Autor T√≥pico: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA  (Lida 12655 vezes)

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - s√£o paulo - brasil
  • Mensagens: 319
RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« em: 29 de Outubro de 2009, 19:50 pm »
Os Renault 9 e 11 foram automóveis produzidos entre 1982 e 1988. No mercado norte-americano eram conhecidos como Renault Alliance e Encore respectivamente.

O R9 foi um 3 volumes de 4 portas, lan√ßado em 1982 e foi vencedor do Carro do Ano Europeu do mesmo ano. Uma vers√£o do R9 foi produzido pela American Motors Co. (AMC), nos Estados Unidos, onde era conhecido como Renault Alliance (embora tamb√©m tivessem um discreto emblema AMC no vidro traseiro). O Alliance apareceu na "Car & Driver" na lista dos 10 melhores para 1983, e foi tamb√©m "1983 Motor Trend Car of the Year". Al√©m das 4 portas, o Alliance foi oferecido comuma vers√£o de 2 portas, e a partir de 1984 um cabriolet. O R11 foi uma berlina de 2 volumes de 3 ou 5 portas, lan√ßada em finais de 1983. Nos E.U.A., a sua vers√£o era conhecida como o Renault Encore. Embora os dois carros tinham nomes diferentes, e silhuetas, eram na realidade id√™ntica, e foram destinados a substituir conjutamente o antigo Renault 14. O R11 tamb√©m se distinguia do R9 pela sua frente, que incluiu as √≥pticas duplas, algo j√° utilizado no Alliance (E.U.A.). O R9 tamb√©m recebeu uma nova frente em 1984 e ambos os modelos foram ligeiramente alterados pela √ļltima vez em 1987, com novas frentes e traseiras, nomeadamente novas √≥pticas.

Ambos os carros utilizaram motores com cilindradas de 1.1, 1.2 e 1.4 litros, o bom e velho motor do tipo C (Cl√©on) de 8 v√°lvulas, e uma suspens√£o de concep√ß√£o b√°sica que resultou numa boa experi√™ncia de condu√ß√£o normal. A excep√ß√£o foram os 9 e os 11 Turbo, que utilizaram o mesmo 1.4 Cl√©on, mas desta vez sobre-alimentado por um turbo Garret T2, o mesmo motor turbo do Renault Super 5. Embora mais pesados, a pot√™ncia do motor foi suficiente para garantir um excelente desempenho, gra√ßas aos seus 115 cv DIN (85 kW). Houve ainda vers√£o mais recente em rela√ß√£o a motoriza√ß√Ķes, o motor de tipo F (Font), que fora desenvolvido em colabora√ß√£o com a Volvo, com 1.7 litros, inicialmente com 82cv, tendo depois visto a sua pot√™ncia aumentada para os 90cv, que estimulou as vers√Ķes TXE e GTX, ou seja a alta e m√©dia gama, respectivamente.

Os Renaults 9 e 11 continuaram em produ√ß√£o at√© 1988, quando o Renault 19 foi lan√ßado como substituto. O Alliance e o Encore (que passou a Alliance a partir de 1986) foram abandonados ap√≥s a aquisi√ß√£o da AMC por parte da Chrysler em 1987. 

O 11 teve um momento de estrelato no filme do James Bond, de 1985 "A View To a Kill", onde Bond "rouba" um táxi, utiliza-o para perseguir a personagem interpretada por Grace Jones. Numa sequência coordenada pelo famoso duplo francês Rémy Julienne, o carro fica sem o tejadilho e é depois cotado ao meio, numa colisão com outro carro (um Renault 20).











« √öltima modifica√ß√£o: 08 de Junho de 2011, 11:22 am por Rui »
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 20:03 pm »
ainda se veem muitos destes

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 21:10 pm »
ainda se veem muitos destes

Olha que j√° se viu bem mais... Quando fui buscar o 11 a Lisboa, em mais de 500kms s√≥ vi um belo 9 GTS fase 1 em plena Lisboa, de resto, nem 9 nem 11...  :rolleyes:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #3 em: 30 de Outubro de 2009, 01:41 am »
ainda vejo 2 r11 a virem fazer as revis√Ķes na marca :)

e tenho um vizinho que tem um 11 turbo que est√° irrepreensivel

MRC

  • Visitante
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #4 em: 30 de Outubro de 2009, 02:19 am »
ainda vejo 2 r11 a virem fazer as revis√Ķes na marca :)

e tenho um vizinho que tem um 11 turbo que est√° irrepreensivel

Olha que ir √† revis√£o na Renault com um 11... S√£o de senhoras n√£o?   :grin:

J√° agora esse 11 turbo do vizinho, √© de que fase e de quantas portas?  :tongue:

Offline Artur

  • Louis Renault
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Odivelas
  • Mensagens: 16086
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #5 em: 30 de Outubro de 2009, 20:53 pm »
3 portas , fase I

Offline maxpt

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Gondomar
  • Mensagens: 75
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #6 em: 12 de Novembro de 2009, 13:44 pm »
Bem levar um renault 11 a renault para fazer a revis√£o.. :P deve ser algo de muito raro..

Adorava ter um fase 1, 3 portas turbo, h√° pouco tempo o dono de um deve ter achado que eu lhe queria roubar o carro.. XD

Offline laguna1994

  • 1.2 TCe
  • *
  • Localidade: guarulhos - s√£o paulo - brasil
  • Mensagens: 319
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #7 em: 13 de Novembro de 2009, 01:51 am »
Bem levar um renault 11 a renault para fazer a revis√£o.. :P deve ser algo de muito raro..

Adorava ter um fase 1, 3 portas turbo, h√° pouco tempo o dono de um deve ter achado que eu lhe queria roubar o carro.. XD

 :grin: :grin: :grin: hummmmmmmmm coisa boa ent√£o n√£o andavas a fazer  :wink: para ele pensar nisso  :cheesy:
A força da sua inveja, é a velocidade do meu sucesso e a certeza da minha Vitória!!!

Offline dangerepox

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Madeira Island
  • Mensagens: 105
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #8 em: 13 de Janeiro de 2010, 22:56 pm »
Grande carro este, meu irmao aos 18 anos o seu primeiro carro foi um Renault 9 Turbo.
Grande maquina !

Offline Gonçalo

  • Administrator
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Castelo Branco
  • Utilizador: Coolwater
  • Mensagens: 13393
  • Jean Pierre, tu v√°s tomber!
  • Garagem : Aixam Vision
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #9 em: 14 de Janeiro de 2010, 03:57 am »
Relendo este topico verifiquei algo que me deixou curioso... Um 11 com lava far√≥is... O que j√° se fazia naquela altura  :smiley:
Vais partir, naquela estrada, onde um dia chegaste a sorrir...

Offline Caçoilauto

  • Moderadores
  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Amadora
  • Utilizador: ca√ßoilauto
  • Mensagens: 6558
  • Tento ser MAster
    • cacoilauto.com
  • Garagem : R9, R21TXI, Espace III,LagIII,v40TD, Astra F
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #10 em: 11 de Outubro de 2010, 14:06 pm »
Lava faróis não era inovação, inovação era computador de bordo.

Offline ocerp

  • 1.0 SCe
  • *
  • Localidade: Oeiras
  • Mensagens: 38
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #11 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:32 pm »
(The video's owner prevents external embedding)
« √öltima modifica√ß√£o: 04 de Janeiro de 2011, 13:53 pm por Rui_N »

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13316
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #12 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:44 pm »
Isso até parece uma estrada usada num fast and furious.

Grandes carros, daqui a pouco tempo vemos o MRC a tentar parar um cami√£o com o 11 dele  :laugh: :laugh: :laugh:
« √öltima modifica√ß√£o: 04 de Janeiro de 2011, 13:59 pm por Lipe »

Offline Black Phoenix

  • 2.0 TCe
  • *
  • Localidade: Pinhal Novo - Portugal
  • Mensagens: 5145
  • Fotografo da treta!!!
    • MTPhotography
  • Garagem : Renault Clio Sport Tourer 1.5dCi 78kW
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #13 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:47 pm »
Isso até parece uma estrada usada num fast and furious.

Grandes caros, daqui a pouco tempo vemos o MRC a tentar parar um cami√£o com o 11 dele  :laugh: :laugh: :laugh:

Por acaso ate é a mesma... E na Argentina, o mesmo sitio onde foi rodado o filme. Google it...

Offline Lipe

  • Moderadores
  • 1.6 V6 Turbo Energy F1
  • *
  • Localidade: Agualva-Cac√©m
  • Mensagens: 13316
  • Let's do this!
  • Garagem : Skoda, Yamaha, Seat, Nissan, Volvo
Re: RENAULT 9 E 11 - HISTORIA
« Responder #14 em: 04 de Janeiro de 2011, 13:56 pm »
Devia ter colocado que estava a ser ir√≥nico  :wink: