE Volvo S80 2.4 D5
« Responder #10 em: 13 de Abril de 2015, 16:04 pm »
Começas logo pelo combustível, o diesel é um combustível menos "nobre" que a gasolina, por alguma razão é mais barato.

Só um reparo neste caso: é mais barato, aqui em Portugal à custa da subsidiação e afins. Em outros países vende-se ao mesmo preço que a gasolina ou até substancialmente mais caro.

Em termos de energia, a quantidade de energia contida num litro de gasóleo é superior à contida num litro de gasolina, isto falando em termos muito grosseiros. Por isso é que, se quiseres desenvolver uma determinada quantidade de potência e assumindo motores com eficiências energéticas +/- iguais, irás consumir mais utilizando gasolina do que gasóleo. O mesmo para o GPL face à gasolina (combustível mais pobre ainda).

Offline Mmp88

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #11 em: 13 de Abril de 2015, 16:33 pm »
Um Renault Mégane 1.6 Luxe Privilège com 220.000km não será muito? Esses números à primeira vista são um bocado assustadores, mas visto que os carros que procuro têm 10-13 anos, acho que não há muito como esquivar (e a ser km reais, já é uma sorte).

E já agora, consumos do 1.4 para o 1.6 serão muito diferentes? A dizer que o 1.4 faça 6L/100, o 1.6 fará 7L/100? (usei números como exemplo apenas)
Pergunto mais para ter noção se será uma diferença significatória, caso não seja, talvez me incline mais para o 1.6.

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #12 em: 13 de Abril de 2015, 18:04 pm »
mmp88, eu dei a minha opinião e vale o que vale, claro que cada um sabe as nuas necessidades ;) E claro, que andes de comprar deve-se sempre experimentar ;)

Os consumos depende do pé direito, eu no clio, tanto faço médias de 4,5L, como de 6L. Depende sempre da pressa.

Rui nunes, à que ter em conta que no mercado manda muito a lei da oferta e da procura, alem disso são combustíveis com propriedades diferentes. O diesel tem "mais força" que a gasolina, no entanto os motores diesel são menos rotativos que os a gasolina, e é  a caixa de velocidades que faz o resto, e esta diferença de trabalhar dos motores influencia muito o conforto dos carros. Num carro familiar, é um ponto que se tem que ter em conta.
Depois no que toca à qualidade, a gasolina é 100% mineral, enquanto o diesel já não, alem do combustível, tem outras coisas à mistura, como o biodiesel, óleos, agua, etc, sendo a agua, a causadora de algumas dores de cabeça nos carros diesel.

Offline Mmp88

• 1.0 SCe
  • *
« Responder #13 em: 13 de Abril de 2015, 18:50 pm »
Sim, eu percebo. Apenas tento obter mais informação quanto possível.

Ainda na questão do Laguna, o 1.6 (a gasolina) exclui os problemas que o 1.9 dci tiveram, certo? Ou tiveram igualmente algum tipo de problemas?

Offline Sls a GPL

• Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
« Responder #14 em: 13 de Abril de 2015, 20:07 pm »
Já viste nos D.B./projectos? acho que há por cá pessoal com carros equipados com esses motores, e podes ter uma perspectiva, tendo em conta o tipo de cuidados que o pessoal tem vs os problemas mais comuns, comportamento dos motores, etc ;)